top of page

FELICIDADE EM FORMA DE COXINHA!

No dia 18 de maio é comemorado o Dia da Coxinha e, como a maioria das receitas, sua origem é incerta e com várias versões.


Uma das versões da origem da coxinha nos remete à Fazenda Morro Azul, em Limeira, interior de São de Paulo, no século XIX e conta que foi a criatividade da cozinheira da Princesa Isabel, que inventou a receita para suprir a falta da coxa de frango, parte preferida do filho real.


A outra versão diz que ela pode ter surgido como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha, vendidas nas portas das fábricas no século XX, sendo a releitura de uma receita francesa de coxa-creme.


Mas em uma coisa todos podemos concordar: aqui no Brasil ela chegou ao estado da arte e ganhou infinitas variações: com Catupiry, só de queijo, com legumes, de jaca, com recheios doces e até fondue de coxinha!


A coxinha de frango com Catupiry mais famosa do estado é a da @padariareal_oficial, de Sorocaba, produzida desde 1990 e que, para sorte dos paulistanos, abriu uma unidade para delivery em 2021, via Ifood. Eles lançam um sabor novo todos os meses.


Ainda não provamos a famosa coxinha, que já está em nossa (grande) listinha dos desejos.


@benditafilosalgados é uma fábrica de salgados, com 15 anos de mercado e fornecedora oficial dos bares mais famosos de São Paulo. Portanto, preparem-se para ter em casa as coxinhas (e outros salgados) típicas de boteco, com bastante recheio e super gostosas! É só tirar do freezer, aquecer as iguarias crocantes e se deliciar!




Da @paoeporcao experimentamos as coxinhas de frango, frango com Catupiry, de costela, de cogumelos e de brócolis com queijo: todas saborosas, equilibrando harmoniosamente massa e recheio, além de caprichadas, como tudo que elas preparam.  As de cogumelos e brócolis surpreenderam no sabor e consistência!




Conhecido como “boteco carioca” em São Paulo, o tradicional @barpirajá ocupa uma esquina de Pinheiros desde 1998, com suas mesinhas na calçada, ambiente descontraído, chopp gelado e uma lista infindável de petiscos, da qual escolhemos as coxinhas.

Aqui ela é preparada com massa de batata baroa, ou mandioquinha, para os paulistanos, dando um sabor especial ao salgado. O recheio é cremoso e na proporção bem equilibrada com a massa, derretendo na boca.




No @frangobar, bar tradicional localizado na Praça Nossa Senhora do Ó, com jeito de cidade do interior, as coxinhas chegam crocantes, com recheio cremoso de frango com Catupiry. Ideais para acompanhar os diversos rótulos de cerveja que o bar oferece.


Fomos ao Frangó há bastante tempo, precisamos voltar para relembrar essa experiência deliciosa!


O @velosobar fez vários testes até chegar à deliciosa versão sequinha e cremosa que faz a alegria de pessoas do Brasil todo. Elas ficam ótimas com as caipirinhas que o bar prepara com esmero.


Desde 1971, @araberosima enriquece as refeições dos paulistanos com pratos tradicionais da culinária árabe. No cardápio também estão coxinhas com recheio delicioso de peito de frango, bem suculento. Oferecem também a versão coquetel, ideal para qualquer tipo de evento. 


Para se esbaldar com mais de 60 sabores, a dica é aproveitar o rodízio do @santacoxinhaoficial. O salgado tem recheios clássicos, como o de frango, com ou sem Catupiry, de calabresa, de milho, e alguns diferentes, como brócolis, mexicana, atum e além dos recheios doces. Com certeza tem um sabor que vai agradar cada um da turma!


A @fatcowbr é conhecida pelos seus hambúrgueres, considerado por muitos como um dos melhores da cidade. Mas a coxinha recheada de polvo, chamada de Takoxinha, conquista os visitantes na primeira mordida. Recheio inventivo, que combina com a massa macia, que chega bem sequinha à mesa.


A coxinha, presente em tantas ocasiões na mesa dos brasileiros, também causa polêmica, pois alguns defendem que se deve comer primeiro pela ponta, para deixar a parte mais carnuda para o final, e outros sugerem começar pelo fundo. Temos certeza de que você vai aproveitar cada mordida, independentemente de sua escolha!



Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page