top of page

Memorial da fé: homenagem e símbolo de esperança em tempos difíceis.

O último post do ano não poderia ser outro. Após quase dois anos difíceis de pandemia, com perdas inigualáveis, muita dor, sofrimento, dificuldades, temos que acabar o ano de 2021 e iniciar 2022 com muita esperança e fé. Por isso, decidimos trazer o Memorial da Fé


Eduardo Kobra, mais conhecido como Kobra, nasceu em 1975 no bairro Jardim Martinica em SP. Ele começou a desenhar em muros de forma clandestina, como pichador. Inclusive, ele já foi detido 3 vezes por crime ambiental, supostamente por conta do uso irregular de sprays em muros das redondezas.


Na década de 90, ele começou a trabalhar fazendo cartazes, pintando cenários de brinquedos e criando imagens decorativas, ganhando pela primeira vez pela sua arte!


Foi na década de 2000 que Kobra começou a ganhar maior visibilidade. Ele foi destaque nas mídias pela primeira vez por causa do projeto Muro das Memórias, em que reproduzia fotos antigas de SP nas ruas, em tons de sépia ou em preto e branco. Kobra afirma que se inspirou (e se inspira) muito na arte de Banksy, britânico cuja identidade é secreta.


Kobra é um artista brasileiro é reconhecido mundialmente. Ele tem vários murais ao redor do mundo e retrata muitos momentos e personalidades marcantes da história da humanidade como Martin Luther King, Gandhi, Anne Frank, Malala, Einstein, Monet, Salvador Dalí etc. Ele tem murais no Brasil, Espanha, NY, Amsterdã, Portugal, França, Tóquio, Miami, Suécia e diversos outros locais!


O painel “Memorial da Fé” é uma homenagem as mais de 400.000 pessoas vítimas do COVID-19 no Brasil. O painel tem 28 metros de largura e 7 de altura e fica localizado em uma das paredes da Igreja do Calvário (pertinho da Praça Benedito Calixto).


A obra traz a imagem de 5 crianças usando máscaras, com as mãos em prece, cada uma com um símbolo de uma religião: budismo, islamismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo. A mensagem é de que a união é necessária em tempos tão difíceis e que devemos manter a fé e a esperança, além de ressaltar a importância do uso de máscara no combate à pandemia. O mural está lindo e muito emocionante, parece que as crianças estão com olhos com lágrimas e com esperança.


No começo da pandemia ele fez essa mesma obra, mas em menor escala (chamava “coexistência”). Com o valor arrecadado da venda dos trabalhos, ele ajudou 20.000 pessoas em situação de rua


A obra fica na parede da Igreja do Calvário, na esquina com a Rua Cardeal Arcoverde com a Avenida Henrique Schaumann. A parede fica bem ao lado do estacionamento da Igreja do Calvário


Como o painel é bem grande, para ter a visão inteira dele, é ideal observar da outra calçada da Henrique Schaumann. Mas vocês podem passar de carro (como fizemos) e ir bem devagar observando cada parte do mural ou passar a pé!


Caso você queira estacionar, o estacionamento da Igreja do Calvário custa R$20! Mas não achando que compensa pelo preço!

Comments


bottom of page