O que acontece nos subterrâneos de São Paulo?
Tentamos responder essa pergunta separando algumas dicas de lugares para ir e conhecer nos subterrâneos da cidade.
1. Bar dos Arcos
Localizado no Theatro Municipal, construção ícone da arquitetura da cidade, o Bar dos Arcos fica no subterrâneo do Theatro.
O bar conta com um espaço amplo, com grandes balcões luminosos, diversas bebidas e comidas e com as originais paredes de tijolos.
Fotos: instagram @bardosarcos
Endereço: Praça Ramos de Azevedo s/n, no Theatro Municipal, Centro
Horário de funcionamento: terça e quarta, das 18h à 1h; quinta e sexta, das 18h às 2h; e sábado, das 18h às 3h.
2. Passagem Literária da Consolação
Um pedacinho de silêncio no meio da agitada Avenida Paulista, a Passagem Literária da Consolação é um túnel para pedestres na Rua Consolação. Esse túnel se transformou na passagem, repleto de arte e cultura. Conta com sebos, exposições e até apresentações musicais.
Fotos: @willian_moraes_fotografia; @rafa_escossia; @erick.d.cardoso; @prialvezbr; @passagemliteraria_consolacao; @sandro_fortunato.
Endereço: Rua da Consolação, 2423, Consolação.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h.
3. Cripta da Catedral da Sé
A Cripta da Catedral da Sé está localizada a 7 metros abaixo do altar da Catedral, em um espaço de 620 metros quadrados. Ela tem 102 anos de existência e abriga restos mortais de importantes personagens da história paulista.
Lá estão os túmulos de 15 bispos brasileiros e portugueses que atuaram em SP e o túmulo do cacique Tibiraçá (um dos primeiros indígenas a ser catequizado na cidade)
Endereço: Praça da Sé, Centro.
Entrada: em 2018, era R$7,00 para entrar na cripta.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h
4. Teatro Centro da Terra
O Centro da Terra é um espaço cultural independente brasileiro, sem fins lucrativos. A sua programação é dirigida a todos os públicos e tem como foco produções, apresentações e ações com foco em Música, Cinema, Artes Cênicas e Visuais.
Ele está localizado a 12 metros abaixo da terra, e foi inaugurado em 3 de setembro de 2001, após 10 anos de obras e escavações. Para chegar ao teatro, é preciso descer por túneis e escadarias (com luzes e capacete de obra até), mas a casa também conta com elevador.
Nós fomos em uma festa infantil lá que foi super legal.
São 4 andares com salas de ensaios e atividades de pesquisa, escola de arte, música e teatro (Grão do Centro da Terra), o palco e até um terraço onde acontece a yoga.
Endereço: Rua Piracuama, 19, Perdizes.
Programação e horários de funcionamento: http://centrodaterra.org.br/programacao
5. Casa das Caldeiras
A Casa das Caldeiras é um edifício fabril da década de 1920, construído para abrigar caldeiras vindas da Europa, que produziam energia para todo o parque industrial. Em 1986 esse complexo foi tombado pelo CONDEPHAAT e IPHAN, como edificação remanescente das IRFM - Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.
É possível conhecer seu subsolo.
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h
As visitas devem ser agendadas: http://casadascaldeiras.com.br/
6. Aquário Subterrâneo do Parque da Luz
O Parque Jardim da Luz é o parque mais antigo de São Paulo, inaugurado em 1825. Ele fica bem próximo à Pinacoteca de São Paulo, é uma ótima ideia unir os dois passeios no mesmo dia.
O jardim conta com variadas espécies vegetais, espelhos d’água, fonte e esculturas de Victor Brecheret. Além disso, conta com uma atração inusitada: um aquário subterrâneo.
A entrada é por meio de uma pequena caverna em forma de túnel, com vidros laterais criados para que o público veja a grande variedade de peixes que está lá. Infelizmente, o aquário não é bem conservado. Porém, está passando por uma manutenção segundo o site da Prefeitura.
Endereço: Rua Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro
7. Monumento à Independência
Esse Monumento fica dentro do Parque da Independência, onde D. Pedro I proclamou a emancipação do Brasil de Portugal. O Monumento é um conjunto escultórico feito em granito e bronze pelo italiano Ettore Ximenes e inaugurado em 7 de setembro de 1922.
Em 1953, uma cripta foi construída no interior do Monumento para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas, as imperatrizes D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg.
Endereço: Praça do Monumento, s/n, Ipiranga.
8. Obelisco Ibirapuera
Monumento símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o Obelisco é o maior monumento da cidade, com 72 metros de altura.
Sua construção iniciou em 1947 e ele foi inaugurado apenas em 9 de julho de 1955. Ele é tombado pelo CONDEPHAAT.
Lá é possível visitar o mausoléu aos "Herois de 32", local em que estão os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (M.M.D.C), mortos durante a Revolução de 1932, e de outros 713 combatentes.
Fotos: http://netleland.net/sao-paulo/os-misterios-as-curiosidades-e-os-descasos-no-mausoleu-de-32.html ; https://jornalzonasul.com.br/obelisco-foi-reaberto-no-ibirapuera/ ; https://artebrasileiros.com.br/cultura/artista-responsavel-pelo-obelisco-do-ibiraquera-completaria-120-anos-hoje/ ; https://cidadedesaopaulo.com/atrativos/obelisco-mausoleu-aos-herois-de-32/
9. Subastor - Bar do Cofre
O Bar do Cofre fica localizado no Farol Santander, no centro de São Paulo, local onde antigamente funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo.
O bar conta com uma temática toda de banco, com portas de cofres de 16 toneladas, grades, gavetas de correntistas etc. Os drinques e comidas são por conta do Subastor.
Endereço: Rua João Brícola, 24, Centro
Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 16h à 00h; sexta das 16h à 1h; sábado das 14h à 1h; domingo das 14h às 20h.
10. Raiz Club - Jacarandá
Nas raízes do Jacarandá, a 15 degraus abaixo do restaurante (e da árvore Jacarandá), encontramos o Raiz Club, um speakeasy bar como nos tempos da "lei seca" americana dos anos 20.
Lá acontecem encontros intimistas com música boa regada a drinks clássicos.
Fotos do @raizclubsp
Endereço: Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros.
Horário de funcionamento: Quarta a sexta das 19h às 00h; domingo das 19h às 22h.
11. Passeio Túnel da Rota
O Túnel da ROTA ligava o prédio do quartel de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar à antiga penitenciária da Avenida Tiradentes e à outras bases de segurança da polícia. Antigamente, contava com 3 km de extensão. porém hoje tem apenas 100 metros.
O túnel abriga uma pequena galeria com fotografias de época, cartazes e objetos antigos. O prédio é tombado pelo CONDEPHAAT.
Endereço: Avenida Tiradentes, 440, Luz
Comments