O musical "A Pequena Sereia" teve sua primeira (e curta) temporada em São Paulo em 2018, mas foi o musical com maior sucesso de bilheteria do Teatro Santander até hoje. Durante os 4 meses em cartaz, todas as sessões tiveram seus ingressos esgotados, totalizando um número de 120 mil espectadores que passaram pelo musical.
Atendendo aos pedidos do público, os atores retornaram aos palcos em 2022 para uma nova temporada do espetáculo tão aclamado, durante 17 de julho a 16 de outubro de 2022.
O espetáculo é realizado graças à IMM e EGG Entretenimento, da empresária Stephanie Mayorkis, que compraram os direitos para realizar esse espetáculo no Brasil. Os apoiadores são o Ministério do Turismo, Santander, Lorenzetti, Sem Parar, Eurofarma, Mondial e Banco RCI.
E pela primeira vez na vida, a Disney autorizou uma montagem no país sem a obrigação de ser uma réplica, então toda a equipe artística trabalhou em adaptar o espetáculo à realidade brasileira, bem como readaptar as músicas, mas sem deixar de lado a memória afetiva do público brasileiro com as versões dubladas da obra.
O elenco conta com 33 atores excelentes, sendo eles Fabi Bang (Ariel), Andrezza Massei (Úrsula), Lucas Cândido (Linguado), Conrado Helt (Rei Tritão), Lucas de Souza (Limo) e Marcelo Vasquez (Lodo). As duas grandes novidades da peça são os novos atores que integraram o time nesse temporada, Gabriel Vicente, como Príncipe Eric, e Robson Nunes como Sebastião.
O time artístico é composto pela diretora e coreógrafa é a Lynne Kurdziel Formato, responsável pela direção de diversos musicais excelentes, Fabio Namatame (figurinista), Feliciano San Roman (designer de peruca e maquiagem), Benjamin la Cour (cenógrafo e designer de luz), entre outros.
Feita essa breve apresentação, vamos contar da nossa experiência na Coletiva de Imprensa do musical, em que vimos em primeira mão 5 cenas do musical.
O Teatro
O Teatro Santander fica no Shopping JK e tem uma ótima infraestrutura.
Lá é super fácil de estacionar visto que vocês podem utilizar o estacionamento do Shopping mesmo e ir caminhando até o teatro.
O teatro é grande, com diversas opções de setores, cadeiras confortáveis, banheiros bons e limpos, além de um café com pipoca, comidas e bebidas.
O Musical
Nós já tínhamos assistido a peça em 2018, o que foi ótimo pois conseguimos comparar as duas temporadas.
Assim como o time criativo mencionou na coletiva de imprensa, essa temporada está mais brilhante. E de fato, isso é perceptível. O cenário está ainda mais bonito, a iluminação perfeita faz com que a gente se sinta no fundo do mar, os figurinos tem muito mais brilho e estão super coloridos... enfim tudo está realmente lindo.
Quanto aos atores, Fabi Bang e Andrezza Massei são excelentes profissionais, já a vimos em diversos musicais e somos fãs. Essa dupla está ótima, novamente, como Úrsula e Ariel.
Lá em 2018, o Sebastião era interpretado pelo Thiago Abravanel. Eu preciso dizer que gostei até mais do Robson Nunes agora em 2022 como Sebastião do que o Thiago em 2018. Sério! Ele e Fabi estão super conectados e as cenas dos dois estão excelentes, a música "Aqui no Mar" está demais.
Além disso, como mencionado acima, a Disney autorizou que esse espetáculo fosse produzido sem ser uma réplica, então, o time criativo trouxe muitas referências brasileiras para a peça, muitas cores, toques de samba nas letras, castelo inspirado no estilo rococó, gírias utilizadas por brasileiros, entre outras.
Realmente, ficamos impressionadas com o musical e recomendamos muito que vocês assistam.
Coletiva de imprensa
Ao final do espetáculo, tivemos um bate papo com o time criativo e com os atores e separamos algumas das informações que eles nos passaram.
Lynne disse que lá em 2018, quando a Fabi entrou na sala, ela já sabia que ela seria a sua Ariel. Além disso, completou que se você escala bem o show, 50% do trabalho já está pronto.
Os cenaristas contaram da dificuldade em montar os cenários visto que devem pensar em 3 planos: o mundo submerso (o mais difícil), o mundo acima da água e o castelo. No mundo submerso, eles trouxeram painéis de corais feitos à mão no Brasil e que dentro de cada coral tem várias lâmpadas de led para trazer a magia ao mundo. Já o castelo foi inspirado no estilo rococó.
A música é rica em estilos, formas, orquestração e arranjos vocais, misturando samba, minueto e outros estilos. São no total 12 músicos que compõem a orquestra.
Conforme mencionado acima, a Disney autorizou que o espetáculo fosse apresentado sem ser uma réplica, então novas traduções foram feitas. O time da tradução explicou o desafio em fazer novas traduções, sem tirar a memória afetiva dos brasileiros que assistiram ao filme em português, com as canções em português. Além disso, tentaram adaptar as falas das personagens às suas características, por exemplo, a Ariel é uma adolescente no fundo do mar, então nas cenas do fundo do mar, sua linguagem é bem jovem. Já a Úrsula, foi inspirada em uma Drag Queen, então suas falas seriam mais próximas às Drags.
Ao ser questionada quanto ao sentimento de retornar ao palco, depois de 4 anos, como Ariel novamente, Fabi Bang disse que é como reencontrar um crush, com o saudosismo do primeiro encontro, mas de forma muito mais madura, colorida e evoluída. Além disso, ela relata que tem muito mais responsabilidade envolvida nessa temporada pois se trata de uma experiência. Após a pandemia, depois de 2 anos sem teatro, o público está correndo para as peças teatrais, lotando teatros, buscando essa experiência de desfrutar uma produção maravilhosa, num ótimo teatro e com pipoca na mão, e eles querem entregar a melhor experiência de todas.
Informações
Horários:
Quintas às 21h
Sextas às 21h
Sábados às 16h e 20h
Domingos às 15h e 19h
Endereço: Teatro Santander - Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 (Shopping JK)
Comments