top of page

Agenda de São Paulo de Abril de 2023

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Agenda de Abril


A agenda de abril veio um pouquinho atrasada, pois tivemos nossa primeira Press Trip no final de semana passado, quando faríamos a agenda, e também porque eu, Bel, voltei a trabalhar fora do Indica, então estou ajustando meus horários.


Vocês sabiam que demoramos mais de 10h para fazer um post como esse da agenda?


Bora começar.


NOVIDADES


Agora todo mês teremos também uma sessão com as novidades de SP, para todos ficarem sempre atualizados.


1. Primeira Press Trip do Indica


Nossa primeira Press Trip ocorreu no final de semana de 31/03 a 2/04 e foi uma delícia. Fomos para Maresias a convite da associação de turismo de São Sebastião, do Visite Maresias e do Maresias Tur, para ajudar na divulgação da região que está sofrendo economicamente com o pós chuvas do carnaval.


Vocês podem conferir todas as dicas no nosso destaque (https://www.instagram.com/stories/highlights/18005863438621516/) e no nosso post (https://www.instagram.com/reel/Cqjhtl_PevW/?utm_source=ig_web_copy_link). Faremos post no site também com todas as dicas.


2. Docis abriu


A Rainha dos Brigadeiros, a Cilaine Rodrigues, chef por trás da Docis, inaugurou sua primeira loja em São Paulo no dia 4/04. A loja está linda e instagramável, além dos doces estarem incríveis, como sempre.


Rua Mourato Coelho, 1134, Vila Madalena.


3. Mocotó na Vila Leopoldina


O clássico restaurante da Vila Medeiros ganha sua primeira filial de rua no bairro da Vila Leopoldina, outro polo gastronômico que está emergindo em São Paulo.


Rua Aroaba, 333, Vila Leopoldina.


4. Ella | Fitz, novo bar italiano dos donos do Modern Mamma


Os sócios do Modern Mamma Osteria, um dos nossos restaurantes italianos preferidos, abriu um nove empreendimento, uma mistura de bar e restaurante italiano na Rua dos Pinheiros.


O novo espaço é uma homenagem à cantora lenda do jazz, Ella Fitzgerald e terá cardápio mediterrâneo.


Rua dos Pinheiros, 332, Pinheiros.


5. Hello Kitty ganha restaurante temático 2D na Liberdade, o Hello Kitty and Friends 2D


O café 2D com desenhos da ilustradora Carol Wang, uma das apresentadoras do programa Art Attack da Disney, está previsto para inaugurar dia 12 de abril.


O café faz parte da rede East Asia e ficará na Liberdade.


Rua Américo de Campos, 118, Liberdade.


6. Umami


Café e padaria no Copan, que já era o maior sucesso e conhecida por servir panetones, abriu uma sorveteria no mesmo prédio.


Edifício Copan - Avenida Ipiranga, 200, Lojas 74 e 33



7. Mil Confeitaria em Pinheiros


Confeitaria especializada em Mil Folhas abriu unidade em Pinheiros.


Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 185, Pinheiros.


8. Gum, novo bar do Mug


Dos mesmos donos do Mug, um café dedicado a brunch, o Gum Tapas y Sangrias é um bar localizado num terraço em um casarão na Santa Cecília,


Rua Barão de Tatui, 361, Santa Cecília.


9. Le Jazz Boulangerie


O Le Jazz Brasserie inaugurou sua primeira padaria em março.


Rua Joaquim Antunes, 501, Pinheiros.


10. Vista ganha filial no CJ Shops


O Vista, restaurante que fica no museu MAC-USP, na frente do Parque Ibirapuera, vai ganhar filial no CJ Shops, ocupando o local que era do Gero Panini.


O espaço está reformando desde janeiro de 2023 e tem previsão para inaugurar no dia 22 de abril.


CJ Shops - Rua Haddock Lobo, 1626, Jardins


11. Cow me Burger e Parrilla abriu unidade em Perdizes


A hamburgueria que já funciona por delivery, ganhou um espaço em Perdizes.


Rua Apinajés, 1360, Perdizes.


12. Xepa, bar, restaurante e lanchonete na Santa Cecília


Lierson Mattenhauer Jr deixou a operação da hamburgueria Tradi (uma das nossas preferidas) nas mãos do seu pai e abriu o Xepa. É uma mistura de bar, restaurante e lanchonete na Santa Cecília.


Rua Jaguaribe, 529, Santa Cecília.


13. Caraíva Bar, novo bar na Vila Nova Conceição


Com ambiente que tenta remeter à Caraíva, novo bar inaugura na Vila Nova Conceição. Ambiente com espírito de praia, área com ar livre, muitas plantas, música brasileira, tudo inspirado na Bahia.


Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 161, Vila Nova Conceição.


14. Albero dei Gelati inaugura nova unidade.


Sorveteria com pegada sustentável que nasceu em Milão abriu sua terceira unidade em SP no Itaim.


Rua Doutor Renato Paes de Barros, 415, Itaim Bibi.


15. Jabalí, bar latino na Santa Cecília


No final de março foi inaugurado esse novo bar-restaurante na Santa Cecília que homenageia a América Latina.


Rua Martim Francisco, 655, Santa Cecília.


16. Green Kitchen em novo endereço


Atualmente, localizado na charmosa Rua Benjamim Egas, 275, o restautarante vegano que atende democraticamente todos os públicos tem o menu assinado pelo chef Vitor Asprino, enquanto que a carta de drinques foi elaborada exclusivamente para a casa nova pelo bartender Thiago Pereira, sócio do Koya 88 e do Bar Bagaceira.


Rua Benjamim Egas, 275, Pinheiros.



EXPOSIÇÕES E MUSEUS



1. Japan House


  1. ESSÊNCIA: Jardim Interior - Atsunobu Katagiri

Enquanto a flora brasileira é vasta, exuberante e até agressiva em sua magnitude e diversidade, a delicadeza é uma das principais características encontradas nas plantas e flores que compõem a flora japonesa. É a partir dessas diferenças e contradições que o artista e mestre em Ikebana, Atsunobu Katagiri cria uma instalação botânica inédita para ocupar o térreo da Japan House São Paulo, de 07 de março a 30 de abril. Sob o nome ‘ESSÊNCIA: Jardim Interior - Atsunobu Katagiri’, a exposição gratuita é um convite a um momento de contemplação na agitada Avenida Paulista, dando a oportunidade para que os visitantes possam refletir sobre a presença essencial da natureza em todos os âmbitos da vida.

Quando: até 30 de abril de 2023

Onde: Japan House - Av. Paulista, 52

Ingressos: gratuito


  1. Design Museum Japan: investigando o design japonês


Oito criadores japoneses de diferentes áreas de atuação têm suas pesquisas reunidas na mostra ‘DESIGN MUSEUM JAPAN: investigando o design japonês’. Por trás de cada uma das investigações estão experiências e histórias coletadas em sete províncias japonesas, visitadas pelos criadores de destaque internacional como Akira Minagawa, Reiko Sudo, Tetsuya Mizuguchi, Tsuyoshi Tane, Kenya Hara, Koichiro Tsujikawa, Kumiko Inui e Kunihiko Morinaga.


Quando: até 11 de junho de 2023

Onde: Japan House - Av. Paulista, 52

Ingressos: gratuito



2. Museu do Ipiranga


Após uma temporada de 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga reabre e volta ao circuito cultural de São Paulo com 11 exposições de longa duração, divididas em dois eixos temáticos.


São mais de 3.700 itens expostos. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais e fotografias, incluindo recursos multissensoriais.


Exposições: Para entender o Museu, Uma História do Brasil, Passados Imaginados, Territórios em Disputa, Mundos do Trabalho, Casas e Coisas, Catalogar: Moedas e Medalhas, A Cidades vista de cima, Conservar: brinquedos, Comunicar: louças e Coletar: imagens e objetos,


Horários: terça a domingo, das 11h às 20h

Onde: Rua dos Patriotas, 20

Ingressos: R$30, reserva em https://bileto.sympla.com.br/event/76521/d/162322 o link se renova todas às sextas-feiras, às 10h.

Obs: a entrada ao jardim é gratuita


3. Farol Santander


Nosso post sobre o Farol Santander: https://www.instagram.com/p/CnLDXn9hJ7R/


  1. As cantoras e a história do rádio no Brasil


A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em setembro de 1922, no Rio de Janeiro, e, sobretudo entre as décadas de 1930 e 1950, foi de uma importância imensurável, essencial até mesmo para a própria unificação do país como nação. As Rádios Nacional, Tupi e Mayrink Veiga, do Rio, e a Record e Tupi de São Paulo, foram algumas das grandes potências de seu tempo, somadas às emissoras locais de todos os estados. A seguir, a televisão deu continuidade a tal trabalho, aperfeiçoando as criações radiofônicas no campo do jornalismo, música, humor, dramaturgia, esporte e variedades. Quanto às cantoras, tiveram um protagonismo inédito em nossa cultura, abriram espaço para que a profissão se tornasse uma ambição de muitas outras.


Nesta exposição, disposta em dois grandes espaços, no primeiro, serão destacados alguns momentos marcantes da história do rádio no país, e no segundo, detalhes da vida e carreira de 24 cantoras. Uma viagem da maior relevância para se compreender a evolução da comunicação e da própria sociedade brasileira.


Quando: até 25 de junho de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


  1. Teamlab: impermanente flores flutuando em um mar eterno


O teamLab é um coletivo de arte internacional formado em 2001. Esse grupo interdisciplinar de especialistas inclui artistas, programadores, engenheiros, animadores CG, matemáticos e arquitetos e pretende explorar, por meio da arte, a relação entre o eu e o mundo, além de novas formas de percepção.


As obras do teamLab fazem parte do acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, da Galeria de Arte de New South Wales, em Sydney, da Galeria de Arte de South Australia, em Adelaide, do Museu de Arte Asiática de San Francisco, do Asia Society Museum, em Nova York, da Coleção de Arte Contemporânea Borusan, em Istambul, da Galeria Nacional de Victoria, em Melbourne, e do museu Amos Rex, em Helsinque.


Quando: até 21 de maio de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


Dica: no mesmo dia dá para conhecer o SampaSky, mirante de vidro. Nosso post: https://www.instagram.com/p/CkEsVkQAeuH/



4. Frida Kahlo - A vida de um ícone


A exposição "Frida Kahlo - A Vida de um Ícone ",= fez sucesso na Europa e América do Norte e estreou no Brasil na Bahia em 2022. Finalmente ela chega a São Paulo, trazendo um retrato da vida e da arte de uma das artistas mais influentes de todos os tempos.


A biografia imersiva de Frida Kahlo é apresentada sem reproduções de pinturas da artista, com a intenção de dar um passo adiante em direção às novas linguagens imersivas. Entre projeções digitais, a mostra é composta por coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas, como uma espécie de altar com velas e flores e uma enorme foto da mexicana, além de itens de colecionador.


Nós participamos da coletiva de imprensa da exposição e podemos afirmar que está INCRÍVEL. Em breve postaremos sobre ela no feed e colocaremos o link aqui.


Quando: até 30/04/2023

Onde: Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros

Ingressos: a partir de R$45 https://www.eventim.com.br/fridakahlo


5. The Art of Banksy: Without limits


A exposição "The Art of Banksy: Without Limits " desembarca em São Paulo após fazer sucesso na Europa, Austrália e Estados Unidos.

A exposição do artista de rua britânico, que permanece em anonimato, exibe para o público espaços com várias experiências e mais de 150 obras, como seus trabalhos originais, impressões em diferentes tipos de materiais, fotos, esculturas, murais, instalações, mapeamento e muito mais distribuídas por 14 ambientes. Um deles é uma sala dedicada à Ucrânia, com as provocações que o artista fez pelas ruas do país que está em guerra com a Rússia.

Nós participamos da coletiva de imprensa da exposição e podemos afirmar que está INCRÍVEL.

Nosso post sobre a exposição: https://www.instagram.com/reel/CoGehD1LcuF/

Quando: de 1/02 a 30/04/2023

Onde: Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros

Ingressos: a partir de R$45 https://www.eventim.com.br/artofbanksy



6. Marc Chagall: Sonho de amor


O artista preferido da Chris ganhou uma exposição no CCBB SP.


Vestida de poesia, a exposição “Marc Chagall: sonho de amor” entrou em cartaz apresentando 191 obras do artista franco russo de origem judaica e a programação ainda oferecere performances cênicas e de dança, ciclo de debates e palestra com a curadora, Lola Durán Úcar.


A exposição já passou pelos CCBBs do RJ, Brasília e BH, mas em SP estão sendo expostas obras não presentes nas demais exposições dele.


Nós amamos e recomendamos muito. Para mais informações, confiram nossos posts sobre a exposição nos links abaixo.


Nossa matéria da Orbi de Marc Chagall e lugares para comer strogonoff: https://orbi.band.uol.com.br/colunistas/indica-sp/a-poesia-colorida-de-marc-chagall-4121

Quando: até 22 de maio de 2023

Horários: todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - Rua Álvares Penteado, 112

Ingresso: gratuito. Ingresso para entrada na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura


Dica: no mesmo dia dá para conhecer o Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento e Museu da B3.



7. Michelangelo - O Mestre da Capela Sistina


Exposição imersiva no teto da Capela Sistina, com estrutura exclusiva para essa exposição repleta de recursos de animação e de paisagem sonora.


A exposição é muito explicativa, contando bastante a história de Michelangelo e com réplicas de suas obras. A única parte que não achamos boa foi a imersiva, bem aleatória, com as estátuas mexendo, algumas cenas que não tinham nada a ver (exemplo: olho de um animal todo vermelho).


Quando: até 30 de abril de 2023

Endereço: MIS Experience - Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca.

Ingressos: A partir de R$15 https://feverup.com/m/123141?cp_landing_source=landing_medium&utm_campaign=123141_sp&cp_landing_term=cta_header&_ga=2.225511578.1283807636.1675352122-1028406780.1673112703 (gratuito às terças. 50% dos ingressos é disponibilizado online e 50% na bilheteria. Nós conseguimos ir de graça na terça-feira sem ter reservado)



8. Imagine Picasso


Esta experiência artística é o resultado de um encontro entre Annabelle Mauger, pioneira da arte imersiva, e Rudy Ricciotti, Grand Prix National d’Architecture na França.

Ambos fascinados por Picasso, Mauger e Ricciotti uniram forças com Julien Baron para conceber uma cenografia espetacular, inspirada na ternura com que Picasso via a infância. A imagem é projetada em gigantescos origamis com o objetivo de desconstruir e reestruturar o trabalho do Mestre de Arte Moderna.


Vocês podem sair da exposição e ir ao Ninetto, restaurante italiano do Grupo Famiglia Nino que fica dentro do Shopping Morumbi, no Piso Lazer.


Quando: até 9 de maio de 2023

Onde: Shopping Morumbi - Av. Roque Petroni Júnior, 1089

Ingressos: a partir de R$32 no link https://bileto.sympla.com.br/event/79163/d/172504


9. Rumor - Renato Pera


No projeto Rumor, apresentado no Beco do Pinto, ao longo de visitas aos acervos do Museu da Polícia, do Arquivo Público do Estado, do Museu da Cidade de São Paulo (CEDOC), do Centro de Arqueologia de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP, do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), entre outros espaços detentores de memórias e produtores de conhecimento, Pera recolheu laudos de autópsias, exames cadavéricos, notícias de jornais e matérias de revistas sobre assassinatos ocorridos entre os anos 1920 e 1970.


Trechos selecionados desses materiais são emitidos por alto-falantes feitos de fibra de vidro vermelha e dispostos na escadaria do Beco, que, inclusive, abrigou um gabinete médico legal naquele período.


Quando: até 25 de junho de 2023

Onde: Beco do Pinto do Museu da Cidade de São Paulo - Rua Roberto Simonsen, 136

Ingresso: gratuito


10. Utopia brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos


A mostra oferece um mergulho na obra de Darcy Ribeiro, antropólogo, educador, ensaísta e político. Ao revisitar seu legado como intérprete do Brasil, ela nos dá a oportunidade de refletir sobre nosso futuro como povo e nação.


Quando: até 25 de junho de 2023

Onde: SESC 24 de maio - Rua 24 de Maio, 109

Horário: das 9h às 21h, terça a sábado; Domingo das 9h às 18h

Ingresso: gratuito



11. Dreamworks Animation: a exposição


Vivencie de perto a magia das animações da DreamWorks e veja como os personagens e as histórias se transformam em sucesso nas telas


Saiba como as histórias da DreamWorks saem de pequenos esboços e se transformam em grandes produções do cinema de uma maneira totalmente imersiva!


A exposição traz para o público mais de 400 itens inéditos do acervo do estúdio, incluindo raros esboços iniciais dos filmes, modelos, entrevistas e experiências digitais interativas.


Quando: a partir de 20 de maio de 2023

Horários: das 10h às 22h

Onde: DOM Cultural - Av. Paulista, 1230, 4º andar.


12. Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência


Traça um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado. São mais de 450 materiais entre fotos, cartazes, jornais e documentos de organizações, além da participação de coletivos e artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Ilú Obá De Min, e Moisés Patrício.


Quando: até maio de 2023

Horários: quarta a segunda, das 10h às 18h

Onde: Memorial da Resistência de São Paulo - Largo General Osorio, 66

Ingresso: gratuito


13. Mulheres que mudaram 200 anos


Mulheres que Mudaram 200 Anos é uma exposição histórico-biográfica sobre mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil e nos anos de sustentação do movimento.


Existências como as de Maria Leopoldina, Maria Felipa, Maria Quitéria e Nísia Floresta demonstram que, embora as mulheres tenham sido figuras decisivas para o desenvolvimento do Brasil como nação, ainda não recebem o devido reconhecimento. Ao propor essa reflexão, a CAIXA Cultural também reconhece a relevância da produção de artistas contemporâneas, que, em seus processos criativos e pesquisas, propõem diferentes olhares sobre ser mulher.


Quando: até 16 de abril de 2023

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h

Onde: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111

Ingresso: gratuito


15. IMS Paulista


a. Entre nós - 10 anos da Bolsa ZUM/IMS


O Instituto Moreira Salles apresenta a exposição Entre nós: 10 anos da Bolsa ZUM/IMS, com obras dos artistas e coletivos contemplados pela bolsa de fomento à produção contemporânea criada pelo IMS em 2013. A mostra acontece no Pivô, em São Paulo, que também comemora 10 anos de existência.


A coletiva, que inaugura a parceria entre as duas instituições, reunirá obras inéditas em fotografia, vídeo e outros suportes para oferecer um panorama da arte produzida no Brasil nos últimos anos. Boa parte das obras tratam de histórias pessoais como ponto de partida para pensar as questões sociais e políticas do país. Estarão presentes na exposição trabalhos sobre a história da escravidão, a imigração transatlântica, o racismo, os papéis sociais e de gênero, os limites da loucura, a cultura pop, o acesso às cidades, as utopias e distopias.


Quando: até 30 de julho de 2023

Horários: Quarta a sábado, das 13h às 19h, domingo das 12h às 18h

Onde: Edifício Copan, loja 54 - Avenida Ipiranga, 200

Ingresso: gratuito


b. Evandro Teixeira, Chile, 1973


Poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro de 1973 no Chile, Evandro Teixeira (Irajuba-BA, 1935) viajou para Santiago enviado pelo Jornal do Brasil. Suas fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. O marco fundamental talvez tenha sido o registro que realizou logo após o falecimento do grande poeta chileno Pablo Neruda perpassando pela clínica, o velório em sua residência depredada; e o enterro com grande participação popular, documentando a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.


O plano sequência construído do enterro de Neruda, associado às demais imagens que produziu na cidade, juntamente com o registro visual do regime militar no Brasil (1964 e 1968), compõem a estrutura central desta exposição, evidenciando a importância do fotojornalismo para a liberdade de expressão e testemunho da realidade.


Quando: de 21 de março de 2023 até 30 de julho de 2023

Horários: Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Onde: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424 (Galeria 1 - 6º andar)

Ingresso: gratuito



16. Museu Judaico de São Paulo


Não conhecíamos o Museu Judaico de São Paulo e fomos visitar essa semana. Adoramos e recomendamos.

O Museu conta com duas exposições permanentes: uma que trata do ciclo de vida e de datas festivas do judaísmo e outra que fala do judaísmo no Brasil.

O museu é lindo, todo interativo e com muitas informações, dá para aprender bastante na visita.


Horários: Terça-feira a Domingo, das 10h às 19h (entrada permitida até 18h)

Onde: Rua Martinho Prado, 128

Dica: fica ao lado da Rua Avanhandava, onde estão localizados os restaurantes italianos clássicos da Famiglia Mancini. Vale a pena conhecer.

Se quiser aproveitar o museu judaico para conhecer mais da culinária judaica, recomendamos irem ao Shoshana Delishop (faremos post em breve), ao Shuk e ao Bubbeleh

Nosso post sobre um dia judaico em SP: https://www.instagram.com/p/Cp8nWsMrlKy/


17. Pina


  1. Denilson Baniwa: Escola Panapaná


Como parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea, a Pinacoteca de São Paulo recebe a instalação “Escola Panapaná”, de Denilson Baniwa: uma construção em três pavimentos cujo interior acolherá aulas de línguas e culturas indígenas, artes e música. A estrutura, que, no início, evoca a forma de um casulo, se transformará em uma mariposa ao longo do período em cartaz.

As atividades artísticas dessa obra estão dispostas na programação: https://pinacoteca.org.br/programacao/atividades/projetos/escola-panapana-atividades-artisticas/

Quando: Até 29 de julho de 2023.

Onde: Pinacoteca Luz - Praça da Luz, 2, Bom Retiro.


a. Haegue Yang

Já no novo prédio da Pinacoteca, a Pina Contemporânea, essa exposição é da artista coreana Haegue Yang.


Quando: até 28 de maio de 2023

Onde: Pina Contemporânea - Avenida Tiradentes, 273, Luz


b. Chico da Silva e o ateliê do Pirambu


“Chico da Silva e o ateliê do Pirambu” é a primeira grande mostra panorâmica do artista Chico da Silva apresentada pela Pinacoteca de São Paulo. A exposição ocupa a principal galeria expositiva da Pinacoteca Luz e convida o público a conhecer o legado do artista que foi um dos responsáveis por transformar o cenário artístico cearense a partir da década de 1940, com suas composições fabulares repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens.

Quando: até 28 de maio de 2023

Onde: Pinacoteca Luz - Praça da Luz, 2, Bom Retiro.


c. Regina Parra: Pagã


A exposição “Pagã,” da artista Regina Parra, ocupa o 2º andar da Pinacoteca Estação e é um projeto experimental desenvolvido para a Pina, onde a artista fala sobre o corpo feminino, seu prazer, liberdade e insubordinação.

Quando: até 13 de agosto de 2023

Onde: Pina Estação - Largo General Osório, 66.



18. Yayá: cotidiano, feminismo, doença, riqueza


Você conhece a história da Casa de Dona Yayá? Esse antigo casarão tombado na região do Bixiga agora abriga uma exposição que conta a história de sua mais ilustre residente.


Onde: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista.

Horários: De segunda a sexta, das 10h às 18h. Domingo de acordo com a atividade.

Ingresso: gratuito


19. Museu das Culturas Indígenas


Trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Um museu público, em uma metrópole, que reunirá pessoas de diferentes etnias.


Atualmente conta com 3 exposições inaugurais:


a. Ygapó: terra firme


A exposição do artista e curador Denilson Baniwa é um convite para adentrarmos a floresta Amazônica por meio de experiências sensoriais. Ela traz produções contemporâneas, tradicionais, sonoras e visuais de músicos indígenas! Yagapó é a metáfora da resistência indígena que mesmo em constante ameaça externa, vem pela coletividade e compartilhamento de saberes tornar possível o vislumbre de uma futura existência.


b. Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar


O artista Xadalu Tupã Jekupé traz, com sua estética na arte urbana contemporânea, a demarcação dos deslocamentos territoriais com múltiplas linguagens e o território identitário indígena ameaçado pela sociedade ocidental.


Sua obra denuncia como os territórios originários em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão sendo engolidos pelo cimento da cidade, que devora terras e vidas.


c. Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena


Criada e executada por realizadores indígenas, a exposição temporária coletiva espalha diferentes linguagens artísticas por todo o espaço.


Com olhares decoloniais sobre o espaço urbano, periférico e comunidades, esses artistas vão desconstruindo narrativas equivocadas sobre as culturas dos povos originários. As temáticas da resistência e luta pelos direitos indígenas como parte do movimento de retomada artística indígena na contemporaneidade estão presentes em diferentes obras.


Quando: sem previsão para acabar no momento

Horários: Terça, quarta, sexta a domingo e feriados, das 9h às 18h

Quinta das 9h às 20h

Onde: Museu das Culturas Indígenas - Rua Dona Germaine Burchard, 451

A semana da Luta dos Povos Indígenas começa em 7/02/2023 e vocês podem conferir a programação pelo link: https://museudasculturasindigenas.org.br/programacao-mci/?mes=02



20. Museu da B3


Pensem num museu excelente e imperdível, esse é o Museu da B3


O MUB3 – Museu da bolsa do Brasil abre suas portas para São Paulo e o mundo com o propósito de estabelecer uma nova relação das pessoas com o universo da educação financeira e o impacto em suas vidas. Por meio de uma jornada de conhecimento repleta de fatos e curiosidades sobre o mercado de capitais, o museu quer aproximar, dialogar e democratizar o acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e educação.


Aqui você vai descobrir que essa trajetória está profundamente conectada com a história do Brasil e que tecnologia e inovação sempre estiveram presentes nas bolsas. O museu está instalado em um edifício histórico em estilo neoclássico no centro de São Paulo, local que abrigou o pregão viva voz do mercado de ações até 2005 e que está ainda presente no imaginário de muita gente.


Horários: De segunda a sexta e nos 2º e 4º sábados do mês, das 9h às 17h.

Onde: Rua XV de Novembro, 275 – Centro

Ingresso: gratuito. Vocês podem fazer agendamento (não há necessidade) pelo link https://mub3.byinti.com/#/ticket/


21. Instituto Tomie Ohtake


a. Centelhas em Movimento


Esta exposição da Coleção Igor Queiroz Barroso inaugura o programa “Instituto Tomie Ohtake visita”, que busca dar acesso ao grande público a obras de qualidade atestada e pouco exibidas, apresentadas sob diferentes leituras curatoriais.

Baseada em Fortaleza, Ceará, a Coleção Igor Queiroz Barroso tem sido formada nos últimos 15 anos, ainda que suas raízes sejam mais antigas. A Coleção Igor Queiroz Barroso conta com cerca de 400 obras e destaca-se por selecionar não apenas artistas de grande relevância histórica, mas por buscar obras de especial significância na trajetória desses artistas. No Instituto estão expostas cerca e 190 obras de mais de 55 artistas.

Quando: até 19 de abril de 2023

Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros

Ingresso: gratuito


b. De tudo se faz canção.


Com um amplo panorama, a exposição, com mais de uma centena de obras, resgata os percursos da artista Vânia Mignone nos mais diversos formatos: desenhos, colagens, ilustrações para obras literárias, capas de discos, gravuras e pinturas.

O conjunto reunido chama atenção pela vivacidade das cores, pela expressividade de figuras em grande dimensão, além da diversidade de suportes e técnicas que aparecerem conjugados, mostrando um vasto universo de experimentação, em que referências da propaganda, do design, do cinema, das histórias em quadrinhos e da música convivem com trabalhos em escalas distintas.

O mural em grande escala e cores vibrantes dedicado ao recente episódio da tragédia humanitária yanomami, prossegue a curadora, não nos deixa esquecer que fazer canção é também refletir sobre o silêncio e suas consequências, sobre como narrar o desmedido e o intragável.

Quando: até 4 de junho de 2023

Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros

Ingresso: gratuito



22. Museu das Favelas


Recém inaugurado, o Museu das Favelas fica em um lindo palacete histórico no Centro de São Paulo.


Há 2 exposições em cartaz:


a. Favela-Raiz: traz instalações na parte interna e externa do museu e nos convida a entender a formação da identidade dos moradores das favelas.

b. Identidade Preta: 20 anos de Festival Feira Preta conta a história do maior evento de cultura negra da América Latina.

Onde: Palácio dos Campos Elíseos - Rua Guaianases, 1024, Campos Elíseos

Ingressos: gratuito. Reservar pelo link https://museudasfavelas.org.br/?page_id=2883

23. Museu da Imigração

Um dos nossos museus preferidos de São Paulo é o Museu da Imigração, onde entramos em contato com os nossos antepassados e a história do Brasil.

Exposições:


a. Migrar: experiências, memórias e identidades

A exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades” tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central.

Em oito módulos, aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, perpassando contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20, as políticas voltadas ao tema, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação do estado e da cidade de São Paulo.

Quando: longa duração

Onde: Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca

Ingressos: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos


b. África em São Paulo


A proposta da exposição é mostrar, em fotos e textos, a diversidade de africanos que adotaram a cidade de São Paulo nos últimos anos. São imigrantes - principalmente refugiados, mas não só - homens e mulheres, que vieram de países como Angola, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, e outros.

Quando: até 28 de maio de 2023

Onde: Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca

Ingressos: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos


c. Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão


Em parceria com a Fundação Japão, o Museu da Imigração inaugura a nova exposição temporária intitulada "Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão". A exposição se propõe a analisar as construções no Japão como produto de um diálogo entre o contexto histórico e o contexto espacial, apresentando um total de 80 intrigantes edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens a partir da perspectiva de ambientes construídos.

Quando: até 11 de junho de 2023

Onde: Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca

Ingressos: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos.



24. Presente! — Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo


A Exposição apresenta fragmentos da presença negra na história do Theatro Municipal de São Paulo, por meio de documentos e itens dos acervos do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e de instalações, destacando artistas negros que compuseram uma vasta programação de música, dança, eventos cívicos e culturais do Theatro Municipal, de 1915 aos dias atuais. Traz registros e memórias de homens e mulheres negras que atuaram e atuam no Complexo Theatro Municipal de São Paulo, com foco em seus ofícios.


Quando: até 29 de março de 2023

Onde: Praça das Artes - Avenida São João, 281

Ingressos: gratuito


25. Museu da Casa Brasileira e Instituto Sergio Rodrigues


A partir de 03 de fevereiro, o público poderá experimentar a peça assinada pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues, que será doada ao Acervo do MCB.


O painel expositivo ‘Poltrona Chifruda’ inclui o exemplar da poltrona concebida pelo Arquiteto em 1962 que será doado para o Acervo do MCB, fabricado por meio de um processo que utiliza ferramentas manuais e técnicas tradicionais da marcenaria artesanal, com madeira Muiracatiara e couro natural.


Na ocasião, a poltrona chamou a atenção da crítica de arte por suas formas inusitadas e pela liberdade expressiva. Sergio antecipou questões sobre a prática do design que foram suscitadas posteriormente no âmbito do debate da pós-modernidade. Uma de suas criações mais disruptivas, essa cadeira transcende o vínculo tradicional entre forma e função associado ao design da época e traduz grande habilidade de seus artesãos no trato do couro e da madeira, com linhas sinuosas, seções ovaladas de complexa usinagem e encaixes sofisticados que remetem longinquamente aos móveis tradicionais e às coisas selvagens.


Quando: a partir de 3 de fevereiro

Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h

Onde:Museu da Casa Brasileira - Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano

Ingressos: Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Sexta-feira, entrada gratuita


26. A Parábola do Progresso


Criado em fevereiro de 2016, o Instituto Gustavo Rosa é uma instituição sem fins lucrativos e visa promover a educação por meio da arte, desenvolvendo suas atividades sob o conceito “Pintando O Bem”, que trabalha a arte como fonte de inspiração preferencialmente para crianças e adolescentes com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais.


Gustavo Machado Rosa nasceu dia 20 de dezembro de 1946, em São Paulo e desde os três anos de idade a arte já fazia parte de sua vida. Desenhava cenas e figuras de seu dia a dia, que se tornaram personagens de sua obra, como a mulher com lata d’água na cabeça, os meninos empinando pipas, o sorveteiro e tantos outros personagens que espelhavam a sociedade do pós guerra.


O Instituto fica numa linda casa em Jardins, com a cronologia do artista, diversas obras e um espaço lúdico para as crianças, é super legal e em breve teremos post.


Horários: segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado das 10h às 14h

Onde: Rua Veneza, 920, Jardim Paulista

Ingressos: gratuito, pode só chegar lá ou reservar o ingresso pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/institutogustavorosa

No link acima sempre tem aviso das oficinas gratuitas que ocorrem aos sábados.


27. Submersas - Zipper Galeria


Idealizado em 2011, um ano após a criação da Zipper Galeria, o programa Zip’Up é um projeto experimental voltado para receber novos artistas, nomes emergentes não representados por galerias paulistanas. O objetivo é manter a abertura a variadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência entre artistas, curadores independentes e o público, dando visibilidade a talentos em iminência ou amadurecimento. Em um processo permanente, a Zipper recebe, seleciona, orienta e sedia projetos expositivos, que, ao longo dos últimos anos, somam mais de cinquenta exposições e cerca de 70 artistas e 30 curadores que ocuparam a sala superior da galeria.


Quando: até 28 de abril de 2023

Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h

Onde: Rua Estados Unidos, 1494

Ingressos: gratuito


28. Galeria e Usina Luis Maluf - Bicho Homem


Quando: até 3 de maio de 2023

Onde: Av. Brigadeiro Galvão, 996, Barra Funda

Ingressos: gratuito


29. Roberto Magalhães


A exposição é um sobrevoo sobre os cerca de 60 anos de trabalho de Roberto Magalhães. Sua poética se caracteriza por uma distorção do real, ou melhor dizendo, faz com que através dela percebamos o quão grotesca e paradoxalmente hilária pode ser a realidade. As formas de seus personagens, retratos, autorretratos, objetos e paisagens apresentam-se dissolvidos, estendidos, diminutos, divertidos e notoriamente fora da ordem. São cenas e personas ficcionais mas que constroem um forte laço associativo com o real. Aliás, ficção e realidade não encontram distinções muito evidentes na sua obra, pois se misturam e se complementam, como se uma se alimentasse da outra.


Quando: até 6 de maio de 2023

Horários: TERÇA A SEXTA / DAS 10H ÀS 19H / SÁBADO / DAS 10H ÀS 17H

Onde: Rua Estados Unidos, 1324 - Casa Triângulo

Ingressos: gratuito


30. Espaço What’s Next

O novo espaço imersivo What’s Next? de Gabriel Wickbold se propõe a ser um espaço em constante transformação. Durante o período de um ano, diversas exposições com obras do artista ocuparão o local a partir de diferentes configurações que, em comum, traçam uma linha entre passado e futuro e sugerem um diálogo entre a arte e a velocidade do nosso tempo.

Com uma proposta de imersão no universo criativo do artista ao longo dos últimos dezesseis anos, What’s Next? é uma provocação sobre o futuro e a nossa incessante necessidade de nos reinventarmos – seja como indivíduo ou como sociedade.

O futuro é imprevisível e parte integrante desta experiência: qual é o próximo desafio? Qual será a próxima exposição? Neste espaço, o público participa ativamente, vivenciando o passo a passo da transformação e descobrindo as experiências imersivas escondidas no ambiente. Acompanhe pelo site https://whatsnextgabrielwickbold.com.br e compartilhe. Queremos que este espaço também faça parte de você. Viva esta jornada.

Horários: Segunda à Sábado - 11h às 20h; Domingos e feriados - 10h às 18h

Onde: R. Oscar Freire, 916

Ingressos: gratuito


31. IM.FUSION


Nesta exposição o público irá vivenciar uma experiência lúdica e imersiva, que propõe uma reflexão sobre a forma como interagimos com os elementos naturais do ambiente, que impactam a própria evolução humana.


Quando: até 09/05/2023

Horários: segunda a sábado, das 11h às 21h; domingos e feriados das 14h às 19h

Onde: Shopping West Plaza - 3º Piso, Bloco A - Av. Francisco Matarazzo, s/n

Ingressos: gratuito



TEATROS


  1. A volta do musical “Ney Matogrosso: Homem com H” (novamente)

Nosso teatro preferido de 2022 vai retomar para uma nova temporada em um novo local. Como essa peça está muito bem comentada, sugerimos que corram para comprar ingressos. Nós vamos repetir a dose rs.


Sucesso de público e de crítica, o musical Ney Matogrosso – Homem com H, produção da Paris Cultural, tem mais uma temporada em São Paulo, entre os dias 17 de março e 23 de abril, desta vez no Teatro Procópio Ferreira. As apresentações acontecem às sextas, às 20h30, aos sábados, às 20h30; e aos domingos, às 19h.


O espetáculo tem texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo, que assina também a direção ao lado de Fernanda Chamma, e direção musical de Daniel Rocha. O cantor camaleônico Ney Matogrosso, grande homenageado no musical, é vivido no palco pelo ator Renan Mattos, escolhido por meio de um intenso processo de audições.


O elenco ainda conta com Vinícius Loyola (Cazuza), Hellen de Castro (Rita Lee), Marcel Octávio (Gérson Conrad), Arthur Berges (Vicente Pereira), Bruno Boer (cover Ney Matogrosso), Murilo Armacollo (Ney jovem), Fábio Lima (ensemble), Giselle Lima (Beíta), Juliana Romano (Regina Chaves), Marcos Lanza (Moracy do Val), Maria Clara Manesco (Luli), Maurício Reducino (Ensemble), Natália Antunes (Dance Captain), Matheus Paiva (João Ricardo), Tatiana Toyota (Elvira), Andreas Trotta (Dodi) e Vitor Vieira (Matto Grosso).


Quando: 17 de março a 23 de abril de 2023.

Sessões: sextas-feiras às 20h30; aos sábados às 20h30; e aos domingos às 19h.

Onde: Teatro Procópio Ferreira - Rua Augusta, 2.823


2. A Aforista


A peça apresenta essa mulher, a aforista, que caminha sem parar e abre sua mente ao público, com pensamentos em ritmo vertiginoso, excesso de informações, ansiedade e perturbação. Alguns pensamentos fluem de forma lírica e outros são angustiantes.

É uma peça sobre decisões, escolhas e caminhos tomados e onde eles nos levam.

Quando: 13/04 a 21/05/2023

Horários: quintas e sextas às 19h, sábados e domingos às 17h

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil: rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico

Ingressos: R$30 (inteira), R$15 (meia)

bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB

3. Eu Tenho uma História que se Parece com a Minha


O espetáculo é baseado no livro fotográfico de mesmo nome, e apresentado como uma peformance-instalação, que explora diferentes linguagens, para resgatar e compartilhar narrativas.

O público poderá vivenciar a estória, que pensa e discute a negritude para além dos estereótipos, tanto por meio da linguagem verbal, mas também através dos cheiros, da temperatura, das texturas, cores e sons presentes.

Quando: 13 a 15 de abril, às 20h e 16 de abril às 17h

Onde: SESC Pompeia - Rua Clélia, 93

Ingressos: R$30 (inteira), R$15 (meia) r R$10 credencial plena


4. Trevas ao Meio-Dia: Uma paisagem cênico-musical sobre a poética de Augusto dos Anjos


Cenas performáticas de poesias selecionadas do paraibano Augusto dos Anjos ocorrem, em paralelo a músicas ao piano, especialmente compostas para interagirem com os textos, extraídos de seu único livro, Eu e outras poesias.

O espetáculo traz o universo imagético e telúrico do grande poeta: a obsessão pela morte e suas precisões científicas, a força cruel do tempo inexorável, a imensidão cósmica, a escuridão e as forças obscuras do homem e da natureza.


Quando: De 03 a 24 de abril, às segundas-feiras, às 19h

Onde: Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94 – República – do lado do Metrô Anhangabaú

Ingressos: gratuitos, distribuídos a partir de 1h antes do espetáculo


5. Silvio Santos Vem Aí


A peça homenageia o maior apresentador da TV brasileira. É um musical 100% nacional que fala da trajetória de uma figura tão emblemática da nossa cultura popular, usando a música como fio condutor da história.


Antes do início do espetáculo, há um pré-show com diversas atrações do programa Silvio Santos ao longo de décadas no ar, como a “Porta da Esperança”, o “Foguete do sim ou não” e o “Roletrando”, além de um bar com comidas típicas do Domingo no Parque, como salgados, pipoca, refrigerante e algodão doce, entre outros.


Quando: 2 e 23 de abril, às 11h e às 14h30

Onde: Teatro Procópio Ferreira - Rua Augusta, 2823 - Cerqueira César

Ingressos: de R$75 a R$180 (dependendo do setor)


6. Musical O Mágico de Oz


Baseado na obra de Lian Frank Baum, o espetáculo O Mágico de Oz conta a clássica história de Dorothy, uma garota que tem sua casa levada por um ciclone, se perde em um mundo fantástico, e para saber o caminho de volta precisa encontrar o Grande Mágico de Oz. Com a ajuda da Bruxa Boa do Norte, e de seus amigos Espantalho, Homem de Lata e Leão, Dorothy segue pela estrada de tijolos amarelos em direção à Cidade das Esmeraldas. Porém, a terrível Bruxa Má do Oeste promete atrapalhar os planos da garota com feitiços, magias e gargalhadas..

Quando: até 30 de abril

Horários: quintas, sextas e sábados às 20h, domingos às 18h

Horários: Sábados e domingos, às 15h

Onde: Teatro das Artes – Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 Lj 409, São Paulo)

Ingressos: entre R$40,00 e R$100,00


7. Universo


O Coletivo Comum traz esta peça que aborda questões científicas e sociais contemporâneas, como a emergência climática, o especismo e as fake news, estimulando uma reflexão a respeito do nosso futuro como civilização


Há quase três décadas, o Coletivo Comum pesquisa estratégias cênicas e dramatúrgicas documentais e não psicológicas, neste trabalho partiu de textos considerados não teatrais, especialmente uma conferência proferida em 1994 pelo físico, astrônomo e astrofísico Carl Sagan (1934-1996). Desta forma, mostram as conexões entre a ciência e a vida cotidiana, procurando evitar a confusão entre opinião (doxa) e conhecimento (episteme).


Quando: de 14 de abril a 7 de maio de 2023

Horários: às sextas e sábados, às 21h30, e, aos domingos e feriados, às 18h30

Onde: Sesc Belenzinho - Sala Espetáculos I - Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho

Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia) e R$ 10,00 (trabalhador do comércio de bens, serviço e turismo credenciado no Sesc e dependentes)


8. Macbeth, do Eco Teatral


É uma montagem contemporânea do clássico de Shakespeare, que relaciona as questões do clássico ao atual contexto da política brasileira.


É uma releitura contemporânea sobre o golpe de estado e as dinâmicas de poder que estruturam a tragédia macbethiana.


Quando: 15 de abril a 08 de Maio

Horários: Aos sábados e às segundas, às 20h, e aos domingos, às 18h

Onde: Teatro de Contêiner - Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada) https://www.sympla.com.br/produtor/teatrodeconteiner



9. AGAMEMNON Voltei do supermercado e dei uma surra no meu filho


Na trama, um homem volta frustrado do supermercado, dá uma surra na sua família e resolve levá-la para jantar fora. No cardápio, asinhas de frango frito dividem espaço com doses de tragédia e esperança.

A proposta é refletir sobre a esperança em um mundo onde a abundância se tornou uma sentença de morte, pois ela gera descarte, miséria, descontrole climático e relações desumanizadas.


Quando: de 06 a 29 de abril de 2023

Horários: às quintas e sextas, às 20h, e, aos sábados, às 18h

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade ( Sala 3) | Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Ingressos: gratuitos, retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência


10. O Legítimo Pai da Bomba Atômica


O texto, inspirado na história real do físico judeu húngaro Léo Szilárd e na sua participação na construção da primeira bomba atômica, leva para o palco questões políticas, históricas e técnicas que envolvem a criação da bomba atômica e o que significaria para a humanidade o uso dessa arma na atualidade.

A montagem também contribui com um importante debate sobre questões étnicas como representatividade e lugar de fala, pois personagens reais de diversas nacionalidades (alemão, americano, húngaro etc.) são interpretados por atores nipo-brasileiros, integrantes do Coletivo Oriente-se.

Quando: e 28 a 30 de abril de 2023

Horários: sexta e sábado, às 21h, e no domingo, às 19h

Onde: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação ou pela plataforma Sympla.


11. Caros Ouvintes


Comemorando 9 anos de uma bem-sucedida trajetória, Caros Ouvintes, com texto e direção de Otávio Martins, já foi vista por milhares de espectadores e agora volta em cartaz para mais uma temporada no Teatro Uol, entre os dias 3 de março e 29 de abril. As apresentações acontecem às sextas às 21h e sábados às 20h.

Caros Ouvintes é uma comédia sobre o começo das telenovelas, sob o ponto de vista dos atores que faziam sucesso nas radionovelas. Na década de 1960, quando os aparelhos de televisão começaram a fazer parte das casas brasileiras, o público começou a prestar atenção não somente na voz dos personagens, mas também em sua imagem. Assim, muitos atores que faziam sucesso no rádio começaram a temer a TV: muitos galãs eram gordinhos e carecas, muitas mocinhas já eram senhoras.

Na comédia, a ação se passa numa das últimas emissoras a produzir radionovelas. O elenco prepara uma grande apresentação ao vivo, para depois se despedir do público em um palco armado do lado de fora da rádio.

Vicente, o produtor da radionovela, mantém com a atriz Conceição um caso amoroso que entra em colapso quando ela é chamada para estrelar uma telenovela. Empenhado para que o último capítulo seja impecável, Vicente conta com a absoluta lealdade e profissionalismo do sonoplasta Eurico e do locutor Wilson.

Vespúcio, o publicitário, quer que o casal romântico da rádio repita a dose na telenovela que seu cliente irá patrocinar, despertando ódio no ex-galã Péricles Gonçalves, Ermelinda Penteado e a cantora decadente Leonor Praxades. A série de atritos é desencadeada quando o anúncio de que o patrocinador passará a produzir telenovelas vem à tona, colocando em risco o final da radionovela.


Quando: de 3 de março a 29 de abril

Horários: Sextas às 21h; Sábados às 20h.

Onde: Teatro UOL - Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 - Higienópolis

Ingressos: Sextas - setor B - R$ 70,00 e R$ 35,00 (meia-entrada) e setor A - 100,00 ou R$ 50,00 (meia -entrada)

Sábados- setor B - R$ 90,00 ou R$ 45,00 (meia-entrada) e setor A- R$ 120,00 ou R$ 60,00 (meia - entrada).



12. Um Memorial para Antígona


O espetáculo olha para a Lei da Anistia, que inocentou os torturadores da ditadura civil-militar brasileira pelas lentes da tragédia grega de Sófocles.


Quando: 20 de abril a 14 de maio de 2023

Horário: de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h

Onde: TUSP – Teatro da USP – Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque

Ingresso: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)

Venda online em https://bit.ly/ummemorialparaantigona ou na bilheteria 1 hora antes do espetáculo



13. O Deus de Spinoza

O espetáculo O Deus de Spinoza reestreia no dia 04 de março, no Teatro Itália Bandeirantes, com direção de Luiz Amorim e texto de Régis de Oliveira. Além de Amorim, estão no elenco Bruno Perillo, Juliano Dip (estreando nesta temporada), David Kullock e Roberto Borestein.

Amsterdã, ano de 1677. O país fervilha culturalmente. Ali um livre pensador questiona as doutrinas e dogmas religiosos e políticos. Baruch de Spinoza é chamado a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim passa pelo Herem, a condenação judaica, equivalente à excomunhão, e vai viver no exílio da sua comunidade. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar de seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento. O espetáculo é pontuado por músicas ladinas do século XVII.

Quando: até 30 de abril

Horário: Sábados às 21h e domingos às 20h

Onde: Teatro Itália Bandeirantes - Av. Ipiranga, 344 - Edifício Itália - República

Ingresso: R$80 (inteira); R$40 (meia-entrada – estudantes, idosos, PCD e seus acompanhantes). https://bileto.sympla.com.br/event/80187?utm_source=pwa-symplabileto-production&utm_medium=webapp_share&utm_campaign=webapp_share_event_80187


14. Wicked


Após um encontro com o Mágico de Oz, elas se veem obrigadas a tomar uma decisão. Enquanto Glinda está determinada a se manter popular, Elphaba não quer trair seus valores morais. Inevitavelmente, suas vidas tomaram rumos muito diferentes. Uma nascida com pele verde esmeralda, esperta, impetuosa e incompreendida e a outra bonita, ambiciosa e muito popular. Apresentado pela Comgás, Wicked conta a história dessa extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte.

O musical aborda questões ligadas à injustiça e ao preconceito; é cômico e emocionante ao expor que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.

“Wicked” é o maior sucesso da Broadway escrito no século 21. Batendo recorde de vendas de ingressos nas primeiras 24 horas de anúncio, a nova montagem de “Wicked” faz história antes mesmo de estrear, com 30 mil ingressos vendidos até agora, a produção do Instituto Artium de Cultura, em parceria com o Atelier de Cultura, anuncia a temporada até 25 de junho de 2023, no Teatro Santander, em São Paulo.

A jovem atriz Gisele Alfano integra o elenco do espetáculo dessa edição de Wicked. Ela iniciou seus estudos na área artística aos 5 anos, com a Dança Clássica, sendo graduada pela Royal Academy of Dance. Aos 12 anos iniciou sua trajetória no Teatro Musical na Escola Allégresse Morumbi, onde viveu grandes protagonistas como “Fantine” em Les Misérables e “Janis Ian” em Mean Girls. Realizou o Summer Program em Teatro Musical na AMDA - American Dramatic Arts College de Nova York, e em sua constante formação teve como coaches grandes nomes do Teatro Musical como Cleto Baccic (Acting), Andreia Vitfer, Carlos Jr e Paulo Nogueira (Preparadores Vocais), Jhafiny Lima (Ballet e Jazz Musical) e Cinzia Alvarez (Arte Circense). Fez parte do elenco Fabi e Myra Broadway in Concert e está estreando em seu primeiro musical profissionalmente.

Quando: 9 de Março a 25 de junho de 2023

Horário: Quinta, Sexta, Sábado e Domingo às 19h30, Sábado e Domingo às 15h00

Onde: Teatro Santander - Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041


15. Kafka e a Boneca


Adaptado pela primeira vez para os palcos, o musical infantil Kafka e a Boneca, baseado em fatos reais vividos pelo autor Franz Kafka, chega ao Teatro do SESI-SP, em São Paulo. Produzido pela Marcenaria de Cultura, Rega Ínicio Produções e com realização SESI-SP, a peça tem a direção de Marllos Silva, responsável também pelo roteiro, e a direção musical de Daniel Rocha, que assina canções e arranjos dessa história que completa 100 anos em 2023. Com estreia marcada para 5 de março, a temporada, com ingressos gratuitos, tem sessões às quintas e às sextas-feiras fechadas para escolas, e aos sábados e domingos abertas para o público - essas com opções de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

Quando: de 5 março a 18 de junho de 2023

Horários: Quintas e Sextas, à 11hrs (exclusivas para escolas e grupos | agendamento por ccfagendamentos@sesisp.org.br)

Sábados e Domingos, às 15hrs (reservas pelo Meu Sesi)

Onde: Teatro do SESI-SP - Avenida Paulista, 1313, Bela Vista

Ingressos: gratuitos. As reservas para as apresentações da semana são disponibilizadas pela plataforma MeuSESI (https://www.sesisp.org.br/eventos) todas as segundas-feiras, a partir das 8h.


16. A última Sessão de Freud


A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner - indicado ao Prêmio APCA 2022 por este papel) o pai da psicanálise, e o escritor, poeta e crítico literário C.S.Lewis (Claudio Fontana), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.

Durante esse diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus.

No gabinete de Freud, na Inglaterra, eles conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.


Quando: até 30 de abril

Horários: Sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h

Onde: Teatro Bravos - Rua Coropé, 88, Pinheiros

Ingressos: Plateia Premium: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Plateia inferior: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Balcão: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)


17. GARGALHADA SELVAGEM


O espetáculo é uma sátira social que mostra por meio de situações comuns do dia a dia que o mais importante da vida é saber rir de si mesmo. A ideia é usar o poder corrosivo da comédia inteligente para satirizar nossos costumes e propor uma reflexão sobre nosso cotidiano, como a neurose da vida em uma grande cidade, os relacionamentos amorosos, a positividade quase artificial que a sociedade contemporânea nos exige e o artificialismo de algumas relações.



Quando: até 28 de maio de 2023

Horários: Sextas e sábados às 20h e aos domingos às 17h

Onde: TEATRO PORTO

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos

Ingressos: Plateia: R$ 100,00 e R$ 50,00; Frisas e balcão: R$ 50,00 e R$ 25,00

Bilheteria:

Aberta somente nos dias de espetáculo, duas horas antes da atração.

Clientes Cartão Porto Seguro têm 50% de desconto.

Clientes Porto Seguro têm 30% de desconto.



18. SERTÃO SEM FIM


A peça faz o cruzamento da história de três mulheres da comunidade de Três Outeiros de Macaúbas: Maria Tertulina, sua neta Tertulina Alves, e Maria Izabel, para criar a personagem e a história de Bastia, desde seu nascimento até sua viuvez.


A narrativa traz um olhar feminino sobre o sertão e aproxima questões do sertão nordestino ao corpo feminino.


CENTRO CULTURAL DA PENHA 12 e 13 de abril, quarta e quinta, às 20h Endereço: Largo do Rosário, 20 - Penha de França Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO 14 a 16 de abril, sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 18h Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba

Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

TEATRO CACILDA BECKER 12, 13 e 14 de maio, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h Endereço: R. Tito, 295 – Lapa Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo


TEATRO ARTHUR AZEVEDO – Sala Multiuso

19, 20 e 21 de maio, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo



19. Dolores - Minha Composição

Uma mulher poderosa, à frente do seu tempo, uma artista fugaz, que produziu muito, morreu jovem e não teve o merecido reconhecimento é o pano de fundo desta peça, sobre um ícone da Música Popular Brasileira, buscando resgatar e dar mais luz à trajetória da artista carioca.

A peça contempla tanto a vida dela, sua história quanto seu relacionamento com grandes figuras da música brasileira como Maysa, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Quando: até 16 de Abril de 2023

Onde: Itaú Cultural / Av. Paulista 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000

Horários: quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 19h

Ingressos: Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI - acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br


20. A Igreja do Diabo - Um Musical Imoral e Hilário

“A Igreja do Diabo – Um Musical Imoral e Hilário” é um espetáculo pop, inspirado no conto de Machado de Assis, no qual cansada de uma falta de organização a Diaba decide fundar sua própria igreja. A humanidade, aos poucos, adere a nova religião onde fazer atos de maldade é corajoso, e ser uma pessoa boa é a pior coisa que se pode ser. Logo, todos aprendem sobre “os sete ditados capitais” e começam a transformar o mundo em um lugar pior.

Através da comédia e com músicas pop e pop-funk, o espetáculo conta a história do conto em três partes distintas, em um único ato. A primeira sendo a ideia da Diaba e a criação da Igreja; a segunda em um dia na Igreja do Diabo já criada; e a terceira mostrando os efeitos da Igreja a longo prazo, tanto no céu quanto no inferno. A moral é o ponto central deste musical, e as músicas do estilo pop, acompanhadas por coreografias de linguagem queer, representam a sonoridade dominada por artistas mulheres e LGBTQ+ (que ao longo da história sempre foram vistos como imorais), além de dar versatilidade à narrativa.


Quando: prorrogado até 25 de abril de 2023

Horários: Segundas e Terças-Feiras, às 20h30

Onde: Teatro do Núcleo Experimental - R. Barra Funda, 637 - Barra Funda

Ingressos: R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia)


21. Madame Blavatsky - Amores Ocultos


A emblemática trajetória da escritora russa Helena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica, inspirou a criação deste monólogo, que pretende apresentar ao público essa figura complexa, dinâmica e independente, que foi responsável pela sistematização da moderna Teosofia (que, de maneira reducionista e simples, pode ser definida como o conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento direto dos mistérios da vida, da natureza e da divindade).

Quando: até 31 de maio de 2023

Horários: às terças e quartas 20h

Onde: Teatro Vivo - Av. Chucri Zaidan, 2460 - Morumbi

Ingresso: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)

Bilheteria: (11) 3279-1520 - Horário de funcionamento da bilheteria: 2h antes da apresentação.


22. DOM QUIXOTE

Dom Quixote é um marco da literatura mundial, riado por Miguel de Cervantes (1547-1616) como uma sátira aos romances de cavalaria da época.

Quase tudo em sua jornada é fruto de sua imaginação: luta contra moinhos de vento que pensa serem dragões e vive em busca da amada Dulcineia, mais uma invenção de sua mente sonhadora.

Esta montagem mostra que os desafios e perigos atuais não se apresentam sob a forma de cavalos ou lanças, tampouco moinhos de vento ou dragões. Em seu lugar, grandes metrópoles e a luta para sobreviver em meio a uma profusão de crises, smartphones e superpopulação. Ainda assim, nós, novos Quixotes nas grandes cidades, seguimos movidos pela capacidade de sonhar, pelo amor, pela empatia e a busca pela felicidade que Cervantes retratou. nos 126 capítulos da maior obra de ficção de todos os tempos.

Quando: até 21 de maio

Horários: 6ª às 21h, sábado duas sessões, às 19h e 21h e dom 17h

Onde: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233, Jardim Paulista / SP


23. O beijo no Asfalto


Um dos maiores legados do teatro rodrigueano, O Beijo no Asfalto ganha nova temporada na capital paulista. Com direção de Bruno Perillo, a peça ocupa o palco de um dos cartões postais de São Paulo, o Edifício Itália, onde está instalado o Teatro Itália Bandeirantes. As sessões são somente às quartas-feiras, de 1º de março a 26 de abril de 2023, sempre às 21h - os ingressos custam R$ 30 e R$ 60.


Um atropelamento. Um homem cai no asfalto, em plena Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. Na sua agonia, pede um beijo a outro homem que correu em seu auxílio. O beijo acontece, o atropelado morre, a multidão ao redor testemunhou. A partir desse acontecimento, uma tragédia se desenrola. O beijo no asfalto desmascara, com visceralidade, as raízes da sociedade brasileira, suas características, vícios e estigmas mais profundos.


Quando: até 26 de abril de 2023

Horários: todas as quartas, às 21h

Onde: Teatro Itália Bandeirantes - Avenida Ipiranga, 344 - Edifício Itália - Subsolo

Ingressos: R$ 60,00 (inteira); R$ 30,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência) pela plataforma Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/80564/d/181892/s/1229022

24. O Guarda-Costas - o Musical

Rachel Marron, uma cantora e atriz muito famosa, recebe algumas cartas anônimas com ameaças e seu agente contrata como guarda-costas, um ex-agente do Serviço Secreto: Frank Framer. Em meio a novas ameaças e atentados, Frank e Rachel se apaixonam.

O musical O Guarda Costas é baseado no longa estrelado pela diva Whitney Houston e Kevin Costner, sucesso de bilheteria com trilha sonora mais icônica de todos os tempos, contendo o hino ‘Will Always Love You’ e as indicadas ao Oscar de Melhor Canção, ‘Run to You’ e ‘I Have Nothing’. A obra agora ganha versão nacional com a adaptação da montagem original e promete encantar fãs de todas as idades.

O Guarda Costas - o musical é apresentado pela 4Act Entretenimento, produtora conhecida por produções como Grease, o Musical, Ghost – o musical, A Era do Rock e Castelo Rá-Tim-Bum – o musical.


Nós fomos na coletiva de imprensa e gostamos bastante. A atriz principal tem uma voz incrível.

Quando: partir de 16 de março de 2023

Horários: Quintas, Sextas às 21h; Sábados às 18h e 21h30; e Domingos às 19h

Onde: Teatro Claro SP – Shopping Vila Olímpia - R. Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia

Ingressos: de R$ 50,00 a R$ 200,00 em https://bileto.sympla.com.br/event/79308/d/173128


25. Once - O Musical


É a primeira vez que este espetáculo, que tem a música como protagonista, é encenado no Brasil. No exterior, ele foi vencedor de 8 Tony Awards, incluindo o de melhor musical.

O musical conta a história de um músico em Dublin, Irlanda, que apresenta suas composições próprias para arrecadar alguns trocados.

Um dia, uma imigrante tcheca se encanta por suas músicas e os dois acabam se conectando de forma intensa.

É um musical diferente pois, além de cantarem, representarem, dançarem, os atores também tocam seus instrumentos no palco, em um cenário intimista. Os instrumentos se tornam uma extensão dos corpos dos atores. Nós fomos na coletiva de imprensa e gostamos bastante.


Quando: até 30 de abril 2023

Horários: sextas às 21h; aos sábados às 21h e 17h e aos domingos às 16h e às 20h

Onde: Teatro Villa Lobos - Av. Dra. Ruth Cardoso, 4.777

Ingressos: entre R$25 e R$200


26. Pagú - Até Onde Chega a Sonda


Um manuscrito, ainda inédito, deixado pela escritora, poeta, feminista, desenhista, jornalista e militante Patrícia Rehder Galvão (1910-1962) é o ponto de partida para Pagú - Até Onde Chega a Sonda. O espetáculo tem direção de Elias Andreato e atuação de Martha Nowill - que também assina o texto.

Um pouquinho sobre Pagú

Jornalista, feminista, artista, escritora e desenhista, Patrícia Rehder Galvão (1910-1962) nasceu em uma família burguesa paulista, mas depois, seguindo as orientações do Partido Comunista se proletarizou e foi viver em Santos e no Rio de Janeiro. Dedicou boa parte de sua vida à militância política em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, além de ter viajado o mundo. Desde bem cedo, ela questionava os padrões patriarcais.

Pagú, apelido dado pelo poeta Raul Bopp, começou a escrever críticas contra o governo ainda na adolescência, aos 15 anos, quando se tornou colaboradora do Brás Jornal e assinava uma coluna sob o pseudônimo de Patsy. Sua estreia artística aconteceu em 1929, ao publicar seus desenhos politizados nas páginas da “Revista da Antropofagia”.

Apesar de Pagú só possuir 12 anos quando aconteceu a Semana de Arte Moderna, ela é considerada uma das grandes forças do Movimento Antropofágico – seu envolvimento começou sob a influência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Junto com Oswald, ela entrou para o Partido Comunista Brasileiro em 1931, quando foi presa pela primeira vez (ela foi presa mais de 20 vezes ao longo de sua vida). Ela e Oswald tiveram um filho, Rudá.

A autora fez importantes contribuições para o movimento feminista. No tabloide “O Homem do Povo”, por exemplo, questionava o papel da mulher na sociedade por meio de suas ilustrações. E no livro “Parque Industrial” (1933), denuncia mulheres exploradas por sua condição de gênero.

Publicou ainda o livro “A Famosa Revista” (1945), em colaboração com Geraldo Ferraz (com quem também teve um filho), e sua autobiografia “Paixão Pagu: A autobiografia precoce de Patrícia Galvão”, lançada em 2005 a partir de um texto até então inédito escrito em 1940. E “Safra Macabra”, uma coletânea de seus contos policiais escritos para a revista “Detective” em 1944, sob o pseudônimo de King Shelter, foi publicada em 1998.

Quando: 8 de março a 27 de abril

Horários: quartas e quintas-feiras, às 20h

Onde: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073 - Bela Vista

Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada)

27. Senhora X, Senhorita Y


De que maneira um texto escrito por um sueco no século 19 pode se relacionar aos dias de hoje? Com isso em mente, o coletivo Damas Produções criou o espetáculo Senhora X, Senhorita Y, uma paráfrase do clássico de August Strindberg (1849-1912) "A Mais Forte", publicado em 1889.

Sob o pretexto de representar a peça A Mais Forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando, com humor ácido, as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

11 a 14 de abril, de terça a sexta, às 20h

Endereço: R. Três Rios, 363 – Bom Retiro

Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Após a apresentação do dia 14 de abril, está programado um bate-papo


TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

20 a 23 de abril, de quinta e sexta, às 21h, no sábado, às 20h, e, no domingo às 19h

Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Após a apresentação do dia 23 de abril, está programado um bate-papo


TEATRO CACILDA BECKER

27 a 30 de abril, de quinta a sábado, às 21h, e, no domingo, às 19h

Endereço: R. Tito, 295 – Lapa

Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Após a apresentação do dia 30 de abril, está programado um bate-papo



28. O Arquiteto e o Imperador da Síria


Situada em uma ilha deserta, a peça se inicia com um desastre aéreo que leva seu único sobrevivente a entrar em contato com um nativo que jamais teve contato com outro ser humano. A partir dessa interação, o sobrevivente busca impor ao outro suas ideias de cultura e civilização, retratando a violência cultural inserida no processo de formação da sociedade.


O cenário é distópico e apocalíptico, com inspirações em múltiplas peças, acentuando os elementos narrativos contra o autoritarismo.


Ingresso: Gratuito - Retirar no Sympla ou na bilheteria uma hora antes do espetáculo


TEATRO PAULO EIRÓ 24 de março a 16 de abril, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

TEATRO CACILDA BECKER 05 a 07 de maio, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h Endereço: R. Tito, 295 - Lapa

TEATRO ARTHUR AZEVEDO 12 a 14 de maio, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

TEATRO ALFREDO MESQUITA 02 a 04 de junho, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

29. Bonnie & Clyde - Musical


Sem um palco convencional e com mesas que envolvem passarelas, o espetáculo se propõe a colocar o público dentro da história real do casal de bandidos que entrou para a história nos Estados Unidos durante a Grande Depressão. É um musical imersivo em que os atores interagem com o público.


Quando: até 14 de maio de 2023

Horários: Sextas-feiras às 20hs | Sábados às 15h30 e às 20hs | Domingos às 15h30 e às 20hs.

Onde: 033 Rooftop do Teatro Santander (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia)

Ingressos: de R$75 a R$250


30. Tantas Mulheres


É um espetáculo imersivo e interativo, que reúne, de forma inédita, três performances de Mana Bernardes.


Com a participação especial da curandeira, artista e ativista Ma Devi Murti, e com a mãe de Mana, a arteterapeuta Rute Casoy, a performance aborda temas como intensidades da relação de mãe e filha, movimento expressivo de mulheres, visceralidade, catarse, compulsão e cura.


Quando: apresentação única em 13/04/23, às 20h

Onde: Teatro Oficina - Rua Jaceguai, 520

Ingressos: de R$30 a R$100 ingressos no Sympla


31. A Cerimônia do Adeus


“‘A cerimônia do adeus’ é considerada por muitos críticos a mais importante comédia de Mauro Rasi, pois após 35 anos, continua atual.


Sinopse: refugiado em seu quarto, o jovem e revolucionário Juliano dá vida às suas duas maiores referências literárias: os existencialistas Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Através de uma relação quase obsessiva com ambos, ele busca enfrentar os desafios da despedida da adolescência, principalmente, no que diz respeito à relação conturbada com a sua mãe e o feminino e às dificuldades da convivência com a família e amigos.


Quando: até 21 de maio de 2023

Horários: Sextas-feiras às 20hs | Domingos e feriados às 18h

Onde: Teatro Anchieta - Sesc Consolação - Rua Doutor Vila Nova, 245

Ingressos: R$50 (inteira), R$25 (meia) e R$15 (credencial plena)

32. Cinderela

Clássico conto de fadas ganha forma dinâmica, com doze personagens apresentados por dois atores.

Quando: até 03 de junho de 2023

Horários: Sábados - sessões às 12h e às 15h.

Sessão extra dia 21/4 – sexta-feira, às 12h e 15h.

Onde: OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE - R. Três Rios, 363 – Bom Retiro

Ingressos gratuitos, distribuídos com 1 hora de antecedência.


32. Grupo Corpo


Criado em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo já criou mais de 40 coreografias e se apresentou em diversas cidades do mundo (Estados Unidos, Islândia, Coreia do Sul, Israel, México, Japão em muitos outros).


Nesta temporada, eles apresentam duas coreografias:


  • GIL REFAZENDO: espetáculo de alta intensidade, cuja coreografia foi toda criada a partir da música especialmente composta para ela, pelo grande Gilberto Gil.

  • BREU: com trilha sonora de Lenine, a coreografia traduz de forma poética a violência e a barbárie dos dias atuais.


Quando: de 27 de abril a 07 de maio de 2023

Horários: quarta à sábado, às 20h30 e domingo, às 17h

Onde: TEATRO SÉRGIO CARDOSO - Rua Rui Barbosa, 153

Ingressos: entre R$25 e R$180, à venda na bilheteria do teatro ou https://bileto.sympla.com.br/event/81547/d/187827



EVENTOS GASTRONÔMICOS



1. 30ª Edição do Restaurant Week


Evento que reúne os melhores restaurantes, oferecendo menus irresistíveis e completos, com entrada, prato principal e sobremesa, com preços mais acessíveis.


Quando: até 30 de abril de 2023. Clientes Nubank Ultravioleta tem semana exclusiva de 01/05 a 07/05.


Já fomos e recomendamos: Pandan, Banana Verde, Terraço Jardins Renaissance, Ziv Gallery (apenas visitamos, não comemos), Panifício Luce, Ecully, Cão Veio, Kofi & Co, L’Entrecote de Paris, Quadrado Restaurante, O Gato que Ri, Vicoboim, Forneria San Paolo, La Pergoletta, Cantina Gigio, Foglia, La Piadina, De La Paix Bistrô, Tea Connection, Empório do Tuga, Jacaranda, Marakuthai, Purana, Tahin, Farabbud.


Queremos conhecer: Condimento Café, Pato Rei, Duas Terezas, Gosteria, Gula Gula, Cantón, Tostado, Tappi, Citrino, Mojum, Dojour, Paellas Pepe, Toreto Valese, Petros Greek Taverna, Spaghetti Notte, Daje Roma, Tulsi Indian Cuisine, Atithi Indiano, Bambu, Bawarchi Indiano, Brodo Ristoranti, Cantina da Conchetta, MoDi Giardino, Quattrino, Rubaiyat, Tasca da Esquina.


Não gostamos tanto: Varanda Grill, Banana Café, Mamaggiore, Philippe Bistrô, Frank & Charles, Aguzzo Cucina.



2. Bar de Ostra no Atto


O restaurante Atto vai fazer um Bar de Ostras das 13h às 17h. A iguaria será servida fresca com limão e demais molhos, como mignonette e vinagrete de fruta. Também poderão ser degustadas vieiras cruas com limão siciliano, azeite, flor de sal e cebolete.


Faça a sua reserva pelo WhatsApp (11) 948100000

Onde: Rua Pais de Araújo, 138, Itaim Bibi

Quando: 15 de abril, das 13h às 17h


3. 3ª edição do Brooklin Taste


Nos dias 15 e 16 abril, na Praça Lions Monções, entre as ruas Flórida e Arandu, no Brooklin, acontece a 3ª edição do Brooklin Taste. Com entrada gratuita, a feira inclui atrações gastronômicas e culturais, área kids, espaço pet, shows e atividades interativas, totalizando 48 expositores. Estimando receber 10 mil pessoas, a missão é entregar uma experiência diferenciada e fomentar a economia de um bairro, que está em pleno crescimento e expansão.


Para o paladar, espere encontrar menus gastronômicos dos melhores restaurantes do bairro e arredores, incluindo Hyatt, Picanharia dos Amigos, La chica empanadas, A casa do Produtor, Gelato Boutique e muito mais. Aproveite também as opções de bebida do espaço WINE & BEER: seleção de cervejas e vinhos do Soul Botequim e chopp com laranja do Hoegaarden (Ambev).


Quando: 15 e 16 de abril

Horário: das 11h às 20h

Onde: Praça Lions Monções (entre as ruas Flórida e Arandu)

Ingressos: gratuito


4. Hamburgada do Bem


Projeto Social que distribui hambúrgueres para crianças em situação de vulnerabilidade. Você pode tanto fazer doações quanto ser voluntário na cozinha.


Quando: 15 de abril

Ingresso: R$47 (vão para o evento das crianças e para as refeições dos voluntários)


5. Festival do Pescado e Frutos do Mar do CEAGESP


Edição de Verão do Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp, com muita Lagosta Sapateira, para comer à vontade. A partir desta temporada, o evento vai contar ainda com opções de peixes e frutos do mar assados na brasa.

Quando: até 30 de abril de 2023

Horários: Às quartas, quintas e sextas, o horário será das 18h às 23h (somente jantar)

Aos sábados, funcionará a partir das 12h até 23h (almoço e jantar). Aos domingos, abrirá das 12h às 17h (somente almoço).

Onde: Espaço Gastronômico Ceagesp - acesso pelo Portão 4 da Ceagesp (altura do nº 1946 da Av. Dr. Gastão Vidigal, no bairro Vila Leopoldina)

Valor: R$129,90 por pessoa para comer à vontade. Crianças de 6 a 10 pagam metade do valor e crianças até 5 anos não pagam.

6. Águas de Janaína

Evento que ocorre na frente do Bar da Dona Onça para comemorar o 15º aniversário do estabelecimento. Esse ano terá a apresentação do cantor Otto, Thobias da Vai-Vai e Elizete Rosa

Onde: Avenida Ipiranga, 200, lojas 27/29, Centro, telefone 3257-2016

Quando: 11 de abril, 17h.

Entrada gratuita.


7. Heineken 0.0 Icebox Bar


Inspirado no icônico mapa ICEBOX do jogo VALORANT, Heineken te convida para uma experiência de bar única!

Atualmente, todo jogo online forma em torno de si uma comunidade própria. E dessa forma os games se tornaram assim como os bares um lugar de conexão entre as pessoas. Agora a Heineken convida você para curtir tudo isso junto e misturado numa experiência gamificada que não vê fronteiras entre o mundo físico e o digital.

Tudo no espaço segue a temática do FPS Tático VALORANT, desde a entrada no lobby imersivo, passando pelo bar de radianitas, indo para arena 5x5 onde você poderá jogar partidas emocionantes e, por fim, curtir nosso rooftop com DJs e uma vista incrível do lugar todo! Lembrando que o HEINEKEN 0.0 ICEBOX BAR estará aberto por tempo limitado!

Quando: Até 23/04

Horário de funcionamento: Sextas das 17h às 22h; Sábados, domingos e feriados das 15h às 22h

Onde: Rua Aspicuelta, 322, Alto de Pinheiros

Ingressos: Toda segunda-feira 10h, abrem o cadastro para as reservas da semana. Mas a presença também pode ser garantida presencialmente, você pode ir até a casa e será atendido conforme ordem de chegada, de acordo com a capacidade do espaço. Link: https://iceboxbar.heineken.com.br/registro/?u=c894f9f5-1c74-4adc-96cb-782fe48b490f


EVENTOS GERAIS


1. CINE NA PRAÇA


Cinema ao ar livre no Parque do Povo está de volta


Todas quintas às 19:00.


-Dia 13/4, “Forrest Gump (1994)”, um dos melhores filmes já produzidos (segundo a nossa opinião), invade a telona do Cine.


-Dia 20/4, teremos o emocionante filme “Gilbert Grape: Aprendiz de Um Sonhador (1993)” com o jovem Leonardo DiCaprio em uma atuação incrível ao lado de Johnny Depp!


-Dia 27/4, apresentamos o filme “Tudo Que Quero (2017)”, com a prodígio Dakota Fanning.


Onde: Portão 2 do Parque do Povo: Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros, São Paulo - SP

Gratuito


2. Mostra de Cinema Árabe Feminino


Serão exibidas 36 sessões presenciais, incluindo 3 acessíveis, com programação composta por curtas, médias e longas-metragens, todos dirigidos por mulheres de origem árabe. A seleção de filmes inclui produções e coproduções de variados países: Argélia, França, Tunísia, Egito, Líbano, Marrocos, Dinamarca, Síria, entre outros. Além das exibições no cinema, a programação inclui atividades paralelas (masterclass, debates e mesas-redondas). A mostra é gratuita.


Ingressos: R$10 (inteira) / R$5 (meia) - bb.com.br/cultura

Quando: até 14/05

Onde: CCBB SP - R. Álvares Penteado, 112

Dica: aproveitem para ver a exposição gratuita de Marc Chagall



3. Programação de fevereiro das Oficinas Culturais


As Oficinas Culturais Alfredo Volí, Oswald de Andrade e Maestro Juan Serrano promovem diversas atividades durante março.


Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera

Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas.




4. Passeios a pé por São Paulo com a Sob Olhares


Dia 15.04 às 13:30 hs - Campos Eliseos: a Belle Époque Paulistana

Dia 16.04 às 10:00 hs - a definir


Tours excelentes com a Porfa. Dra. Stamatia Koulioumba, arquiteta! Nós já fizemos o da Barra Funda e amamos.


Inscrições por Direct



5. Eventos do Meyfe


O Instituto Meyfe é um espaço seguro, acolhedor e livre de julgamentos para mulheres que querem fortalecer a sua relação com seu corpo e autoestima através da dança, movimento, arte e diálogo, em comunidade. Oferecem aulas de dança, treinamento funcional, mat pilates, yoga e eventos com especialistas de diversas áreas da saúde, como ferramentas para potencializar o autoconhecimento, autoconfiança e os cuidados com a saúde física e mental.

Dia 15.04 às 15h - Aula de dança gratuita na Feira Criativa Mente no Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré)


Dia 29.04 (horário a ser divulgado) - Workshop Coragem Afetiva


Inscrições por Direct



6. In-Edit Brasil


15ª edição do Festival Internacional do Documentário Musical, o In-Edit Brasil acontecerá em junho, mas o Espaço Cultural Centro da Terra vai exibir de março até junho 1 filme de destaque do evento, todas às quartas-feiras, às 20h


Programação de abril:


-5/4: Paulo César Pinheiro – Letra e Alma

-12/4: O Piano Que Conversa

-19/4: Toada para José Siqueira

-26/4: O Fabuloso Zé Rodrix


Onde: Espaço Cultural Centro da Terra: Rua Piracuama, 19, Perdizes.


7. Casa Clube Sephora


Iniciativa que une esporte e beleza realizada pela Sephora. Haverá aulas de beach tennis, vôlei na praia, funcional, Cardio&Core, yoga, pilates, Strong, fit dance e zumba.

Vocês podem comprar ingresso para uma atividade específica ou então para o Day Use do espaço.


Quando: até 19/04

Onde: Rua Taques Alvim, 462, Cidade Jardim

Ingressos: https://casaclubesephora.byinti.com/#/ticket/ (o ingresso é 100% revertido em produtos na Sephora)



FEIRAS E FESTIVAIS CULTURAIS


1. Feira Jardim Secreto


Quando: 15 de abril

Horário: 10h às 19h

Onde: Praça Dom Orione, Bixiga


2. Feira do Bem


Quando: 16 de abril

Horário: das 10h às 19h

Onde: Praça Cidade de Milão - Avenida República do Líbano x Diogo Jacome - Próximo ao Portão 7 da entrada do Parque Ibirapuera.


3. Feira Misturô


Quando: 15 e 16 de abril

Horário: das 12h às 19h (sábado), e até às 18h (domingo)

Casa B2Mammy - Rua Mateus Grou, 576 (onde fica o Meyfe)


4. Feira Ofício


Quando: 15 de abril

Horário: das 10h às 18h

Endereço: Rua General Jardim, 485 ao 576, Vila Buarque


5. Feira das Cecílias


Quando: 15 de abril

Horário: das 12h às 19h30

Endereço: Rua Barão de Tatuí, 387, Santa Cecília


6. Feira Casa de Alice


Quando: 15 e 16 de abril

Horário: das 11h às 19h

Endereço: Beco do Batman, Vila Madalena


7. Feira Criativa Mente


Quando: 15 de abril

Horário: das 11h às 19h

Endereço: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500

Às 15h terá aula de dança gratuita do Meyfe


8. Jump Around


O maior castelo inflável da América Latina está de volta em São Paulo, ainda maior e com mais atividades.

O espaço conta com enormes escorregadores, desafiadoras estruturas de escalada , pistas de obstáculos e muito mais.

É diversão para todas as idades!

Quando: até 28 de maior de 2023

Horário: de quinta-feira a domingo, das 15h às 21h.

Endereço: Mooca Plaza Shopping - Rua Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Vila Prudente

Ingressos: R$49,90 por 30 minutos. A cada minuto extra será cobrada uma taxa de R$2 (dias úteis) e R$3 (finais de semana).

Crianças com idade até 5 anos pagam ingresso e deverão estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, que não paga o ingresso.

Acima de 5 anos completos, não há necessidade de acompanhamento. Mas caso o responsável deseje participar, deverá comprar ingresso para ele e para a criança.

Atenção: é preciso chegar com 30 minutos de antecedência do horário marcado para fazer o check-in.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page