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32ª Restaurant Week - entrevista com Fernando Reis, idealizador deste festival gastronômico

De 19 de abril a 19 de maio de 2024, a São Paulo Restaurant Week @restaurantweekbrasil retornou à São Paulo, em sua 32ª edição, desse que é um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina, com o tema “Revolução Vegetariana”.


Além de participarmos do lançamento do evento no @lacoppa.neotrattoria, tivemos a oportunidade de entrevistar o Fernando Reis, idealizador do evento.


Foi a partir de uma conversa com um amigo brasileiro que residia nos Estados Unidos, e que já havia trabalhado com a Restaurant Week em Nova Iorque - onde o conceito do festival foi criado nos anos 90 - que há mais de 17 anos o empresário Fernando Reis começou a implementar essa experiência gastronômica nova-iorquina no Brasil.


Em 2007, Fernando juntou-se a um sócio e teve sucesso ao lançar a primeira edição do festival no Brasil, com a participação de restaurantes renomados, oferecendo ao público menus completos a preços fixos.


Em 2009 a iniciativa já estava presente nas principais capitais e, atualmente, o evento acontece em mais de 20 cidades do país.

 

Fernando faz questão de visitar cada cidade-sede e realizar uma reunião técnica com os responsáveis pelos restaurantes participantes antes de cada edição, visando organizar tudo para atender os clientes da melhor forma possível.


Uma das diferenças do evento brasileiro é promover a transformação social em parceria com a projeto @chefaprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para este relevante projeto.


Vejam abaixo as perguntas que tivemos a oportunidade de fazer para o Fernando Reis, durante evento de lançamento da Restaurant Week:


INDICA SP: Sua inspiração foi na Restaurant Week de Nova York. Quais foram as adaptações que você precisou fazer para lançar o evento em São Paulo?

 

FERNANDO REIS: Primeiramente a principal adaptação é que nos EUA em cada cidade o evento é feito por um organizador, tipo um Convention Bureau. Já aqui no Brasil, nós organizamos os festivais no país inteiro, . Ou seja, é um desafio maior.


E fomos adaptando o modelo. Por exemplo, o modelo da ação social não tem nos EUA. Aqui tem ações com patrocinadores, como por exemplo, a harmonização. A cada edição trazemos uma novidade, com ações locais.

 

ISP: Qual foi o maior desafio nesses 17 anos?


FR: Foram tantos que é até difícil de responder.


Estamos desde 2007, passando por vários governos e crises econômicas.

 Mas a pandemia foi o maior. Afinal, Restaurant Week sem restaurante não existe. Vimos vários restaurantes fechando. Mas, mesmo assim, criamos o Restaurant Week delivery, o delivery solidário.


Por outro lado, a pandemia trouxe uma evolução grande, que demoraria muito mais tempo para acontecer. Foi um grande aprendizado.


ISP: Qual seu lugar preferido em São Paulo?

FR: Sempre me perguntam isso. Mas o meu espaço preferido está no www.restaurantweek.com.br, são mais de 150 lugares.





Com essa entrevista, inauguramos o quadro INDICA DO EMPREENDEDOR.


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