top of page

Dia de São José = Zeppola

Quando o dia de São José (19/03) se aproxima, lembro-me do meu pai, que era devoto do santo, levando-o, inclusive, no nome: José Eduardo. Ele contava que sua mãe fizera uma promessa a São José para que ele nascesse saudável e, como o pedido se concretizou, ele ganhou o santo no nome.


São José é padroeiro dos carpinteiros, trabalhadores e das famílias e os italianos tem um doce tradicional que homenageia o santo: zeppola ou zeppole (no plural, já que vamos comer vários!)


Como geralmente acontece, a origem do doce é incerta. Pode ter sido na Roma Antiga, em Nápoles no século XVI ou na Sicília, durante a Idade Média. Independente de sua origem, o doce está por toda Itália e os imigrantes italianos o espalharam pelo mundo, incluindo São Paulo.


Começamos pela zeppola da centenária @dcmoocaoficial, com massa frita, deliciosamente lambuzada com mel de flor de laranjeira e castanhas de caju. O recheio de creme completa esta delícia, que é oferecida o ano todo, desde a década de 50, mas os pedidos se intensificam próximo à data de São José.




Na @confeitaria.asti a massa  é frita em óleo de coco, passada em açúcar e canela e finalizada com 3 cerejas (que representam o Pai, o Filho e o Espírito Santo). Inclui recheio de creme delicioso



A @ilpastaio_rotisserie oferece a zeppola o ano inteiro, com recheios variados. Provamos a tradicional, recheada com um creme super macio e delicado, simplesmente perfeito! A massa choux é assada e passada no açúcar, mas no dia de São José, ela é frita, mantendo a tradição.




Na confeitaria da @casasantaluzia a zeppola é encontrada apenas esta semana e sob encomenda durante o restante do ano. A equipe optou pela massa assada, por ser mais leve, recheada com creme e com cerejas por cima. Estava maravilhosa!



Desistimos de escolher a mais gostosa! Então nossa sugestão é que vocês façam como nós: experimentem uma de cada!!

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page