As livrarias de bairro que tomaram conta das ruas de SP e sobrevivem diariamente.
De acordo com a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", criada pelo Instituto Pró-livro e pelo Itaú Cultural, a população brasileira está lendo cada vez menos. De 2015 para 2019, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores. A pesquisa também demonstrou que apenas 52% de brasileiros tem hábito de ler. A única faixa etária que apresentou um aumento no número de leitores foi a das crianças entre 5 a 10 anos.
Durante a pandemia, as livrarias também sofreram muito. Esse segmento já vinha sofrendo bastante com a queda do número de leitores e com a popularização dos livros digitais, mas durante a pandemia, as livrarias registraram quedas de até 70% nas vendas.
Mesmo assim, alguns corajosos felizmente começaram a inaugurar livrarias independentes pelos bairros de São Paulo. Essas livrarias contam com curadorias excelentes e diferenciadas, atendimento mais humano e personalizado e espaços de convivência aconchegantes e convidativos.
Separamos algumas livrarias independentes em SP e algumas outras que vocês precisam conhecer.
Observação: colocamos um asterisco "*" ao lado de todas as livrarias que já fomos.
1. LIVRARIA MANDARINA*
Talvez essa seja uma das minhas livrarias preferidas, isso porque junta uma boa curadoria com um espaço super aconchegante e fofo.
A Livraria oferece livros, cursos, palestras, grupo de estudos e clube do livro com foco na humanidade e todos os assuntos atrelados como romance, conto, crônica, poesia, filosofia, ciências políticas e sociais, psicologia, artes (fotografia, cinema, balé, teatro, música), relações internacionais. Ela da destaque às editores e autores independentes de todo Brasil, mas não deixa de lado as editoras clássicas.
O espaço dessa casinha simpática é super aconchegante, dá para ficar horas lendo algum livro lá. O segundo andar conta com uma sala especial para crianças com um teto repleto de estrelas. Nem precisa ser criança para apreciar e amar.
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 373, Pinheiros
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 11h às 18h.
Contém um café
Agenda com as atividades: https://livrariamandarina.com.br/
Whatsapp para entregas: +55 11 99609-2031 ou +55 11 98519955
Instagram: @livraria_mandarina
2. LIVRARIA DA TARDE*
A Livraria da Tarde foi idealizada pela Monica Carvalho, quem desde criança amava ler livros e sonhava em ter uma livraria. A Livraria da Trade surgiu como uma livraria repleta de livros, em um espaço amplo em que as pessoas poderiam se encontrar, dialogar, trocar ideias, ler livros e formar uma comunidade de leitores pensantes e atuantes.
Oferecem uma curadoria de livros de literatura geral, artes, ciências humanas, negócios e infanto-juvenil. Além disso, contam com clubes de leitura, roda de conversas sobre temas atuais e dilemas da sociedade moderna e realizam lançamento de livros.
A livraria é vermelha, com um piso de madeira e alguns enfeites no teto, super bonita. Contém alguns banquinhos para sentar e devorar algum livro, além de um espaço só para as crianças.
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 11h às 20h
Contém um café - Made By Nina
Whatsapp para entregas: +55 11 96383-1939
Instagram: @livrariadatarde
3. LIVRARIA MEGAFAUNA*
Localizada no histórico e icônico Edifício Copan no centro de São Paulo, a livraria Megafauna é de iniciativa de Fernanda Diamant, curadora da FLIP. Além dela, integram o time a editora Maria Emilia Bender, a arquiteta Anna Ferrari, o empresário Arthur Mello e o médico veterinário Thiago Salles Gomes. O time também conta com curadores rotativos.
A curadoria de livros da Megafauna é pautada na variedade de editoras e pela escolha de títulos que contribuam na ampliação da perspectiva crítica. Nós ficamos encantadas com a curadoria, tem livros excelentes. Logo ao entrar, há uma estante com livros escritos por autores negros, principalmente mulheres.
O espaço super lindo e amplo conta com o Cuia Café, da chefe Bel Coelho.
Endereço: Av. Ipiranga, 200, Centro
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 21h; Domingo das 11h às 29
Contém um café - Cuia Café
Instagram: @livrariamegafauna
4. LIVRARIA GATO SEM RABO*
O nome dessa livraria pode parecer estranho no primeiro momento, mas é uma homenagem a um compilado de palestradas da autora Virgina Wolf, de 1928, publicado com o nome "Um Teto todo Seu" ou "Um Quarto só seu"
Em março de 2021, a pesquisadora de artes visuais, Johanna Stein, decidiu abrir a Livraria Gato Sem Rabo ao perceber que as referências bibliográficas utilizadas no meio acadêmico não valorizavam a escrita feminina. A Livraria focada em livros escritos por mulheres, reúne obras de mais de 680 autoras diferentes.
Endereço: Rua Amaral Gurgel 352, Vila Buarque
Horário de funcionamento: Quinta a Domingo, das 11h às 17h
Não contém café
Whatsapp: +55 11 99976-0011
Instagram: @gato.sem.rabo
5. LIVRARIA PONTA DE LANÇA*
A Livraria Ponta de Lança inaugurou no endereço de um antigo bar e conta com um acervo de 4 mil títulos. Ela é comandada por Bruno Elizer Melo Martins, que já é dono de um sebo desde 2018.
O espaço conta com vários sofás, poltronas e mesinhas para estimular o encontro, a troca de ideias e a leitura de livros.
Endereço: Rua Aureliano Coutinho, 26, Vila Buarque
Horário de funcionamento: Quinta a Domingo, das 11h às 19h
Não contém café
Instagram: @livrariapontadelança
6. LIVRARIA DA TRAVESSA*
A Livraria da Travessa começou em 1975, na Livraria Muro, em Ipanema, Rio de Janeiro. Muro era um lugar de resistência política, abrigando performances dos poetas da chamada poesia marginal e livros de oposição ao regime militar. Em 1986 passou a ocupar o número 11 da Travessa do Ouvidor, no centro do RJ e mudou o nome para Livraria da Travessa.
Em 2019, a Livraria Travessa abriu em Lisboa, Portugal, e posteriormente em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Na loja de SP, há cerca de 18 mil livros, com um acervo moderno e rigoroso, um espaço aconchegante e silencioso.
Endereço: Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 10h às 21h; Domingos e Feriados, das 10h às 21.
Não contém café
Instagram: @livrariadatravessa
7. LIVRARIA DA VILA*
Essa também é uma das nossas livrarias preferidas. Apesar de já ter várias unidades, fazemos questão de colocar a dica aqui.
Quando eu era pequena e vinham as férias escolares, os professores elaboravam listas de recomendações de livros. Minha vó olhava a lista e corria comigo até a Livraria da Vila. Passávamos a tarde toda folheando livros e escolhendo quais levar.
Minha mãe também sempre foi fã da Livraria da Vila pois os atendentes lá davam excelentes dicas de leituras quando não sabíamos o que comprar.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros. Demais endereços: https://www.livrariadavila.com.br/institucional/nossas-lojas Horário de funcionamento: Segunda a Sábado 10h às 21h; Domingo e Feriados das 11h às 20h.
Instagram: @livrariadavila
8. LIVRARIA AFRICANIDADES
A Livraria Africanidades é especializada em literatura afro-brasileira e feminista. Estamos doidas para conhecer.
Ela foi idealizada pela bibliotecária Ketty Valêncio, a qual queria mudar a falta de acesso à literatura escrita por mulheres negras.
A livraria conta com um clube de assinaturas trimestral, com 8 produtos e um kit temático surpresa, com uma curadoria feita por mulheres negras. https://clubeafricanidades.com.br/
Endereço: Rua Paulo Ravelli, 153 - Vila Pita
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado 10h às 21h; Domingo e Feriados das 11h às 20h.
Instagram: @livrariaafricanidades
9. LIVRARIA FRANCESA
Em 1937, o casal Paul e Juliette Monteil vieram ao Brasil. Após o término da 2ª Guerra Mundial, Paul começou a se preparar para a fundação de uma livraria. Em 1947 foi para a França para começar os primeiros contatos com os editores e voltou com uma caixa de livros com o "Le Petit Prince" e a revista "Paris Match". A revista era vendida porta-a-porta por Juliette.
No meio de 1947, em julho, Paul voltou ao Brasil e fundou a Livraria Francesa na Rua Barão de Itapetininga. Após 73 anos, em 2020, a livraria se mudou para Moema.
A Livraria, como já diz o nome, é especializada em títulos franceses.
Endereço: Avenida Indianópolis, 1697, Moema
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h30 às 17h30; Sábado das 10h às 16h
Whatsapp: +55 11 95274-5815
Instagram: @livraria_francesa
10. LIVRARIA NOVE.SETE
A Livraria Nove.Sete, fundada em 2007, conta com um acervo bem interessante apenas para crianças e um ambiente convidativo para os pequenos.
Endereço: Rua França Pinto, 97, Vila Mariana
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 10h às 18h30; sábado das 10h às 18h.
Whatsapp: 11 963256802
Instagram: @livrarianovesete
11. LIVRARIA ZACCARA
A Livraria Zaccara, sob o comando Lucio e Cris Zaccara, foi inaugurada em 1982. Inicialmente como uma loja de discos, cresceu e agora conta com acervo variado de livros, CD’s e vinis.
Alugam também o espaço para eventos culturais: seja um workshop, show, peça de teatro, clube de leitura e lançamento de livro.
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1356 - Perdizes - São Paulo Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h; Sábado das 10h às 18h Site: http://livrariazaccara.com/sobre-nos/
Instagram: @livrariazaccara
Comments