Quantos filmes de terror/suspense você já viu que tenham alguma cena num hospital? E cenas em um hospital abandonado? São tantos que não conseguimos nem listar tudo. Parece que os hospitais viraram queridinhos dos diretores para criação de cenas apavorantes.
Ao andar pelo Hospital Matarazzo, a sensação é de que você está sim numa cena de filme de terror.
A Societá Italiana De Beneficenza in San Paolo tinha o objetivo de construir um hospital em SP, cidade que abrigava muitos imigrantes italianos, por meio de doações. O Conde Francisco Matarazzo foi quem mais se engajou com a iniciativa, que tinha como slogan “A saúde dos ricos para os pobres”, construindo então o Hospital em 1904. De 1904 até 1974 foram criadas 10 alas no hospital, dentre elas a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. O primeiro banco de sangue do Estado de SP era desse hospital e ele teve a melhor maternidade da América do Sul, eleita assim em 1970. Em 1986 o hospital virou patrimônio histórico-arquitetônico pelo CONDENPHAT, pois de fato era maravilhoso. Uma vez que sempre dependeu de doações e contingências político-econômicas para sobreviver, em 1993 ele foi fechado por falta de doações e dívidas.
Em 2011, o espaço foi comprado pelo grupo francês Allard e "reaberto" para visitas. Nós dizemos "reaberto" pois é possível visitá-lo apenas quando alguma exposição estiver em cartaz lá.
Nós fomos conhecer esse espaço icônico durante o evento Paulista Cultural em 2019 e aproveitamos para visitar a Exposição Alma que estava em cartaz. Mas, confessamos que estávamos mais animadas para conhecer o espaço em si do que a exposição, pois o espaço já vale pela visita. O prédio de fato é muito bonito, parece cenário de filme, principalmente os de terror! Há alguns objetos antigos como macas, pinturas nas paredes, frases, simples, porém muito interessante. Andando pelos corredores já pudemos imaginar cenas de susto se passando por lá. Pudemos sentir a perda que SP teve com um hospital desse em desuso
De acordo com o grupo francês Allard, alguns espaços do hospital como a capela e a maternidade seriam restaurados e preservados, mas o restante viraria um hotel de luxo. Os rumores sobre o destino do Hospital eram muitos e preocupantes, ninguém queria perder um patrimônio desse. Mas, em fevereiro de 2020, foi confirmado que o complexo Matarazzo virará um centro cultural de São Paulo, abrigando a Casa Bradesco da Criatividade. O projeto vai ser feito pelo arquiteto francês Rudy Ricciotti, responsável pelo departamento de arte islâmica no Museu do Louvre, em Paris (que aliás, recomendamos muito).
A ideia inicial do projeto é que sejam feitos teatros, casas de shows, espaços para aulas de gastronomia e ambiente imersivo com obras de arte. O projeto tinha previsão para inauguração em 2021, porém, devido ao COVID-19, a inauguração pode ser adiada.
Estamos ansiosas para conhecer esse novo centro cultural e esperamos que a arquitetura exterior se mantenha, mas que também algumas salas antigas seja preservadas pois de fato, é muito interessante conhecer um hospital abandonado.
Endereço: Alameda Rio Claro, 190
Posts no Instagram: https://www.instagram.com/p/Bw0elZ_gYcl/
Comments