Ainda em clima natalino, resolvemos trazer para vocês um pouco da história desse doce clássico de natal.
Vocês sabiam que o Brasil é o terceiro país que mais consome Panettone no mundo, precedido pelo Peru, em segundo lugar e pela Itália, em primeiro?
A origem do panettone é um mistério...existem várias lendas e o que todas tem em comum é contar que essa iguaria natalina surgiu em Milão, na Itália.
Uma das lendas conta que ele foi inventado pelo padeiro Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, na época de Ludovico, o Mouro (1452-1508). Outra conta que ele foi inventado na própria cozinha de Ludovico, por acidente, por um cozinheiro chamado Antonio. E ainda tem a versão de que foi inventado no século III, d.C.
O fato é que o panettone é uma receita de tradição coletiva e, portanto, não se pode determinar com precisão absoluta seu lugar e data de nascimento. Sabemos que seus ancestrais são os pães doces ou pães de festa, aqueles com adição de açúcar, passas ou especiarias e especialmente consumidos em datas festivas.
Essa iguaria natalina chegou à América do Sul graças aos milhões de emigrantes italianos que entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX atravessaram o Atlântico em busca de oportunidades por aqui.
Depois dessa introdução histórica, contamos aqui que, mesmo em plena pandemia, o Estadão promoveu sua degustação anual de panettones e chocottones, virtualmente. Trouxemos aqui alguns ganhadores:
PANETONE:
1º lugar ficou o Iza Frutas Secas e Nozes, da @iza_padariaartesanal
2º lugar ganhou a tradicional padaria Di Cunto, desde 1935 na Mooca @dcmoocaoficial
3º lugar ficou o Panettone Artigianale Naturale da também tradicional Casa Santa Luzia @casasantaluzia
Outros panettones que os jurados provaram: Deli Garage MBee Panettone de frutas com mel de jataí @deli_garage; Fazemos Pão Tradicional @fazemos.pao, Eataly Tradizionale @eatalybr, dentre outros. Muitos estão presentes no nosso post de natal de 2020.
Ainda não provamos nenhum desse panettones, mas ficamos com água na boca!!
CHOCOTONE:
1º lugar ficou o Bráz Chocolate e Laranja, da famosa pizzaria @brazpizzaria
2º lugar ficou com o Lindt Gotas de Chocolate Amargo. Amamos os chocolates @lindt_brasil e ficamos curiosas para experimentar o chocotone!
3º lugar ficou a única marca importada da degustação, La Pastina @lapastina.oficial. Gostamos das massas e molhos da La Pastina e queremos conhecer o chocotone.
Outros chocotones que os jurados provaram: Ofner Gotas Premiun da tradicional doceria @ofner – já provamos panetones, chocotones e stolen da Ofner e adoramos! Chocotone da Gallette, com cobertura de chocolate @gallettechocolates; Dengo Gotas de Chocolate ao Leite @dengochocolates. Esse nós provamos essa semana e gostamos! Pelo nosso gosto, poderia ter um pouco mais de chocolate
Comments