O aniversário do ícone da cidade é hoje, dia 08 de dezembro, que nesse ano, cai o domingo, dia em que a avenida é toda dos pedestres. Em uma cidade que cresceu desordenadamente, ela já nasceu planejada, acompanhando a expansão da cidade para além da região central e foi a primeira via a receber asfalto, em 1909.
Muito já se falou e escreveu sobre a amada avenida e inúmeros são os sites com roteiros por ela. Mas hoje trouxemos para vocês uma visão segmentada da eclética via, que diariamente emana a imensa diversidade de nossa cidade tão plural.
A PAULISTA ARQUITETÔNICA é descrita no livro “Um Guia de Arquitetura de São Paulo”, organizado por Fabio Valentim, que descreve 12 edifícios projetados por competentes e renomados arquitetos. Aqui destacamos 2 deles:
CONJUNTO NACIONAL: o nosso queridinho ocupa uma quadra inteira da avenida, onde ficava a mansão de Horácio Sabino, comprada pelo empresário argentino Jose Tijurs, que sonhava em transformar a avenida Paulista, que era residencial, na Quinta Avenida de São Paulo.
Em 1954, o arquiteto David Libeskind projetou um edifício de uso mesclado entre salas comerciais e residenciais, com galerias comerciais transitáveis, oferecendo aos pedestres percursos cobertos e espaços de uso coletivo. Estão lá lojas, restaurantes, o @cinemarquise e o @bluenotesp, filial da famosa casa de shows americana, com programação incrível.
EDIFÍCIO 5ª AVENIDA: de uso comercial, foi resultado de um concurso privado, cujo ganhador foi Pedro Paulo de Mello Saraiva, um dos expoentes da chamada “Escola Paulista”, caracterizada pelo amplo uso do concreto armado. O térreo duplicado abriga lojas e ele se completa com um lindo pergolado.
A PAULISTA LITERÁRIA – vamos começar este percurso pelo fim:
Passagem Literária da Consolação: na década de 70, a prefeitura decidiu construir túneis para circulação dos pedestres na Paulista. Mas o único construído foi essa passagem, que permite cruzar a Consolação por baixo e ainda aproveitar o sebo da Via Libris.
@livrariadatravessa: originária do Rio de Janeiro, tem filiais em Lisboa e, aqui em São Paulo, conta com esta unidade dentro do @imoreirasalles, em Pinheiros e outros bairros da cidade. Seu acervo é moderno e os ambientes convidam para uma boa leitura.
@drummond.livraria: inaugurada em 04/10/22, fica no Conjunto Nacional e é mais um delicioso espaço de cultura, gerando conexões na Paulista.
No Centro Cultural da @fiespsaopaulo fica a livraria que, além de publicações diversas, conta com os catálogos de arte de todas as exposições realizadas pelo Sesi-SP.
O conjunto de salas de cinema @reserva_cultural conta com uma livraria que é um verdadeiro deleite para os cinéfilos.
A @livrariamartinsfontes reúne mais de 800 mil títulos em seu acervo, sendo que 250 mil são para pronta-entrega. É o lugar ideal para encontrar aquele livro que você tanto procurava.
Chegamos ao começo da avenida, onde fica a @livrariadavila dentro do @patiopaulistashopping, com acervo diversificado, ambiente agradável e uma sessão dedicada ao mundo geek.
A PAULISTA DOS MUSEUS vai muito além do MASP:
@imoreirasalles chegou em 2017 para divulgar a música, fotografia, cinema e arte. Proporciona uma linda vista da avenida, conta com a biblioteca mencionada acima e o restaurante Balaio IMS.
@masp dispensa apresentações, pois é um clássico, tanto pelo acervo quanto pela arquitetura icônica de Lina Bo Bardi.
Em março de 2025, o museu ganha um novo prédio com 14 andares, aumentando em 66% sua capacidade expositiva. Os dois prédios serão interligados por um túnel subterrâneo.
@centroculturalfiesp sempre tem alguma exposição legal, além de sediar uma livraria (mencionada acima) e um teatro, com apresentações gratuitas.
@itaucultural oferece exposições tanto permanentes quanto temporárias, além de diversas atividades, para inspirar o potencial criativo das pessoas.
@sescavpaulista é um centro de cultural e de lazer, com uma surpresa em cada andar, incluindo um mirante no último, com vista de tirar o fôlego.
@casadasrosas fica em um casarão de estilo clássico e oferece várias opções culturais, além de ser uma oportunidade de conhecer um casarão preservado do início da avenida. Você pode tomar um café nos lindos jardins, no @cafferistoro.
@kccbrasil: o espaço conta com exposições, cursos e workshops para vocês conhecerem mais da cultura e da gastronomia coreana.
@japanhousesp: prédio arquitetônico moderno, cuja fachada é feita com “hinoki, cipreste japonês, com mais de 70 anos de idade, e painéis em malha coberta com washi, papel japonês artesanal”. Abriga várias exposições.
Essas são apenas algumas das vocações dessa avenida incrível. Ainda poderíamos destacar a Paulista dos Parques, das Compras, dos Restaurantes, mas estas ficam para uma próxima vez. Só não deixem de aproveitar todo o ecletismo da queridinha dos paulistanos.
Para mais dicas, sigam-nos no Instagram @indicasp
Comments