top of page

Agenda de novembro de São Paulo


Agenda de novembro recheada de programas para curtir São Paulo.


Exposições


  1. Monet à Beira D’água São Paulo: Exposição Imersiva


Monet À Beira d'Água é uma viagem emocionante através das paisagens do gênio francês, apresentando a obra do artista a partir da temática da água. Mergulhe no universo de cor e luz do pintor ícone do Impressionismo, Claude Monet, nesta mostra multimídia com projeções 360º de + 280 de suas obras, efeitos visuais, animações artísticas, som imersivo e trilha sonora original.


Quando: até março de 2023

Onde: Parque Villa Lobos


2. Monet Le Rêve


Opúblico poderá se encantar com mais de 150 obras expostas em ricas composições audiovisuais espalhadas em 8 ambientes de mais de 1600 M², numa exposição que é um profundo mergulho nos principais quadros de Monet.


Sob curadoria de Paula Borghi, Le Rêve é o sonho que se torna realidade! Uma experiência imersiva, sensorial e instagramável.


Quando: Até 30/11/2022

Onde: Espaço Rise - Al. Rio Negro, 650 - Alphaville



3. Parque do Terror - Warner Bros


Experiência imersiva baseada em ícones do audiovisual: O Exorcista, IT: A Coisa, Doutor Sono e a franquia Invocação do Mal, incluindo Anabelle e a Freira.


São mais de 1.700 m2 com cenários realistas dos filmes, efeitos especiais, visuais e sonoros e atores caracterizados.


Quando: por enquanto até

Horários: Terça à sexta, das 13h às 22h.

Sábado e Domingo das 10h30 às 22h

Onde: 2° andar do Shopping Villa Lobos - Avenida Dra. Ruth Cardoso, 4777.

Obs: Proibida a entrada de menores de 12 anos.



4. Museu do Ipiranga


Após uma temporada de 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga reabre e volta ao circuito cultural de São Paulo com 11 exposições de longa duração, divididas em dois eixos temáticos.


São mais de 3.700 itens expostos. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais e fotografias, incluindo recursos multissensoriais.


Exposições: Para entender o Museu, Uma História do Brasil, Passados Imaginados, Territórios em Disputa, Mundos do Trabalho, Casas e Coisas, Catalogar: Moedas e Medalhas, A Cidades vista de cima, Conservar: brinquedos, Comunicar: louças e Coletar: imagens e objetos,


Quando: para gratuidade, até 6 de dezembro.

Horários: terça a domingo, das 11h às 20h

Onde: Rua dos Patriotas, 20

Ingressos: gratuitos, reserva em https://bileto.sympla.com.br/event/76521/d/162322 o link se renova todas às sextas-feiras


5. Farol Santander


A. Sergi Cadenas - A Imagem Expandida


Sergi Cadenas produz dois retratos diferentes em uma única pintura. Suas peças, incríveis, mudam à medida que o espectador caminha de um lado para o outro, revelando gradualmente rostos à medida que ele se move. Cada retrato é uma obra de arte independente, mas, ao considerar o que vemos entre os dois extremos, uma terceira pintura também surge em transição. As obras de Cadenas usam faixas verticais rígidas para produzir suas transformações


Quando: até 8 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


B. Vinicius de Moraes - Por Toda Minha Vida


Vinicius de Moraes - por toda a minha vida traz o mundo do mais amado poeta brasileiro para nossos olhos, ouvidos e, sobretudo, nossos corações.


O critério cronológico da exposição está aliado com a simultaneidade das linguagens e dos acontecimentos, e abre lugar para focos específicos. O resultado é uma sequência temporal em que, conforme o andamento da obra e da própria vida, há saltos, rupturas e estilhaços de memória, obedecendo-se ao perfil múltiplo de Vinicius de Moraes.


A grande atração é a exibição de documentos originais: cartas, manuscritos, datiloscritos, capas de discos, desenhos, livros, quadros etc.



Quando: até 26 de fevereiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


C. Fotografe - André Feliciano


A exposição tem cores, volumes e visualidades que não aparecem na foto. Que conflito: só nos sentimos satisfeitos com a arte depois que tiramos uma foto, mas esta não mostra o que vivenciamos ali. Ainda assim, não conseguimos deixar de fotografar. Como cultivar uma relação entre arte, natureza e fotografia na qual essa aparente oposição se transforme em simbiose, uma ajudando a outra?


Estudo feito sobre os vagalumes, registrando a trajetória desses animais cativantes a partir de fotos.


Quando: até 29 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


D. Oceanvs - Imersão Azul


Essa é a única exposição do Farol que está em cartaz e ainda não conhecemos.


OCEANVS - Imersão em Azul é uma exposição com caráter imersivo que propõe uma jornada etérea dentro do elemento água e a sua representação na utopia quimérica do ser humano.


Quando: até 1 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24



6. Retrato Oficial


O artista Rafael Pagatini apresenta a obra Retrato Oficial (2017) em que investiga as relações entre esfera política, ditadura civil-militar brasileira e os processos de construção da memória cultural. A exposição é parte do projeto Ocupações Memorial, que articula diálogos transdisciplinares sobre a memória dos períodos autoritários no país e suas reverberações no presente.


Quando: até 7 de novembro

Horários: quarta a segunda, das 10h às 18h

Onde: Memorial da Resistência de São Paulo - Largo General Osorio, 66

Ingresso: gratuito



7. Rumor - Renato Pera


No projeto Rumor, apresentado no Beco do Pinto, ao longo de visitas aos acervos do Museu da Polícia, do Arquivo Público do Estado, do Museu da Cidade de São Paulo (CEDOC), do Centro de Arqueologia de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP, do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), entre outros espaços detentores de memórias e produtores de conhecimento, Pera recolheu laudos de autópsias, exames cadavéricos, notícias de jornais e matérias de revistas sobre assassinatos ocorridos entre os anos 1920 e 1970.


Trechos selecionados desses materiais são emitidos por alto-falantes feitos de fibra de vidro vermelha e dispostos na escadaria do Beco, que, inclusive, abrigou um gabinete médico legal naquele período.


Quando: até 25 de junho de 2023

Onde: Beco do Pinto do Museu da Cidade de São Paulo - Rua Roberto Simonsen, 136

Ingresso: gratuito


8. Modernos antes dos modernos: a literatura latino-americanos e os modernistas de 22


Exposição de obras literárias do acervo da Biblioteca referentes ao Modernismo na literatura latino-americana, reunindo diversos autores importantes para o movimento. O evento é parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.


Quando: até 31 de dezembro

Horários: das 10h às 17h

Onde: Memorial da América Latina - Av. Mário de Andrade, 664, portões 2 e 5

Ingresso: gratuito



9. Angeli por nós


Homenagem ao cartunistas reunindo no Espaço Gabo 72 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Angeli ou que foram influenciados pelo trabalho dele em seus 50 anos de carreira. A curadoria é assinada por Jal (José Alberto Lovetro), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e por Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina.


Quando: até 6 de novembro

Horários: terça a domingo, das 10h às 17h

Onde: Memorial da América Latina - Av. Mário de Andrade, 646, portões 8 e 9

Ingresso: gratuito


10. CRIA - Experiências de invenção


Com curadoria de Marconi Drummond, CRIA reúne esculturas sonoras, máquinas-livro, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte, intervenções gráficas, entre outras manifestações. O título da exposição é baseado nas palavras criação, criança e cria – significados conectados à criatividade e como sinônimo de filhote. “CRIA já anuncia no seu nome a potência da (re)invenção e solicita um espectador emancipado”, comenta o curador.


A ideia, inclusive, é que os adultos percebam em CRIA novas maneiras de se relacionar com a arte contemporânea – observando e trocando experiências com os pequenos. “As crianças são devotas do experimento e acabam provocando os adultos a vivenciar a arte de uma forma mais livre”, observa o curador.


Quando: até 19 de fevereiro de 2023

Horários: quarta a domingo, das 10h às 20h

Onde: Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313

Ingresso: gratuito


11. Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência


Traça um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado. São mais de 450 materiais entre fotos, cartazes, jornais e documentos de organizações, além da participação de coletivos e artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Ilú Obá De Min, e Moisés Patrício.


Quando: até maio de 2023

Horários: quarta a segunda, das 10h às 18h

Onde: Memorial da Resistência de São Paulo - Largo General Osorio, 66

Ingresso: gratuito


12. Memória Concretizada - Desenhos técnicos do Edifico Sé


O Edifício Sé foi a sede paulista da CAIXA por 40 anos, de 1939 a 1979 e é um dos prédios mais belos e emblemáticos da cidade de São Paulo. Hoje, ele abriga a agência da Sé, alguns departamentos e a Caixa Cultural São Paulo.


A exposição exibe para o público, pela primeira vez, 37 desenhos técnicos usados na construção do Edifício Sé. São desenhos com detalhes da fachada, do vitral de, de mobiliários e ambientes internos, todos feitos à mão, seguindo as técnicas da época.


Quando: até 29 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h

Onde: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111

Ingresso: gratuito


13. Percursos e Movimentos do Acervo Caixa - Traços Modernistas


Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, a CAIXA Cultural São Paulo, retoma exposição realizada anteriormente, contendo obras do acervo artístico da CAIXA, pertencentes ao movimento modernista.


Os percursos lançam um olhar sobre o fluxo permanente das relações em sociedade e buscam elementos da brasilidade, seja em horizontes macrossociais, seja em patamares microssociais, representados nas obras do Acervo CAIXA. Cumpre-se, dessa forma, importante papel social de difusão do patrimônio cultural brasileiro.


Quando: até 27 de novembro

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h

Onde: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111

Ingresso: gratuito



14. Playmode


A exposição reúne 42 trabalhos de artistas e coletivos de 9 países diferentes, que ocuparão do térreo ao 4º andar e que nos convocam a pensar e a desmontar sistemas e, através deles, provocar modos de refletir criticamente a complexidade do mundo em que vivemos. A curadoria é dos portugueses Filipe Pais e Patrícia Gouveia


Quando: até

Horários: todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - Rua Álvares Penteado, 112

Ingresso: gratuito. Ingresso para entrada na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura.



15. Arte é bom


A curadoria da mostra é de Daniela Thomas e Têra Queiroz, com realização da Dueto Produções. São dezenas de obras e instalações que instigam a percepção dos visitantes como “Giroscópio” de Artur Lescher, logo no início do percurso da mostra.


Entre instalações, objetos manipuláveis, atividades imersivas e vídeos, Arte é bom reúne obras consagradas de expoentes como Hélio Oiticica e Lygia Clark. Ao longo do percurso tudo pode e deve ser experimentado.


Quando: até 11 de dezembro

Horários: terça a sexta, das 11h às 19h

Sábado, domingo e feriado das 10h às 18h

Onde: MIS - Avenida Europa, 158



16. Moderna pelo Avesso


A exposição é um ensaio visual sobre a produção fotográfica no Brasil durante a Primeira República, com foco no processo de urbanização de algumas das principais cidades à época: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Belém.


Quando: até 26 de fevereiro de 2023

Horários: Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Onde: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424

Ingresso: gratuito


17. Xingu


A exposição discute o papel das imagens na história da relação entre indígenas e não indígenas no Xingu. Berço de um sistema social milenar, o território foi alvo recorrente da violência do colonialismo. Foi palco também da primeira grande demarcação de terras indígenas no Brasil e inspiração para a luta por direitos indígenas e pela preservação da Amazônia. Esses movimentos foram acompanhados por uma profusão de imagens: dos registros de viajantes europeus à documentação de expedições do Estado brasileiro, da intensa cobertura na imprensa sobre o Parque Indígena do Xingu até a revolução desencadeada pelo audiovisual indígena. A exposição interroga as múltiplas representações do Xingu, colocando obras do acervo do IMS e de outros arquivos em diálogo com o trabalho de artistas e comunicadores indígenas.


Quando: de 5 de novembro de 2022 até 9 de abril de 2023

Horários: Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Onde: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424

Ingresso: gratuito

17. ReviraVolta


A Casa Museu Ema Klabin promove a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa. O público poderá apreciar obras importantes que nunca foram expostas e ver partes da coleção reposicionadas pelos ambientes da casa museu.


O público também poderá conferir, pela primeira vez, 2 folhas de pergaminho que revelam a criatividade de um dos maiores falsificadores da história, o Falsificador Espanhol, cuja verdadeira identidade nunca foi revelada. Suas obras estão espalhadas em grandes museus pelo mundo, comercializadas e leiloadas por valores semelhantes aos das obras autênticas.


Além disso, gravuras raras como a litogravura Fauna Músico N.3, de Picasso, As Tábuas de Moisés de Isabel Pons e Enterrar y Callar e Caridad de Francisco Goya serão expostas.

Quando: até 16 de dezembro de 2022

Horários: Quarta a domingo, das 11h às 17h

Onde: Casa Ema Kablin - Rua Portugal, 43

Ingresso: gratuito


18. Exposição Dinossauros - Patagotitan, O Maior do Mundo



Quando: Até 27 de novembro de 2022

Onde: PACUBRA – Pavilhão das Culturas Brasileira – Parque Ibirapuera


19. Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976


Exposição focada em 78 artistas dos Estados Unidos, incluindo nomes como Andy Warhol e Edward Hopper. As 150 obras expostas englobam o período de 1893 até 1976, décadas importantes para que o país firmasse sua reputação de importante produtor cultural.


Quando: Até 30 de janeiro de 2023.

Onde: Pinacoteca Luz - Praça da Luz, 2, Bom Retiro.


10. Yayá: cotidiano, feminismo, doença, riqueza


Você conhece a história da Casa de Dona Yayá? Esse antigo casarão tombado na região do Bixiga agora abriga uma exposição que conta a história de sua mais ilustre residente.


Onde: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista.

Horários: De segunda a sexta, das 10h às 18h. Domingo de acordo com a atividade.

Ingresso: gratuito



21. Desvairar 22


A mostra DESVAIRAR 22, com curadoria de Marta Mestre, Veronica Stigger e Eduardo Sterzi, parte da Semana de Arte Moderna de 22 para rememorar alguns dos acontecimentos que marcaram aquele ano, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no país e a descoberta da tumba de Tutancâmon.


Transitando entre fatos e imaginação, a exposição se propõe a explorar caminhos ainda não percorridos. Assim como os modernistas desvairaram ao invocar o povo brasileiro no esforço de criação de um país ainda inexistente, “Desvairar 22” convida os visitantes a um exercício de imaginação histórica para ressignificar o que passou.


São mais de 270 itens reunidos, entre obras, fotos, objetos, filmes, músicas, documentos e textos, apresentados no espaço expositivo, em quatro diferentes núcleos: “Saudades do Egito”, “Os Ossos do Mundo”, “Meios de Transporte” e “Índios Errantes”.


Quando: Até 15 de janeiro de 2023.

Horários: Terça a sábado, das 10h30 às 21h.

Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

Onde: Sesc Pinheiros - Rua Pais Leme, 195

Ingresso: grátis



22. Museu das Culturas Indígenas


Trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Um museu público, em uma metrópole, que reunirá pessoas de diferentes etnias.


Atualmente conta com 3 exposições inaugurais:


A. Ygapo: terra firme


A exposição do artista e curador Denilson Baniwa é um convite para adentrarmos a floresta Amazônica por meio de experiências sensoriais. Ela traz produções contemporâneas, tradicionais, sonoras e visuais de músicos indígenas! Yagapó é a metáfora da resistência indígena que mesmo em constante ameaça externa, vem pela coletividade e compartilhamento de saberes tornar possível o vislumbre de uma futura existência.


B. Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar


O artista Xadalu Tupã Jekupé traz, com sua estética na arte urbana contemporânea, a demarcação dos deslocamentos territoriais com múltiplas linguagens e o território identitário indígena ameaçado pela sociedade ocidental.


Sua obra denuncia como os territórios originários em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão sendo engolidos pelo cimento da cidade, que devora terras e vidas.


C. Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena


Criada e executada por realizadores indígenas, a exposição temporária coletiva espalha diferentes linguagens artísticas por todo o espaço.


Com olhares decoloniais sobre o espaço urbano, periférico e comunidades, esses artistas vão desconstruindo narrativas equivocadas sobre as culturas dos povos originários. As temáticas da resistência e luta pelos direitos indígenas como parte do movimento de retomada artística indígena na contemporaneidade estão presentes em diferentes obras.


Quando: sem previsão para acabar no momento

Horários: Terça, quarta, sexta a domingo e feriados, das 9h às 18h

Quinta das 9h às 20h

Onde: Museu das Culturas Indígenas - Rua Dona Germaine Burchard, 451


23. Modernos


Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, sendo ma ótima oportunidade de conhecer melhor a arte depois de 1922, com a curadoria de Laura Rodríguez.


Lá, estarão disponíveis para analisar obras de Abraham Palatnik, Alberto da Veiga Guignard, Marina Caram, Mario Cravo Junior, Oswald de Andrade Filho, Oswaldo Goeldi, Otto Stupakoff, Paulo Rossi Osir, Victor Brecheret, Waldomiro de Deus, Walter Lewy, Wega Nery, Wesley Duke Lee, Anita Malfatti, Anna Letycia, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, entre outros.


Quando: até 27 de novembro

Horários: todos os dias, das 10h às 18h, com a última entrada sendo às 17h30. Fechados às terças

Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP - MAB FAAP- Rua Alagoas, 903

Ingresso: gratuito


24. O Rinoceronte: 5 Séculos de Gravuras do Museu Albertina


Com trabalhos de 41 mestres, do Renascimento à contemporaneidade, a exposição apresenta ao público paulistano obras de Dürer, Ticiano, Rembrandt, Goya, Toulouse-Lautrec, Munch, Klimt, Klee, Picasso, Matisse, Chagall, Warhol, entre outros.


Quando: até 20 de novembro

Horários: De terça a domingo, das 11h às 20h.

Onde: Instituto Tomie Ohtake – Rua Coropés, 88, Pinheiros

Ingresso: gratuito


25. Exposição de Altares


Expostos na Galeria Marta Traba, os altares serão ornamentados com oferendas que reverenciam a memória dos mortos. Neste ano, a exposição também vai explicar um pouco da tradição mexicana, que começa com um espaço dedicado aos astecas e o culto a quatro deuses e os paraísos que eles comandam, passando pela invasão dos espanhóis e influência católica na tradição. Além disso, também estarão expostos manequins com as roupas típicas usadas na Festa de Dia de Mortos.


A exposição também conta com um altar que homenageia toda a América Latina; um altar que representa o México e as senhoras mexicanas; e cinco altares de alunos do Centro Paula Souza, vencedores entre 80 candidatos que se inscreveram para montá-los.


Quando: 5 a 13 de novembro

Horários: dias 5 e 6 de novembro, das 11h às 20h | dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 10h às 17h | dias 12 e 13 de novembro, das 11h30 às 20h

Onde: Memorial da América Latina - Galeria Marta Traba (Portões 2 e 5) - Avenida Mario de Andrade, 664

Ingresso: gratuito


26. Exposição SER


Nessa exposição, Gustavo cria uma experiência visual e sensorial produzindo fotos que fogem do formalismo e permitem interferências nas texturas, no foco, na luz, feitas de forma mais lenta e menos controlada. O resultado são imagens que flertam com a pintura onde a presença de borboletas e orquídeas se fundem aos corpos em retratos que respeitam a simplicidade e a beleza naturais dos ciclos, trazendo a simbologia da esperança, pureza e da reverência ao tempo natural das coisas.


“Dei o nome de SER para essa exposição, porque SOMOS! E precisamos respeitar os tempos, os ciclos, simplificar, e acreditar, que o equilíbrio existe. Demorei cinco anos, após as obras estarem prontas, para me sentir pronto para mostrar esse trabalho. Nesses cinco anos, eu também me reconectei a um novo ciclo de minha vida. Reavaliando valores mais simples, respeitando mais o tempo e os ciclos”, nos conta o Gustavo.


Quando: até 6 de novembro

Onde: Casa das Caldeiras - Avenida Francisco Matarazzo, 1650


27. A Arte do Ramen Domburi


A exposição traz detalhes sobre um dos mais famosos pratos da culinária japonesa (o lamen) e também sobre as tigelas em que ele é consumido.


Conheça a enorme diversidade de variações do prato em cada região do Japão e aprecie 30 tigelas transformadas em obras de arte por diversos criadores.


Quando: até 5 de fevereiro de 2023

Onde: Japan House - Avenida Paulista, 52

Ingresso: gratuito

Além disso, a Japan House conta com uma extensa programação de visitas guiadas, palestras, clube de leitura. Confiram tudo aqui: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/


28. Rios DesCobertos - dos Jerivas aos Pinheiros


A exposição multimídia Rios DesCobertos - dos Jerivás aos Pinheiros apresenta a fascinante história do rio Pinheiros e seu importante papel no processo de desenvolvimento da cidade de São Paulo e na formação da identidade do paulistano. A mostra explora a experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia, ajudando a resgatar a memória afetiva pelo Rio Pinheiros.


Quando: até 18 de dezembro

Onde: SESC Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 505



TEATROS


  1. Musical “Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino”

Espetáculo musical baseado na biografia oficial do cantor escrita por Bruna Ramos da Fonte.

Onde? Teatro Porto - Alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos

Quando? 21 de outubro a 11 de dezembro de 2022

Horários: Sexta e sábado, às 20h

Domingo, às 17h.

Sexta-feira: R$ 80,00 / R$ 40,00 (plateia) e R$ 70,00 / R$ 35,00 (frisa e balcão);

Sábados e Domingos: R$ 90,00 / R$ 45,00 (plateia) e R$ 80,00 / R$ 40,00 (frisa e balcão)

2. Marrom, o musical

Com quantas histórias se faz a vida de uma artista com 50 anos de carreira? Um simples ser humano pode contá-las ou seria preciso convocar uma entidade ao mesmo tempo sagrada e profana – quiçá um bando inteiro delas?

Como falar de Alcione sem falar do Maranhão? Impossível! Por isso, o que se verá no palco, é uma história triste que acaba em festa, a história do Boi revisitada, entremeada com a história dessa maranhense ilustre, que lá atrás foi apenas uma menina no meio de nove irmãos, filha de Filipa e João Carlos.

Alcione pode ser muitas: menina, mulher, uma loba, filha amorosa, musicista apaixonada, perseguidora de sonhos. De onde ela veio, qualquer criança sabe, desde sempre, a história do Boi. Aliás, ela e o Boi são ambos filhos do Maranhão – terra tão amada e muito cantada pela Marrom.

Um espetáculo que pretende reafirmar o teatro como um ato de comunhão. Que vai fazer rir, chorar, cantar junto, se espantar, se emocionar, ser criança de novo, encontrar o desconhecido. “Vive bem quem sempre espera um gracejo”. Quem vier de olhos e braços abertos, vai certamente sair da plateia, depois das quase duas horas – pouco para contar e cantar tanto – como Alcione é com relação à vida e à arte: agradecida!

Onde? Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista

Quando? Até 7 de novembro de 2022

Horários: Sexta, sábado e segunda às 20h30

Domingo às 17h

Sessão extra aos sábados às 16h

3. Horror Lavanda

A peça Horror Lavanda propõe uma discussão sobre a opinião pública na era da hiperconexão e das redes sociais. O julgamento de um homem acusado de assassinar brutalmente uma criança é o ponto de partida do espetáculo.Na trama, um advogado precisa decidir se aceitará um caso com potencial de mudar a sua vida, sem ter a certeza da inocência de seu cliente. Preso entre a oportunidade na carreira e o dilema moral que se infiltra em sua consciência na forma de uma dúvida inquietante, o protagonista tem um encontro definitivo com a monstruosidade humana, e, portanto, com a sua própria.

Onde? O Andar - Rua Dr. Gabriel dos Santos, 30 - 2ºAndar, Santa Cecília (próximo do metrô Marechal Deodoro)

Quando? 15 de outubro a 6 de novembro

Aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 18h

Ingressos: R$ 10

4. Inventário das Coisas Esquecidas

O que cabe de uma guerra num espaço tão curto? Mais de 120 anos após a publicação de Os Sertões e de uma extensa fortuna crítica sobre o livro, uma série de documentos busca disputar os significados da Guerra de Canudos, posicionando o evento na centralidade da constituição de nossa atual república. Inspirados no trânsito entre literatura, história e ciência proposto pelo exercício euclidiano, o Coletivo Tresbeira caminha por uma curadoria de imagens e memórias, próprias do que foi Canudos, na tentativa de reconstruir um espaço saturado de artefatos que retiram esse ‘museu’ do esquecimento. Este é o mote do espetáculo Inventário das coisas esquecidas, que faz uma recriação da narrativa da Guerra de Canudos, contextualizada em eventos atuais.


Agenda de temporadas e apresentações: https://www.instagram.com/coletivo_tresbeira/


Onde? Teatro Arthur Azevedo - Avenida Paes de Barros, 955, Alto da Mooca

Quando? 21 de outubro a 6 de novembro de 2022

Sessão extra dia 4/11 às 15h com intérprete de libras

Horários: Quarta a sábado às 20h, Domingo às 18h

5. Ney Matogrosso – Homem com H

Esse musical homenageia a trajetória de um dos artistas mais autênticos da cultura brasileira. A segunda produção teatral da Paris Cultural estreia no 033 Rooftop, do Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi. Renan Mattos é o ator escolhido para interpretar Ney Matogrosso e ele está incrível.

Simplesmente IMPERDÍVEL. Confiram nossos posts nos links a seguir:

Onde? 033 Rooftop do Teatro Santander - Av. Juscelino Kubtscheck, 2041

Quando? Até 6 de novembro de 2022

Horários: Sexta, Sábado e Domingo às 20h30

Sábado e Domingo às 15h30

Domingo às 20h

6. A Pequena Sereia, o musical

Nosso post no site completo com fotos do espetáculo e mais informações: https://www.indicasp.com.br/post/a-volta-do-musical-a-pequena-sereia

Onde? Teatro Santander - Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 (Shopping JK)

Quando? Até 27 de novembro de 2022

Horários:

Quintas às 21h

Sextas às 21h

Sábados às 16h e 20h

Domingos às 15h e 19h


Onde? Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

Quando? Até 6/11

Horários: sexta e sábado, às 20h.

Domingo às 18h.

Sessão extra dia 4/11, às 15h, com intérprete de libras.

Ingressos:


7. Consentimento

Consentimento é uma tragicomédia que conta a história de casais amigos, em sua maioria advogados e promotores. Entre festas, encontros e audiências, as relações de amizade, casamento, traição e maternidade evidenciam que não há separação entre suas vidas públicas e privadas. A peça traz o conflito de pessoas privilegiadas, que se consideram isentas e acima do universo dos crimes e violências com as quais trabalham, até verem os contornos de suas verdades borrados quando, diante de crimes de estupro, se deparam com o conceito do que é o ato de consentir

Onde? SESC Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho

Quando? Até 6/11

Horários: Quintas, sextas e sábados às 20h e domingos às 17h

Sessão extra dia 4/11, às 15h, com intérprete de libras.

Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia-entrada) e R$9,00 (credencial Sesc)


Temporada no Theatro Municipal:

Quando: 11 a 13 de novembro

Horários: Quintas, sextas e sábados às 19h e domingos às 18h

Onde: Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia-entrada)

Estacionamento: MultiPark Praça das Artes/ Theatro Municipal - Rua Conselheiro Crispiniano, 378



8. Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas

Três mulheres, três tempos, três histórias. O que há em comum entre mulheres que vivem em 1949, 1989 e 2019? Gravidez, abuso, assédio, relacionamento, violência. Não é loucura, insanidade, doença. É como um vírus da nossa sociedade, ver a mulher como menos, como objeto, como posse. E seguimos carregando essa marca, a marca do sangue que escorre, Engolindo em Doses Homeopáticas toda a dor que carrega uma mulher.


Sessões:


4 de novembro

CEU Cidade Dutra

Av. Interlagos, 7350 - Interlagos, São Paulo - SP, 04777-000

Sexta, às 20h30

10 de novembro CEU Casa Blanca

R. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas, São Paulo - SP, 05841-160

Quinta, às 20h30


17 e 18 de novembro Casa de Cultura Butantã

Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo - SP, 05537-070

Quinta e sexta, às 20h30

9. Dominguinhos: Isso Aqui tá Bom Demais

Musical homenageia o saudoso mestre da sanfona e da música popular. Com dramaturgia de Silvia Gomez, direção de Gabriel Fontes Paiva e direção musical de Myriam Taubkin, espetáculo estreia com grandes nomes da música brasileira em uma homenagem contemporânea ao mestre Dominguinhos no Teatro Faap.

Onde? Teatro FAAP - Rua Alagoas, 903, Higienópolis

Quando? Até 27 de novembro

Ingressos: R$60 a R$120 (site do Teatro Faap)

10. O Homem e Sua Próstata

Sucesso nos EUA, no Canadá e na Irlanda, a comédia O Homem e Sua Próstata, do premiado autor e roteirista Ed Weinberger (vencedor de 9 EMMYs e 5 Golden Globes), ganha uma adaptação brasileira com direção de Fernando Cardoso e tradução de Augusto Cesar Ofaié. O

Na trama, um casal de turistas brasileiros viaja em um cruzeiro romântico. Quando o navio atraca numa cidade litorânea da Itália, o marido desembarca sozinho para um passeio. Ele acaba se sentido mal, desmaia e é levado às pressas para o hospital mais próximo. Solitário e sem entender italiano, o paciente descobre que sua próstata está muito aumentada e que possui sete pedras em sua bexiga, o que está sobrecarregando seus rins, que estão sob o risco de falência. As horas de desespero do pré e do pós-operatório são o tema deste monólogo hilário. Ao rir de si mesmo e revelar seus medos e sentimentos mais privados, o personagem lembra um amigo querido do espectador, ou aquele tio próximo. E, ao dividir sua história íntima, o personagem envolve a todos, homens e mulheres, de qualquer idade.

Onde? Teatro MorumbiShopping - Avenida Roque Petrolina Junior, 1089, Piso G1 - Jardim das Acácias

Quando? Até 27 de novembro

Horários: Às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada) Venda online em https://site.bil


11. Inferno

Nessa comédia de Rafael Spregelburd, uma confusão causada por um funcionário do Vaticano faz com que o INFERNO bíblico deixe de existir no subterrâneo e passe a ficar escondido nos detalhes da existência humana. Filipe (Gabriel Miziara), um escritor de resenhas turísticas, recebe a visita surpresa de três emissários (Camila Czerkes, Henrique Schafer e Luciana Carnieli) que querem ensinar-lhe as sete virtudes para tirá-lo desse inferno que, segundo eles, ocupa a vida deste escritor. Uma dramaturgia contemporânea argentina que com muito humor nos faz olhar para nossa história latino-americana.

Onde? Teatro Uol – Shopping Pátio Higienópolis – Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis

Quando? Até 28 de novembro

Horários: sábados, às 22h, aos domingos, às 20h, e às segundas, às 21h

Ingressos: R$ 40 a R$ 100


12. O Caminho do Cemitério Corria Sempre ao Lado da Estrada

Um senhor, já desiludido da vida, rancoroso com o seu destino, caminha para o cemitério para visitar os túmulos de sua esposa e de seus filhos A sua tristeza destoa da tarde vibrante e ensolarada que ilumina a estrada que corre paralela ao caminho do cemitério. Tudo segue seu ritmo até que os caminhos se invadem. Um jovem ciclista passeia desavisadamente pelo caminho do cemitério e perturba radicalmente o ritual daquele triste senhor. A encenação do conto curto de Thomas Mann é um convite ao espectador para ser cúmplice da escolha possível pela leveza no trajeto desse caminho.


Onde? Agora Teatro – Rua Rui Barbosa 672 – Bela Vista

Quando? Até 15 de dezembro

Horários: quartas e quintas, 20h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Vendas online: www.sympla.com.br

13. Comida nas Costas, Barriga Vazia

Imaginem que o mundo que a gente vive não deu certo. Agora imaginem Pluto, o Deus grego do dinheiro, sendo convencido pelo Diabo a criar um mundo novo, com tecnologia 4.0, num tempo que não é esse! Assim começa a história de JÃO, um desmemoriado entregador de aplicativo na idade média que precisa sobreviver a condições absurdas e medievais de trabalho para ganhar o pão de cada dia.


Onde? Espaço Parlapatões - Praça Franklin Roosevelt, 158

Quando? Até 19 de fevereiro de 2023

Horários: Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h.

Ingressos: R$30 www.sympla.com.br


14. Chovem Amores na Rua do Matador

é uma adaptação do conto escrito por Mia Couto e José Eduardo Agualusa para os palcos, criada pelo próprio Mia Couto para o teatro, com interpretação do ator Expedito Araújo. O espetáculo teatral – o primeiro do escritor moçambicano montado no Brasil - estreia dia 1 de novembro no Teatro Sérgio Cardoso, com entrada franca.


Onde? Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

Quando? 2 a 5 de novembro

Horários: quarta a sábado, às 19h.

Ingressos: Entrada gratuita, retirada de bilhetes no sistema www.sympla.com.br

15. Amor e seus fins

O casamento como uma instituição capitalista e a concepção romântica do amor são colocados em xeque em O Amor e Seus Fins.

A trama do espetáculo acompanha um casal que decide se divorciar depois de 16 anos de um casamento aparentemente feliz. Uma mulher e um homem colocam o contrato na mesa, mas não conseguem assinar os papéis. Entendendo que o amor não foi suficiente para sustentar essa relação, começam um processo de desconstrução e rupturas. Conversam, dançam, brigam, riem e se humilham, num jogo angustiante de aproximações e distâncias. Tentam assim criar outras narrativas.


Quando: até 4 de dezembro, de sexta a domingo

Horários: Sexta e sábado, às 20h. Domingo, 19h

Onde: Galpão do Folias - Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília

Ingressos: R$ 40 / R$ 20 / Sympla

16. O Pior de Mim

Em interlocução direta com a plateia, Maitê Proença faz uma contação de casos que partem de sua experiência mas que são universais e falam de todos nós. Através das histórias, ela aborda também questões atuais como etarismo, machismo, misoginia e outros preconceitos. Numa clara opção pela alegria, a atriz enche de esperança temas que parecem não ter solução. Direção de Rodrigo Portella.

Quando: Até 27 de novembro

Horários: Sextas , às 21h. Sábados, às 20h.

Onde: Teatro Uol – Shopping Pátio Higienópolis – Piso Terraço – Avenida Higienópolis, 618

Ingressos: sextas R$90 (setor A) e R$60 (setor B); sábados R$120 (setor A) e R$80 (setor B) / Venda no site www.teatrouol.com.br


17. Mary Stuart


Em uma montagem moderna, vibrante e acessível ao grande público, o espetáculo MARY STUART traz a versão contemporânea dos bastidores da rivalidade histórica entre a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I, protagonizadas, respectivamente, por Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa. Um mergulho na vida dessas duas rainhas: onde a traição, a violência e a desonestidade são as armas políticas para se manter no poder.


Quando: até 27 de novembro

Horários: quintas, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h

Onde: Centro Cultural FIESP - Avenida Paulista, 1313

Ingresso: gratuito, reservar pelo site antes


18. Anastasia


Do crepúsculo do Império Russo até à euforia de Paris nos anos 20, Anastasia é um musical com letra e música de Lynn Ahrens e Stephen Flaherty e libreto de Terrence McNally. O roteiro é inspirado na lenda da Grã-Duquesa Anastásia Nikolaevna da Rússia e na sua suposta sobrevivência à execução de sua família, durante a Revolução Russa. Anastasia é representada na história como a órfã Anya que, sofrendo de amnésia, espera encontrar algum traço de sua família, e acaba conhecendo dois trapaceiros (Dmitry e Vlad) que esperam tirar proveito da situação.


Nos papéis principais; Tiago Abravanel como Vlad, Giovanna Rangel como Anya e Rodrigo Garcia interpretará Dmitry. Outros grandes nomes do teatro musical como Carol Costa (Lily), Edna D’Oliveira (Imperatriz) e Luciano Andrey (Gleb) também estão confirmados.


Quando: estreia 10 de novembro

Horários: quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 17h e 21h, e Domingos, às 16h e 20h.

Onde: Teatro Renault - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista



19. Além do Horizonte - A Trajetória dos Povos Ciganos pelo Mundo


Saídos da Índia em diáspora por volta do século X ou talvez antes, os povos ciganos caminharam por diversos países, mantendo viva a sua cultura e também dos territórios de onde passaram. Cenas do espetáculo irão retratar essa trajetória através da dança. Produção e direção de Agatha Daae. O elenco é composto por mais de 35 alunos da Lady Agatha Danças, em 25 coreografias; 7 atores, entre eles Eduardo Sampaio e Débora Munhyz, referências no cenário teatral e conta com a participação especial dos artistas circenses Roy Sbano e Valéria Sbano e do maestro acordeonista Renato Cigano.


Quando: até 19 de novembro

Horários: sábados, às 19h30

Onde: Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118


20. O Auto da Compadecida


O espetáculo cria um retrato do sertão nordestino ao narrar as peripécias da dupla João Grilo e Chicó na cidade de Taperoá. Neste espetáculo, adaptado do clássico de Ariano Suassuna, acompanhamos as aventuras e confusões de João Grilo e Chicó, dois espertos sertanejos que recebem uma missão de seus patrões - Dona Dorinha e Seu Eurico - para que convençam o padre a rezar uma missa para a cachorra que está doente. A confusão aumenta quando os cangaceiros atacam a cidade, causando um alvoroço danado. Diante da bagunça geral, somente "A Compadecida" poderá intervir por eles.


Quando: até 19 de novembro

Horário: Sextas, das 15 às 21h; Sábado, das 12 às 21h; Domingos, das 12 às 19h

Onde: Teatro São Cristóvão Saúde - Mooca Plaza Shopping

Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313 - Piso L2 do Mooca Plaza Shopping


21. Bárbara com Marisa Orth


Livremente inspirado a partir de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, de Barbara Gancia, "Bárbara" é um espetáculo solo estrelado por Marisa Orth. Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. A solução criada foi a de utilizar recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Toda narrava será de desconstrução e os elementos cênicos colaboram nesse sentido. Como nada é por acaso no teatro, “Bárbara” surge exatamente às vésperas da celebração de 40 anos da vitoriosa carreira de Marisa Orth. Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, Teatro Musical, Cinema e Música, Marisa volta às suas origens para comemorar a data.


Quando: até 11 de dezembro

Horários: Sextas, às 21h; sábados, às 19h; domingos, às 17h.

Onde: Teatro Renaissance - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César


22. Eu Sempre Soube


"Eu sempre soube" é o nome do livro que a jornalista Majô Gonçalo está lançando e palestrando. Em sua primeira aparição pública, nossa protagonista apresenta uma história de amor, do amor mais puro e incondicional que alguém pode sentir. O amor de mãe. Mães capazes de qualquer tipo de sacrifício por amor aos seus filhos. Mães que mediante a realidade dos filhos se reinventam, se reconstroem para manter a dignidade de sua cria. Mães leoas que pulam em cima com garras afiadas daqueles que tentam por preconceito ou ignorância prejudicar seus filhos. Mães pela diversidade, mães dispostas a reorganizar seus lares, suas famílias em respeito e dedicação as escolhas dos filhos.


Quando: até 8 de dezembro

Horários: quartas e quintas, às 20h

Onde: Teatro Eva Herz - Avenida Paulista, 2.073 (Dentro do Conjunto Nacional)

Ingresso:


23. Histórias de Tia Anastacia


O espetáculo tem inspiração no livro de Monteiro Lobato. A preservação das florestas e matas, o respeito à ancestralidade dos povos e ao meio ambiente são os principais assuntos tratados. Na peça, Pedrinho é o vilão, explorador do sítio, ávido por transações com o agronegócio. Em contraponto à ganância do irmão, Narizinho, como o Saci e a Curupira, protegem a natureza. Em processo de passagem para o mundo adulto, Narizinho e Pedrinho estão em conflito sobre o futuro do Sítio do Picapau Amarelo. A personagem Tia Nastácia, detentora do Segredo da Floresta, vai inspirar os jovens através das histórias do folclore, com imagens sobre o Saci, o Boitatá, a Iara e a Cuca, ajudando-os a perceber o verdadeiro valor da terra e da natureza.


Quando: até 27 de novembro

Horários: sábados e domingos, às 16h

Onde: Teatro UOL - Avenida Higienópolis, 618 - Shopping Pátio Higienópolis - Piso Terraço (último piso), na praça de alimentação



24. Ouro [O]culto


Violeta imperial, uma expert no mercado financeiro, criou uma lenda em torno dela. Nos anos 80, foi para o garimpo em Rondônia, em busca da sua riqueza. E hoje essa bem sucedida mulher traz consigo as três pepitas de ouro. Ela tem

a fórmula do sucesso. O segredo dos líderes. Numa espécie de culto, ela se apresenta com uma banda que a acompanha, interage com seus assessores, Paris, Abaiara e Cássio, fiéis escudeiros que dividem a organização desses eventos gigantescos, regados a estímulos,

convidados ilustres e música.


Quando: De 14 de outubro a 20 de novembro de 2022.

Horário: Quintas, sextas e sábados, às 20h e domingos (exceto 30/10), às 18h.

Onde: Arte II - 13° andar - SESC

Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (Meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência) e R$9,00 (Credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado

no Sesc e dependentes).


25. 4 da Espécie - A História do Corpo Coisa Nenhuma


A trama se passa em um feriado de Dia dos Mortos, quando Jaque Martini, Soni Kunder, Bibi Bibete e Lee Quatropani se encontram para viver uma aventura num chalé isolado nas montanhas. Lá, começam a ter pequenos conflitos que geram grandes problemas e trazem revelações sobre o caráter de cada um – sua mesquinhez, preguiça, vaidade e egoísmo.


Acuadas pela natureza, essas pessoas disputam território no âmbito doméstico e se envolvem em jogos de poder e dominação, brigando com ferocidade por coisas banais, fazendo alianças que revelam a frágil relação entre elas. Mudam seus discursos conforme seus interesses, cometem delitos ora inocentes, ora nem tanto, distorcendo o sentido da democracia. Uma agressividade latente está no ar, um impulso para a disputa, uma necessidade de fazer política.


Quando: 10 de novembro a 4 de dezembro.

Horários: Quintas, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 18h

Onde: Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109

Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia-entrada) e R$12 (Credencial Plena – Sesc) sescsp.org.br/24demaio


26. Três Mulheres Altas


Escrita por Edward Albee (1928-2016) no início da década de 90, ‘Três Mulheres Altas’ logo se tornou um clássico da dramaturgia contemporânea. Perversamente engraçada – como é a marca do autor –, a peça recebeu o Prêmio Pulitzer e ganhou bem-sucedidas montagens pelo mundo, ao trazer o embate de três mulheres em diferentes fases da vida: juventude, maturidade e velhice.


A nova versão da peça estreia traz no elenco Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill e tem direção de Fernando Philbert, tradução de Gustavo Pinheiro e realização da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles.

SERVIÇO:


Quando: De 4 de novembro a 18 de dezembro de 2022

De 13 a 29 de janeiro de 2023

Horários: Sextas às 21h, sábados, às 20h e domingos, às 17h

Onde: Teatro Tuca - Rua Monte Alegre, 1024

Ingressos: R$ 140,00 e R$ 70,00 (plateia)


27. A Hora da Estrela


O espetáculo tem adaptação e direção de André Paes Leme, canções especialmente compostas por Chico César e direção musical e arranjos de Marcelo Caldi.


Laila Garin é Macabéa, a mítica protagonista do aclamado romance, ao lado de Claudia Ventura e Leonardo Miggiorin. Também estão em cena os músicos Fabio Luna (bateria, percussão, flauta e voz), Pedro Franco (guitarra, violão, bandolim, violino e voz) e Pedro Aune (baixo acústico, baixo elétrico, tuba e voz).

A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira, responsável por espetáculos como ‘Elza’, ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’, ‘Sísifo’ e ‘Macunaíma’.


Na obra literária, tal história é contada por um escritor, que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. Para esta versão teatral, André Paes Leme propõe uma inversão e essa figura do escritor se transforma em uma atriz. Desta forma, Laila Garin tem o desafio de se alternar entre a Macabéa e a Atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação.

A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa


Quando: 3 de novembro a 11 de dezembro (exceto no dia 17/11)

Horários: De quinta a sábado, às 20h; e aos domingos, às 18h

Onde: Teatro Vivo - Avenida Dr. Chucri Zaidan, 2460 - Vila Cordeiro

Ingressos: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)** https://bileto.sympla.com.br/event/76705/d/159075/s/1057209


28. BOY


Interpretado por Gil Hernández, com direção de Isaac Bernat e texto de Rogério Corrêa, o solo retrata os anos 90, a nova república e a epidemia de HIV/AIDS contando a história de um garoto de programa que trabalhava como michê em uma sauna gay desde os anos do governo Collor, tendo se relacionado até com figuras importantes da política.


Quando: 03 a 25 de novembro de 2022

Horários: quintas e sextas às 21h

Onde: Galeria Café – Praça Benedito Calixto, 103

Ingressos: Sympla R$40; Na porta R$50


29. Gongorê


“Gongorê” é uma fábula sobre os olhares imprescindíveis que necessitamos ter em relação à natureza. Conta a história de um caçador faminto pela falta do que caçar. Em determinada madrugada sai em busca de lugares onde a fauna e a flora não tenham se tornado deserto.


O espetáculo tem como intérprete Celso Frateschi, fazendo o personagem de avô, que conta a história para o público e seu neto, que é uma criança convidada da plateia para permanecer junto dele no palco. São utilizadas técnicas do teatro de sombra e recursos de vídeo arte para a encenação dessa história.


Quando: até 17 de dezembro

Horários: sábados, às 11h

Onde: Teatro Anchieta - Sesc Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 245

Ingressos: R$25,00 (inteira) | R$12,50 (meia entrada) | R$7,50 (credencial plena), no portal sescsp.org.br


30. Duetos


Peça do premiado dramaturgo britânico Peter Quilter encenada em mais de 20 países e traduzida para 10 idiomas, recebe sua primeira montagem no Brasil, que estreia em São Paulo, no Teatro Raul Cortez.


O texto de Quilter examina e retrata de forma cômica o mundo caótico dos relacionamentos modernos, onde a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, através de quatro histórias de uma mulher e um homem - não necessariamente casais - às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão. “DUETOS” é apresentado e patrocinado pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção geral e realização da Inova Brand.

A peça, na sua essência, fala de solidão mesmo, e de uma forma muito divertida. Das relações mais diversas que o ser humano experimenta para tornar a solidão menos dolorosa. São os encontros às escuras; a secretária e o patrão que têm uma relação de amor em que só não casam, não transam; o casal que vai separar, vai experimentar a solidão, mas não consegue; e por fim a noiva que está casando pela 3ª vez, e dá tudo errado. É uma lente de aumento, uma sátira dessas situações - conta Ernesto Piccolo.


Quando: até 18 de dezembro

Horários: sextas e sábados às 21h, domingo às 18h

Onde: Teatro Raul Cortez - Fecomercio - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista

Ingressos: R$120 E R$60 (meia); ingresso popular (10% capacidade) R$50 e R$25 (meia) - www.sympla.com.br


Obrigada ao Pombo Correio por todas as atualizações semanais do mundo do teatro.



Eventos Gastronômicos


  1. PERU Week


Um dos principais polos gastronômicos latino-americanos na atualidade, o Peru ganhou evento para demonstrar toda sua excelência gastronômica.


O evento está em sua nona edição, a qual contara com 101 empresas e 48 restaurantes típicos.


Durante todo o período, estabelecimentos espalhados por São Paulo vão disponibilizar cardápios especiais com ingredientes típicos da gastronomia peruana.


Quando: até 15 de novembro

Onde: diversos restaurantes de SP como Rinconcito Peruano, Canton Peruvian, Don Limon, Rancho dos Peruanos, QCeviche, Q’Chicha, Punto Peru, Lo Sal Peruano, Lhamas Restaurante, La Peruana e El Huarique


2. Festival Gastronômico Dia de Muertos


Festival gastronômico no Memorial da América Latina em homenagem ao Dia de Muertos. Contará com comidas e produtos típicos mexicanos, bem como apresentações de lucha libre e mariachis.


Quando: 12 e 13 de novembro

Horário: das 11h às 21h

Onde: Memorial da América Latina - Avenida Mario de Andrade, 664


3. Feira dos Campeões - Comer e Beber da Revista Veja


Os 18 estabelecimentos premiados pelo Guia Comer&Beber São Paulo 2022/2023 estarão presentes na 4a edição do evento no Conjunto Nacional.


As principais receitas de cada participantes estarão disponíveis por valores entre R$15 e R$45


Quando: 18, 19, 20, 24, 25, 26, 27 de novembro

Horário: das 12h às 21h

Onde: Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073



4. Copa na Casa dos Chefes


Restaurante Così realiza evento inédito para a Copa do Mundo com grandes nomes da gastronomia


De 20/11 a 18/12, o restaurante Così, comandado pelo empresário Leonardo Recalde e o chef de cozinha Renato Carioni, apresenta o evento COPA NA CASA DOS CHEFS! Durante os jogos da Copa do Mundo o restaurante oferece em seu deck e no salão principal interno toda infraestrutura para assistir aos jogos da Copa e, para acompanhar na torcida, dois menus (um para os jogos das 12h e outro para o das 16h), assinados por um time de chefs premiados: Luiz Filipe (Evvai), Tássia Magalhães (Nelita), Renato Carioni (Così), Paulo Yoller (Meats) e Brenno Floriano (San Lorenzo Gelateria).


Em todo o período da Copa, nos jogos do horário do almoço (12h) é oferecido um menu com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa a R$98 (por pessoa) e, para os jogos das 16h, os chefs elaboraram 4 diferentes petiscos e 1 sorvete a R$78(por pessoa). Todas as bebidas são cobradas a parte.



Menu do Almoço (12h) (R$98 por pessoa)


Entrada (escolher uma)


Fritelle de peixe com maionese de açafrão e salada de rúcula (Renato Carioni)


File de Sardinha marinado, Maionese de Alcaparras, Maça e Azeitonas, finalizado com alcaparra frita (Tássia Magalhães)


Prato Principal (escolher um)


Anellini Siciliani, ragout de linguiça, lagosta fresca e burrata (chef Luiz Filipe)


Fraldinha ao creme de espinafre cítrico, legumes e purê de batata com folhas de mostarda(chef Paulo Yoller)


Sobremesa


Gelato San Lorenzo ou Yogurt e Amarena Fabbri (chef Brenno Floriano)


Menu Petiscos às 16h (R$78 por pessoa/ 4 petiscos e 1 sorvete)



Chef Renato Carioni: Crostino de cabra com zenzero candito Fabbri

Chef Luiz Filipe: Pão de queijo, catupiry defumado e alho poró crocante

Chef Tássia Magalhães: Empadinha de Cogumelos - Cogumelos Brunoise, Creme de Funghi e Telha de Batata

Chef Paulo Yoller: Duo de burgers - Mini Hooligan (brioche de mandioquinha, burger de 90g, cheddar brasileiro, picles de pepino, bacon e maionese de raíz forte) e Mini Xissa (brioche de mandioquinha, burger de 90g, cheddar brasileiro, alface fininho, tomates fininho e maionese verde Meats)

Chef Brenno Yoller: Gelato San Lorenzo ou Yogurt e Amarena Fabbri


5. NP Art Beneficente - Arte e Gastronomia 2022


O bairro de Pinheiros terá feira beneficente de comida e arte japonesa até o final do ano. A iniciativa pretende promover a arte e a cultura oriental.


A feira conta com 12 barracas de comidas e alimentos de diversas instituições, além de exposição com obras de artistas nipo-brasileiros e brasileiros como: Yugo Mabe, Roberto Okinaka, Yugo Mabe Filho, Flavia Sakai e Anderson Couto, Manabu Mabe, Tomie Othake, Wakabayashi, Fukushima, Kimi Nii e Tanessa Kuguimiya.


Quando: até 18 de dezembro

Horários: sábados e domingos, das 13h às 20h

Onde: Sede Social do NEB Piratininga – Rua Valério de Carvalho, 63

Ingresso: gratuito



Eventos Gerais


  1. Cine na Praça


Cinema ao ar livre


Quando: todas as quintas do mês, às 19h

Onde: Parque do Povo - Av. Henrique Chamma, 420

Ingresso: gratuito


2. Mostra de Cinema Norueguês


O evento apresentará um total de 26 filmes noruegueses contemporâneos, entre longas e curtas-metragens, filmes de ficção e documentários, em sessões gratuitas, alguns inéditos no Brasil.


Com esse projeto, a Embaixada da Noruega e o Consulado Geral da Noruega pretendem oferecer ao público brasileiro a oportunidade de conhecer a diversidade da indústria cinematográfica do seu país, de modo a promover sua aproximação com a cultura, os valores e o estilo de vida noruegueses.


Quando: de 28/10 a 14/11

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - Rua Álvares Penteado, 112

Ingressos: gratuito, retirada na bilheteria 1h antes da sessão


PROGRAMAÇÃO



4/11 - sexta, 18h - Rumo a Oeste


5/11 - sábado

15h - Sessão de Curtas

(Apple, The Proposal, Mobile, Polyfonatura, Daughter of the Sun, To Plant a Flag e The Manchado)

18h - Disco


6/11 - domingo, 13h - Uma História de Sapos


7/11 - segunda, 18h - Out Stealing Horses


9/11 - quarta, 18h - Sessão de Curtas

(Thanks for Dancing, Pushing Night Away, Nothing Ever, Really Ends, The Tunnel, It’s Alright e Noora)


10/11 - quinta, 18h - Disco


11/11 - sexta, 18h - Sessão de Curtas

(When I Hear the Birds Sing, Thea, Mum’s Hair, Whalemouth, The World’s Middlest Fish)


12/11 - sábado

15h - A Escolha do Rei

18h - O que as Pessoas Vão Dizer?


13/11 - domingo, 13h - Rumo a Oeste


14/11 - segunda, 18h - Amundsen



3. Festival de Cinema Italiano


O Festival de Cinema Italiano traz para o Brasil 17 filmes inéditos, produzidos em 2021 e 2022, com diversas temáticas contadas através da comédia, romance e drama. Filmes baseados em histórias reais, filmes baseados em livros, dirigidos por diretores italianos muito famosos, como Mario Martone, Sergio Rubini, Gabriele Salvatores, Roberto Faenza, Paolo Virzì e Francesca Archibugi. No elenco desses novíssimos filmes italianos, há muitos atores italianos amados pelo público, como por exemplo, Pierfrancesco Favino, Stefania Sandrelli, Riccardo Scamarcio e Silvio Orlando.


Quando: de 4 de novembro a 4 de dezembro

Onde: Em diversas salas de cinema de SP, checar a programação.


4. 11ª Mostra de Cinema Coreano


Mostra de Cinema Coreano promovido pelo Centro Cultural Coreano do Brasil (CCCB) em parceria com o Petra Belas Artes.


Quando: de 3 a 9 de novembro

Onde: Petra Pelas Artes

Ingresso: gratuito


5. Virada Sustentável


12a edição da Virada Sustentável, com diversas atividades gratuitas como teatros, intervenções artísticas, exposições e shows.


Quando: até 23 de novembro


6. Music In the Park


Imersão cultural no Jazz.


Quando: 19 e 20 de novembro

Horário: das 10h às 18h

Onde: Parque do Povo - Avenida Henrique Chamma, 420


7. 5° Festival de Luzes de São Paulo


As ações acontecerão ao ar livre, de forma gratuita, em 3 ciclos de projeções.


a. Primeira Fase de Projeções, 03 a 06 de novembro


Primeiras projeções de videomapping na Praça do Ciclista (Avenida Paulista, 2518). Esta etapa é realizada em conjunto com a Virada Sustentável e terá designs animados de 51 alunos do Senac.


Os desenhos poderão ser observados no céu das 19h às 23h.


b. Segunda fase de projeções, 11 e 12 de novembro


Seguindo o mesmo horário, das 19h às 23h, no Beco do Batman. artistas convidados farão projeções e laser usando alguns murais do espaço, além de paredes e chão. O local fica na Vila Madalena, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia.


c. Terceira fase de projeções, 19 e 20 de novembro


As projeções se encerram entre a Avenida Pedro Álvares Cabral, entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e Obelisco, no Ibirapuera, das 19h às 22h.



Feiras e festivais culturais:


  1. Feira Ofício


Quando: 12 de novembro, das 11h às 18h

Onde: Rua General Jardim, 485


2. Festa do Livro da USP


Para os amantes de livros, um dos eventos mais esperados do ano é essa feira organizada pela EDUSP na Cidade Universitária do Butantã. Eu ja fui uma vez e pirei com tantas opções de livros e descontos de pelo menos 50%.


Quando: 9 a 12 de novembro de 2022

Horário: quarta a sexta, das 9h às 21h, e no sábado, das 9h às 19h.

Onde: Cidade Universitária da USP - Avenida Prof. Mello Moraes, travessa C, entre a Raia Olímpica e a Praça do Relógio Solar.


3. Feira Jardim Secreto


1a edição de novembro:

Quando: 5 de novembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Rua Fortunato, 129


2a edição de outubro:

Quando: 19 de novembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Praça Dom Orione


4. Feira do Bem


Quando: 19 e 20 de novembro

Horário: 10h às 19h

Onde: Onde: Praça Cidade de Milão - Avenida República do Líbano x Diogo Jacome - Próximo ao Portão 7 da entrada do Parque Ibirapuera.



5. Feira Mixtura Criativa


1a edição de novembro:

Quando: 6 de novembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Rua Áurea, 250


2a edição de novembro:

Quando: 19 de novembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Instituto Biológico


6. Bazar da Praça - Edição de Natal


Quando: 25, 26 e 27 de novembro

Horário: 10h às 20h

Onde: Casa Panamericana - Avenia Professor Fonseca Rodrigues, 197


7. Fair & Sale


1a edição de novembro:

Quando: 5 e 6 de novembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Praça Cidade de Milão - Avenida República do Líbano x Diogo Jacome - Próximo ao Portão 7 da entrada do Parque Ibirapuera.


2a edição de novembro:

Quando: 19 e 20 de novembro

Horário: 10h às 19h

Onde: Nossa Praça - próximo ao parque Burle Mari


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page