top of page

Agenda de dezembro: eventos e passeios em São Paulo em dezembro

Atualizado: 1 de dez. de 2022

Dezembro está um mês bem baguncinha aqui no Brasil, a energia mistura de pós-eleições, copa do mundo e natal, tudo junto rs. Em razão da Copa, esse mês não tem tantos eventos que saiam dessa pauta.



A partir desse mês também decidimos incluir uma parte com novidades, em que vamos indicar novos estabelecimentos etc.


NOVIDADES


Agora todo mês teremos também uma sessão com as novidades de SP, para todos ficarmos sempre atualizados.


  1. Roda Gigante Rico


Nós acompanhamos a construção dessa Roda Gigante todos os dias da nossa janela, etapa por etapa, e sempre postávamos as atualizações no Instagram.


A Roda Rico tem 91m de altura, 42 cabines e capacidade para até 8 pessoas, ar-condicionado e até wi-fi.


Horários: terça-feira a domingo, das 9h às 19h

Onde: Parque Cândido Portinari – Av. Queiroz Filho, 1365 (ao lado do Parque Villa Lobos).

Ingressos: de R$24,95 até R$350 https://bileto.sympla.com.br/event/78537/d/169665



O mais novo museu de SP, o Museu das Favelas, nasceu em razão do Decreto Estadual nº 66.194, de 8 de novembro de 2021, constituindo-se enquanto equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Desde janeiro de 2022, a gestão é realizada pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização social de cultura.


O museu será sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado na região central da cidade de São Paulo.


Onde: Av. Rio Branco, 1269 - Campos Elíseos.


Fica próximo da Estação Júlio Prestes (Linha 8 – Esmeralda) da CPTM; As estações de metrô mais próximas são Santa Cecília (Linha 3 – Linha Vermelha) e Luz (Linha 1 – Azul e Linha 4 – Amarela).


3. Cineclube Cortina


Esse não é bem novidade, visto que inaugurou em julho de 2022, MAS, pouco se falava desse espaço na época, ele foi mais divulgado agora no final do ano.


O Cineclube é um espaço inaugurado em um antigo estacionamento, que conta com dois andares. No primeiro, há um bar com releituras de clássicos do audiovisual em forma de drinques e um restaurante que valoriza as influências e misturas paulistanas. No subsolo fica a sala de cinema híbrida, com 80 lugares (cadeiras de praia), que se transforma em pista de dança e espaço para festa.



4. Johnny Rockets no Villa Bowling


Em uma colaboração exclusiva com o Villa Bowling, tradicional boliche de SP, a rede Johnny Rockets apresenta uma nova unidade no Shopping Vila Olímpia, combinando o restaurante com um espaço recreativo, divertido e familiar.

Trata-se do primeiro Johnny Rockets no Brasil a ter menu um menu de pizzas, com 5 sabores diferentes. A casa também oferecerá happy hour de segunda a sexta, das 16h às 20h, com 50% off em todas as bebidas alcoólicas, 15% off em todas as entradas e refil de batata frita.

Onde: SHOPPING VILA OLÍMPIA | PISO 4 - R. Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia.


5. Trilha Fermentaria


A cervejaria Trilha inaugurou em novembro a sua Fermentaria, local onde são fermentados alguns produtos do chefe como vinagres, picles, missôs, coalhadas e pizzas (fermentadas com levedura de cervejas). Há ainda 18 torneiras de chope no bar

Onde: R. Cônego Vicente Miguel Marino, 390, Barra Funda.


6. Vino! abre nova unidade no Jardins


O Vino! é um restaurante super gostoso especializado em vinhos que abriu sua 3ª unidade agora no Jardins. Nosso post sobre a unidade de Pinheiros: https://www.instagram.com/p/CWt4trKLmOk/

Onde: Alameda Santos, 820 - São Paulo

7. Shiba Market


Novo bar que chegou para animar ainda mais a Rua Cunha Gago. A programação semanal é divulgada pelo Instagram, que tem a temática toda do cachorro da raça Shiba.


Onde: Rua Cunha Gago, 559


8. Cazzazul


Novo bar na Rua Cunha Gago também, que aparentemente tem drinks muito bons. Já queremos conhecer.


Onde: Rua Cunha Gago, 664.


9. Beco do Baixo


Novo espaço multicultural na Vila Madalena, com música, drinks, comidas, bebidas e grafite.


Onde: Rua Girassol, 61


10. Crema Club


Mais uma novidade de balada em Pinheiros, com um espaço diferentão.


Onde: Rua Cristóvão Gonçalves, 84


11. BOLETA


A Boleta nasceu durante a pandemia para proporcionar comidas congeladas de alta qualidade, feitas pelo chef Roberto Eid Philipp. Há 1 semana, a Boleta ganhou um ponto fixo LINDO na Rua Ferreira de Araújo, 418.


12. Due Cuochi


Spoiler esse, o Due Cuochi vai abrir uma unidade na Rua Ferreira de Araújo, Pinheiros. Tudo indica que vai inaugurar em 1 semana.


EXPOSIÇÕES


  1. Monet à Beira D’água São Paulo: Exposição Imersiva


Monet À Beira d'Água é uma viagem emocionante através das paisagens do gênio francês, apresentando a obra do artista a partir da temática da água. Mergulhe no universo de cor e luz do pintor ícone do Impressionismo, Claude Monet, nesta mostra multimídia com projeções 360º de + 280 de suas obras, efeitos visuais, animações artísticas, som imersivo e trilha sonora original.


Quando: até março de 2023

Onde: Parque Villa Lobos



2. Parque do Terror - Warner Bros


Experiência imersiva baseada em ícones do audiovisual: O Exorcista, IT: A Coisa, Doutor Sono e a franquia Invocação do Mal, incluindo Anabelle e a Freira.


São mais de 1.700 m2 com cenários realistas dos filmes, efeitos especiais, visuais e sonoros e atores caracterizados.


Quando: até 4/12

Horários: Terça à sexta, das 13h às 22h.

Sábado e Domingo das 10h30 às 22h

Onde: 2° andar do Shopping Villa Lobos - Avenida Dra. Ruth Cardoso, 4777.

Obs: Proibida a entrada de menores de 12 anos.


3. Museu do Ipiranga


Após uma temporada de 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga reabre e volta ao circuito cultural de São Paulo com 11 exposições de longa duração, divididas em dois eixos temáticos.


São mais de 3.700 itens expostos. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais e fotografias, incluindo recursos multissensoriais.


Exposições: Para entender o Museu, Uma História do Brasil, Passados Imaginados, Territórios em Disputa, Mundos do Trabalho, Casas e Coisas, Catalogar: Moedas e Medalhas, A Cidades vista de cima, Conservar: brinquedos, Comunicar: louças e Coletar: imagens e objetos,


Quando: para gratuidade, até 30 de dezembro.

Horários: terça a domingo, das 11h às 20h

Onde: Rua dos Patriotas, 20

Ingressos: gratuitos, reserva em https://bileto.sympla.com.br/event/76521/d/162322 o link se renova todas às sextas-feiras, às 10h.


4. Farol Santander


A. Sergi Cadenas - A Imagem Expandida


Sergi Cadenas produz dois retratos diferentes em uma única pintura. Suas peças, incríveis, mudam à medida que o espectador caminha de um lado para o outro, revelando gradualmente rostos à medida que ele se move. Cada retrato é uma obra de arte independente, mas, ao considerar o que vemos entre os dois extremos, uma terceira pintura também surge em transição. As obras de Cadenas usam faixas verticais rígidas para produzir suas transformações


Quando: até 8 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


B. Vinicius de Moraes - Por Toda Minha Vida


Vinicius de Moraes - por toda a minha vida traz o mundo do mais amado poeta brasileiro para nossos olhos, ouvidos e, sobretudo, nossos corações.


O critério cronológico da exposição está aliado com a simultaneidade das linguagens e dos acontecimentos, e abre lugar para focos específicos. O resultado é uma sequência temporal em que, conforme o andamento da obra e da própria vida, há saltos, rupturas e estilhaços de memória, obedecendo-se ao perfil múltiplo de Vinicius de Moraes.


A grande atração é a exibição de documentos originais: cartas, manuscritos, datiloscritos, capas de discos, desenhos, livros, quadros etc.


Quando: até 26 de fevereiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


C. Fotografe - André Feliciano


A exposição tem cores, volumes e visualidades que não aparecem na foto. Que conflito: só nos sentimos satisfeitos com a arte depois que tiramos uma foto, mas esta não mostra o que vivenciamos ali. Ainda assim, não conseguimos deixar de fotografar. Como cultivar uma relação entre arte, natureza e fotografia na qual essa aparente oposição se transforme em simbiose, uma ajudando a outra?


Estudo feito sobre os vagalumes, registrando a trajetória desses animais cativantes a partir de fotos.


Quando: até 29 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


D. Oceanvs - Imersão Azul


Essa é a única exposição do Farol que está em cartaz e ainda não conhecemos.


OCEANVS - Imersão em Azul é uma exposição com caráter imersivo que propõe uma jornada etérea dentro do elemento água e a sua representação na utopia quimérica do ser humano.


Quando: até 1 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 9h às 20h

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24


5. Rumor - Renato Pera


No projeto Rumor, apresentado no Beco do Pinto, ao longo de visitas aos acervos do Museu da Polícia, do Arquivo Público do Estado, do Museu da Cidade de São Paulo (CEDOC), do Centro de Arqueologia de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP, do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), entre outros espaços detentores de memórias e produtores de conhecimento, Pera recolheu laudos de autópsias, exames cadavéricos, notícias de jornais e matérias de revistas sobre assassinatos ocorridos entre os anos 1920 e 1970.


Trechos selecionados desses materiais são emitidos por alto-falantes feitos de fibra de vidro vermelha e dispostos na escadaria do Beco, que, inclusive, abrigou um gabinete médico legal naquele período.


Quando: até 25 de junho de 2023

Onde: Beco do Pinto do Museu da Cidade de São Paulo - Rua Roberto Simonsen, 136

Ingresso: gratuito


6. Modernos antes dos modernos: a literatura latino-americanos e os modernistas de 22


Exposição de obras literárias do acervo da Biblioteca referentes ao Modernismo na literatura latino-americana, reunindo diversos autores importantes para o movimento. O evento é parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.


Quando: até 31 de dezembro

Horários: das 10h às 17h

Onde: Memorial da América Latina - Av. Mário de Andrade, 664, portões 2 e 5

Ingresso: gratuito


7. Latinoamerica_negra_contemporânea


A mostra reúne no Espaço Gabo trabalhos que focam a afrolatinidade. A curadoria é assinada por Luciano Maluly, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.


Quando: até 4 de fevereiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 10h às 17h

Onde: Memorial da América Latina - Av. Mário de Andrade, 646, portões 8 e 9

Ingresso: gratuito


8. CRIA - Experiências de invenção


Com curadoria de Marconi Drummond, CRIA reúne esculturas sonoras, máquinas-livro, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte, intervenções gráficas, entre outras manifestações. O título da exposição é baseado nas palavras criação, criança e cria – significados conectados à criatividade e como sinônimo de filhote. “CRIA já anuncia no seu nome a potência da (re)invenção e solicita um espectador emancipado”, comenta o curador.


A ideia, inclusive, é que os adultos percebam em CRIA novas maneiras de se relacionar com a arte contemporânea – observando e trocando experiências com os pequenos. “As crianças são devotas do experimento e acabam provocando os adultos a vivenciar a arte de uma forma mais livre”, observa o curador.


Quando: até 19 de fevereiro de 2023

Horários: quarta a domingo, das 10h às 20h

Onde: Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313

Ingresso: gratuito


9. Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência


Traça um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado. São mais de 450 materiais entre fotos, cartazes, jornais e documentos de organizações, além da participação de coletivos e artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Ilú Obá De Min, e Moisés Patrício.


Quando: até maio de 2023

Horários: quarta a segunda, das 10h às 18h

Onde: Memorial da Resistência de São Paulo - Largo General Osorio, 66

Ingresso: gratuito


10. Memória Concretizada - Desenhos técnicos do Edifico Sé


O Edifício Sé foi a sede paulista da CAIXA por 40 anos, de 1939 a 1979 e é um dos prédios mais belos e emblemáticos da cidade de São Paulo. Hoje, ele abriga a agência da Sé, alguns departamentos e a Caixa Cultural São Paulo.


A exposição exibe para o público, pela primeira vez, 37 desenhos técnicos usados na construção do Edifício Sé. São desenhos com detalhes da fachada, do vitral de, de mobiliários e ambientes internos, todos feitos à mão, seguindo as técnicas da época.


Quando: até 29 de janeiro de 2023

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h

Onde: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111

Ingresso: gratuito


11. Playmode


A exposição reúne 42 trabalhos de artistas e coletivos de 9 países diferentes, que ocuparão do térreo ao 4º andar e que nos convocam a pensar e a desmontar sistemas e, através deles, provocar modos de refletir criticamente a complexidade do mundo em que vivemos. A curadoria é dos portugueses Filipe Pais e Patrícia Gouveia


Quando: até 16 de janeiro de 2023

Horários: todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - Rua Álvares Penteado, 112

Ingresso: gratuito. Ingresso para entrada na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura.


12. Arte é bom


A curadoria da mostra é de Daniela Thomas e Têra Queiroz, com realização da Dueto Produções. São dezenas de obras e instalações que instigam a percepção dos visitantes como “Giroscópio” de Artur Lescher, logo no início do percurso da mostra.


Entre instalações, objetos manipuláveis, atividades imersivas e vídeos, Arte é bom reúne obras consagradas de expoentes como Hélio Oiticica e Lygia Clark. Ao longo do percurso tudo pode e deve ser experimentado.


Quando: até 11 de dezembro

Horários: terça a sexta, das 11h às 19h

Sábado, domingo e feriado das 10h às 18h

Onde: MIS - Avenida Europa, 158


13. Moderna pelo Avesso


A exposição é um ensaio visual sobre a produção fotográfica no Brasil durante a Primeira República, com foco no processo de urbanização de algumas das principais cidades à época: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Belém.


Quando: até 26 de fevereiro de 2023

Horários: Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Onde: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424

Ingresso: gratuito


14. Xingu


A exposição discute o papel das imagens na história da relação entre indígenas e não indígenas no Xingu. Berço de um sistema social milenar, o território foi alvo recorrente da violência do colonialismo. Foi palco também da primeira grande demarcação de terras indígenas no Brasil e inspiração para a luta por direitos indígenas e pela preservação da Amazônia. Esses movimentos foram acompanhados por uma profusão de imagens: dos registros de viajantes europeus à documentação de expedições do Estado brasileiro, da intensa cobertura na imprensa sobre o Parque Indígena do Xingu até a revolução desencadeada pelo audiovisual indígena. A exposição interroga as múltiplas representações do Xingu, colocando obras do acervo do IMS e de outros arquivos em diálogo com o trabalho de artistas e comunicadores indígenas.


Quando: de 5 de novembro de 2022 até 9 de abril de 2023

Horários: Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Onde: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424

Ingresso: gratuito

15. ReviraVolta


A Casa Museu Ema Klabin promove a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa. O público poderá apreciar obras importantes que nunca foram expostas e ver partes da coleção reposicionadas pelos ambientes da casa museu.


O público também poderá conferir, pela primeira vez, 2 folhas de pergaminho que revelam a criatividade de um dos maiores falsificadores da história, o Falsificador Espanhol, cuja verdadeira identidade nunca foi revelada. Suas obras estão espalhadas em grandes museus pelo mundo, comercializadas e leiloadas por valores semelhantes aos das obras autênticas.


Além disso, gravuras raras como a litogravura Fauna Músico N.3, de Picasso, As Tábuas de Moisés de Isabel Pons e Enterrar y Callar e Caridad de Francisco Goya serão expostas.

Quando: até 16 de dezembro de 2022

Horários: Quarta a domingo, das 11h às 17h

Onde: Casa Ema Kablin - Rua Portugal, 43

Ingresso: gratuito


16. Exposição Dinossauros - Patagotitan, O Maior do Mundo



Quando: Até 11 de dezembro de 2022

Onde: PACUBRA – Pavilhão das Culturas Brasileira – Parque Ibirapuera


17. Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976


Exposição focada em 78 artistas dos Estados Unidos, incluindo nomes como Andy Warhol e Edward Hopper. As 150 obras expostas englobam o período de 1893 até 1976, décadas importantes para que o país firmasse sua reputação de importante produtor cultural.


Quando: Até 30 de janeiro de 2023.

Onde: Pinacoteca Luz - Praça da Luz, 2, Bom Retiro.


18. Yayá: cotidiano, feminismo, doença, riqueza


Você conhece a história da Casa de Dona Yayá? Esse antigo casarão tombado na região do Bixiga agora abriga uma exposição que conta a história de sua mais ilustre residente.


Onde: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista.

Horários: De segunda a sexta, das 10h às 18h. Domingo de acordo com a atividade.

Ingresso: gratuito


19. Desvairar 22


A mostra DESVAIRAR 22, com curadoria de Marta Mestre, Veronica Stigger e Eduardo Sterzi, parte da Semana de Arte Moderna de 22 para rememorar alguns dos acontecimentos que marcaram aquele ano, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no país e a descoberta da tumba de Tutancâmon.


Transitando entre fatos e imaginação, a exposição se propõe a explorar caminhos ainda não percorridos. Assim como os modernistas desvairaram ao invocar o povo brasileiro no esforço de criação de um país ainda inexistente, “Desvairar 22” convida os visitantes a um exercício de imaginação histórica para ressignificar o que passou.


São mais de 270 itens reunidos, entre obras, fotos, objetos, filmes, músicas, documentos e textos, apresentados no espaço expositivo, em quatro diferentes núcleos: “Saudades do Egito”, “Os Ossos do Mundo”, “Meios de Transporte” e “Índios Errantes”.


Quando: Até 15 de janeiro de 2023.

Horários: Terça a sábado, das 10h30 às 21h.

Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

Onde: Sesc Pinheiros - Rua Pais Leme, 195

Ingresso: grátis


20. Museu das Culturas Indígenas


Trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Um museu público, em uma metrópole, que reunirá pessoas de diferentes etnias.


Atualmente conta com 3 exposições inaugurais:


21. Ygapo: terra firme


A exposição do artista e curador Denilson Baniwa é um convite para adentrarmos a floresta Amazônica por meio de experiências sensoriais. Ela traz produções contemporâneas, tradicionais, sonoras e visuais de músicos indígenas! Yagapó é a metáfora da resistência indígena que mesmo em constante ameaça externa, vem pela coletividade e compartilhamento de saberes tornar possível o vislumbre de uma futura existência.


22. Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar


O artista Xadalu Tupã Jekupé traz, com sua estética na arte urbana contemporânea, a demarcação dos deslocamentos territoriais com múltiplas linguagens e o território identitário indígena ameaçado pela sociedade ocidental.


Sua obra denuncia como os territórios originários em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão sendo engolidos pelo cimento da cidade, que devora terras e vidas.


23. Ocupação Descoloniza – SP Terra Indígena


Criada e executada por realizadores indígenas, a exposição temporária coletiva espalha diferentes linguagens artísticas por todo o espaço.


Com olhares decoloniais sobre o espaço urbano, periférico e comunidades, esses artistas vão desconstruindo narrativas equivocadas sobre as culturas dos povos originários. As temáticas da resistência e luta pelos direitos indígenas como parte do movimento de retomada artística indígena na contemporaneidade estão presentes em diferentes obras.


Quando: sem previsão para acabar no momento

Horários: Terça, quarta, sexta a domingo e feriados, das 9h às 18h

Quinta das 9h às 20h

Onde: Museu das Culturas Indígenas - Rua Dona Germaine Burchard, 451


24. A Arte do Ramen Domburi


A exposição traz detalhes sobre um dos mais famosos pratos da culinária japonesa (o lamen) e também sobre as tigelas em que ele é consumido.


Conheça a enorme diversidade de variações do prato em cada região do Japão e aprecie 30 tigelas transformadas em obras de arte por diversos criadores.


Quando: até 5 de fevereiro de 2023

Onde: Japan House - Avenida Paulista, 52

Ingresso: gratuito

Além disso, a Japan House conta com uma extensa programação de visitas guiadas, palestras, clube de leitura. Confiram tudo aqui: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/


25. Rios DesCobertos - dos Jerivas aos Pinheiros


A exposição multimídia Rios DesCobertos - dos Jerivás aos Pinheiros apresenta a fascinante história do rio Pinheiros e seu importante papel no processo de desenvolvimento da cidade de São Paulo e na formação da identidade do paulistano. A mostra explora a experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia, ajudando a resgatar a memória afetiva pelo Rio Pinheiros.


Quando: até 18 de dezembro

Onde: SESC Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 505



TEATROS



  1. Musical “Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino”

Espetáculo musical baseado na biografia oficial do cantor escrita por Bruna Ramos da Fonte.

Onde? Teatro Porto - Alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos

Quando? 21 de outubro a 11 de dezembro de 2022

Horários: Sexta e sábado, às 20h

Domingo, às 17h.

Sexta-feira: R$ 80,00 / R$ 40,00 (plateia) e R$ 70,00 / R$ 35,00 (frisa e balcão);

Sábados e Domingos: R$ 90,00 / R$ 45,00 (plateia) e R$ 80,00 / R$ 40,00 (frisa e balcão)



2. O Caminho do Cemitério Corria Sempre ao Lado da Estrada

Um senhor, já desiludido da vida, rancoroso com o seu destino, caminha para o cemitério para visitar os túmulos de sua esposa e de seus filhos A sua tristeza destoa da tarde vibrante e ensolarada que ilumina a estrada que corre paralela ao caminho do cemitério. Tudo segue seu ritmo até que os caminhos se invadem. Um jovem ciclista passeia desavisadamente pelo caminho do cemitério e perturba radicalmente o ritual daquele triste senhor. A encenação do conto curto de Thomas Mann é um convite ao espectador para ser cúmplice da escolha possível pela leveza no trajeto desse caminho.


Onde? Agora Teatro – Rua Rui Barbosa 672 – Bela Vista

Quando? Até 15 de dezembro

Horários: quartas e quintas, 20h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Vendas online: www.sympla.com.br

3. Comida nas Costas, Barriga Vazia

Imaginem que o mundo que a gente vive não deu certo. Agora imaginem Pluto, o Deus grego do dinheiro, sendo convencido pelo Diabo a criar um mundo novo, com tecnologia 4.0, num tempo que não é esse! Assim começa a história de JÃO, um desmemoriado entregador de aplicativo na idade média que precisa sobreviver a condições absurdas e medievais de trabalho para ganhar o pão de cada dia.

Onde? Espaço Parlapatões - Praça Franklin Roosevelt, 158

Quando? Até 19 de fevereiro de 2023

Horários: Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h.

Ingressos: R$30 www.sympla.com.br

4. Amor e seus fins

O casamento como uma instituição capitalista e a concepção romântica do amor são colocados em xeque em O Amor e Seus Fins.

A trama do espetáculo acompanha um casal que decide se divorciar depois de 16 anos de um casamento aparentemente feliz. Uma mulher e um homem colocam o contrato na mesa, mas não conseguem assinar os papéis. Entendendo que o amor não foi suficiente para sustentar essa relação, começam um processo de desconstrução e rupturas. Conversam, dançam, brigam, riem e se humilham, num jogo angustiante de aproximações e distâncias. Tentam assim criar outras narrativas.


Quando: até 4 de dezembro, de sexta a domingo

Horários: Sexta e sábado, às 20h. Domingo, 19h

Onde: Galpão do Folias - Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília

Ingressos: R$ 40 / R$ 20 / Sympla


5. Anastasia


Do crepúsculo do Império Russo até à euforia de Paris nos anos 20, Anastasia é um musical com letra e música de Lynn Ahrens e Stephen Flaherty e libreto de Terrence McNally. O roteiro é inspirado na lenda da Grã-Duquesa Anastásia Nikolaevna da Rússia e na sua suposta sobrevivência à execução de sua família, durante a Revolução Russa. Anastasia é representada na história como a órfã Anya que, sofrendo de amnésia, espera encontrar algum traço de sua família, e acaba conhecendo dois trapaceiros (Dmitry e Vlad) que esperam tirar proveito da situação.


Nos papéis principais; Tiago Abravanel como Vlad, Giovanna Rangel como Anya e Rodrigo Garcia interpretará Dmitry. Outros grandes nomes do teatro musical como Carol Costa (Lily), Edna D’Oliveira (Imperatriz) e Luciano Andrey (Gleb) também estão confirmados.


Horários: quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 17h e 21h, e Domingos, às 16h e 20h.

Onde: Teatro Renault - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista


6. Bárbara com Marisa Orth


Livremente inspirado a partir de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, de Barbara Gancia, "Bárbara" é um espetáculo solo estrelado por Marisa Orth. Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. A solução criada foi a de utilizar recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Toda narrava será de desconstrução e os elementos cênicos colaboram nesse sentido. Como nada é por acaso no teatro, “Bárbara” surge exatamente às vésperas da celebração de 40 anos da vitoriosa carreira de Marisa Orth. Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, Teatro Musical, Cinema e Música, Marisa volta às suas origens para comemorar a data.


Quando: até 11 de dezembro

Horários: Sextas, às 21h; sábados, às 19h; domingos, às 17h.

Onde: Teatro Renaissance - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César


7. Eu Sempre Soube


"Eu sempre soube" é o nome do livro que a jornalista Majô Gonçalo está lançando e palestrando. Em sua primeira aparição pública, nossa protagonista apresenta uma história de amor, do amor mais puro e incondicional que alguém pode sentir. O amor de mãe. Mães capazes de qualquer tipo de sacrifício por amor aos seus filhos. Mães que mediante a realidade dos filhos se reinventam, se reconstroem para manter a dignidade de sua cria. Mães leoas que pulam em cima com garras afiadas daqueles que tentam por preconceito ou ignorância prejudicar seus filhos. Mães pela diversidade, mães dispostas a reorganizar seus lares, suas famílias em respeito e dedicação as escolhas dos filhos.


Quando: até 8 de dezembro

Horários: quartas e quintas, às 20h

Onde: Teatro Eva Herz - Avenida Paulista, 2.073 (Dentro do Conjunto Nacional)

Ingresso:


8. 4 da Espécie - A História do Corpo Coisa Nenhuma


A trama se passa em um feriado de Dia dos Mortos, quando Jaque Martini, Soni Kunder, Bibi Bibete e Lee Quatropani se encontram para viver uma aventura num chalé isolado nas montanhas. Lá, começam a ter pequenos conflitos que geram grandes problemas e trazem revelações sobre o caráter de cada um – sua mesquinhez, preguiça, vaidade e egoísmo.


Acuadas pela natureza, essas pessoas disputam território no âmbito doméstico e se envolvem em jogos de poder e dominação, brigando com ferocidade por coisas banais, fazendo alianças que revelam a frágil relação entre elas. Mudam seus discursos conforme seus interesses, cometem delitos ora inocentes, ora nem tanto, distorcendo o sentido da democracia. Uma agressividade latente está no ar, um impulso para a disputa, uma necessidade de fazer política.


Quando: 10 de novembro a 4 de dezembro.

Horários: Quintas, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 18h

Onde: Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109

Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia-entrada) e R$12 (Credencial Plena – Sesc) sescsp.org.br/24demaio


9. Três Mulheres Altas


Escrita por Edward Albee (1928-2016) no início da década de 90, ‘Três Mulheres Altas’ logo se tornou um clássico da dramaturgia contemporânea. Perversamente engraçada – como é a marca do autor –, a peça recebeu o Prêmio Pulitzer e ganhou bem-sucedidas montagens pelo mundo, ao trazer o embate de três mulheres em diferentes fases da vida: juventude, maturidade e velhice.


A nova versão da peça estreia traz no elenco Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill e tem direção de Fernando Philbert, tradução de Gustavo Pinheiro e realização da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles.

SERVIÇO:


Quando: De 4 de novembro a 18 de dezembro de 2022

De 13 a 29 de janeiro de 2023

Horários: Sextas às 21h, sábados, às 20h e domingos, às 17h

Onde: Teatro Tuca - Rua Monte Alegre, 1024

Ingressos: R$ 140,00 e R$ 70,00 (plateia)


10. A Hora da Estrela


O espetáculo tem adaptação e direção de André Paes Leme, canções especialmente compostas por Chico César e direção musical e arranjos de Marcelo Caldi.


Laila Garin é Macabéa, a mítica protagonista do aclamado romance, ao lado de Claudia Ventura e Leonardo Miggiorin. Também estão em cena os músicos Fabio Luna (bateria, percussão, flauta e voz), Pedro Franco (guitarra, violão, bandolim, violino e voz) e Pedro Aune (baixo acústico, baixo elétrico, tuba e voz).

A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira, responsável por espetáculos como ‘Elza’, ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’, ‘Sísifo’ e ‘Macunaíma’.


Na obra literária, tal história é contada por um escritor, que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. Para esta versão teatral, André Paes Leme propõe uma inversão e essa figura do escritor se transforma em uma atriz. Desta forma, Laila Garin tem o desafio de se alternar entre a Macabéa e a Atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação.

A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa


Quando: 3 de novembro a 11 de dezembro (exceto no dia 17/11)

Horários: De quinta a sábado, às 20h; e aos domingos, às 18h

Onde: Teatro Vivo - Avenida Dr. Chucri Zaidan, 2460 - Vila Cordeiro

Ingressos: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)** https://bileto.sympla.com.br/event/76705/d/159075/s/1057209


11. Gongorê


“Gongorê” é uma fábula sobre os olhares imprescindíveis que necessitamos ter em relação à natureza. Conta a história de um caçador faminto pela falta do que caçar. Em determinada madrugada sai em busca de lugares onde a fauna e a flora não tenham se tornado deserto.


O espetáculo tem como intérprete Celso Frateschi, fazendo o personagem de avô, que conta a história para o público e seu neto, que é uma criança convidada da plateia para permanecer junto dele no palco. São utilizadas técnicas do teatro de sombra e recursos de vídeo arte para a encenação dessa história.


Quando: até 17 de dezembro

Horários: sábados, às 11h

Onde: Teatro Anchieta - Sesc Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 245

Ingressos: R$25,00 (inteira) | R$12,50 (meia entrada) | R$7,50 (credencial plena), no portal sescsp.org.br


12. Duetos


Peça do premiado dramaturgo britânico Peter Quilter encenada em mais de 20 países e traduzida para 10 idiomas, recebe sua primeira montagem no Brasil, que estreia em São Paulo, no Teatro Raul Cortez.


O texto de Quilter examina e retrata de forma cômica o mundo caótico dos relacionamentos modernos, onde a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, através de quatro histórias de uma mulher e um homem - não necessariamente casais - às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão. “DUETOS” é apresentado e patrocinado pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção geral e realização da Inova Brand.

A peça, na sua essência, fala de solidão mesmo, e de uma forma muito divertida. Das relações mais diversas que o ser humano experimenta para tornar a solidão menos dolorosa. São os encontros às escuras; a secretária e o patrão que têm uma relação de amor em que só não casam, não transam; o casal que vai separar, vai experimentar a solidão, mas não consegue; e por fim a noiva que está casando pela 3ª vez, e dá tudo errado. É uma lente de aumento, uma sátira dessas situações - conta Ernesto Piccolo.


Quando: até 18 de dezembro

Horários: sextas e sábados às 21h, domingo às 18h

Onde: Teatro Raul Cortez - Fecomercio - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista

Ingressos: R$120 E R$60 (meia); ingresso popular (10% capacidade) R$50 e R$25 (meia) - www.sympla.com.br


13. Pagú - Até Onde Chega Sonda


Um manuscrito, ainda inédito, deixado pela escritora, poeta, feminista, desenhista, jornalista e militante Patrícia Rehder Galvão (1910-1962) é o ponto de partida para Pagú - Até Onde Chega a Sonda. O espetáculo tem direção de Elias Andreato e atuação de Martha Nowill - que também assina o texto.


Quando: até 16/12 (09 e 16/12, sessão também às 17h30)

Horários: de terça a sexta-feira, às 20h30, de 01 a 16/12

Onde: Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93, Pompeia



EVENTOS GASTRONÔMICOS


  1. Festival de Torresmo, Cerveja e Baião de Dois

Em clima de Copa do Mundo, o Memorial da América Latina recebe nos dias 3 e 4 de dezembro um festival brasileiríssimo de Torresmo, Cerveja e Baião de Dois. A entrada é gratuita e a programação conta com shows, diversas opções gastronômicas e diversão para toda a família.brasil

Quando: 3 e 4 de dezembro

Horário: das 11h às 21h

Onde: Memorial da América Latina - Avenida Mario de Andrade, 664


2. Copa na Casa dos Chefes


Restaurante Così realiza evento inédito para a Copa do Mundo com grandes nomes da gastronomia


De 20/11 a 18/12, o restaurante Così, comandado pelo empresário Leonardo Recalde e o chef de cozinha Renato Carioni, apresenta o evento COPA NA CASA DOS CHEFS! Durante os jogos da Copa do Mundo o restaurante oferece em seu deck e no salão principal interno toda infraestrutura para assistir aos jogos da Copa e, para acompanhar na torcida, dois menus (um para os jogos das 12h e outro para o das 16h), assinados por um time de chefs premiados: Luiz Filipe (Evvai), Tássia Magalhães (Nelita), Renato Carioni (Così), Paulo Yoller (Meats) e Brenno Floriano (San Lorenzo Gelateria).


Em todo o período da Copa, nos jogos do horário do almoço (12h) é oferecido um menu com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa a R$98 (por pessoa) e, para os jogos das 16h, os chefs elaboraram 4 diferentes petiscos e 1 sorvete a R$78(por pessoa). Todas as bebidas são cobradas a parte.



Menu do Almoço (12h) (R$98 por pessoa)


Entrada (escolher uma)


Fritelle de peixe com maionese de açafrão e salada de rúcula (Renato Carioni)


File de Sardinha marinado, Maionese de Alcaparras, Maça e Azeitonas, finalizado com alcaparra frita (Tássia Magalhães)


Prato Principal (escolher um)


Anellini Siciliani, ragout de linguiça, lagosta fresca e burrata (chef Luiz Filipe)


Fraldinha ao creme de espinafre cítrico, legumes e purê de batata com folhas de mostarda(chef Paulo Yoller)


Sobremesa


Gelato San Lorenzo ou Yogurt e Amarena Fabbri (chef Brenno Floriano)


Menu Petiscos às 16h (R$78 por pessoa/ 4 petiscos e 1 sorvete)



Chef Renato Carioni: Crostino de cabra com zenzero candito Fabbri

Chef Luiz Filipe: Pão de queijo, catupiry defumado e alho poró crocante

Chef Tássia Magalhães: Empadinha de Cogumelos - Cogumelos Brunoise, Creme de Funghi e Telha de Batata

Chef Paulo Yoller: Duo de burgers - Mini Hooligan (brioche de mandioquinha, burger de 90g, cheddar brasileiro, picles de pepino, bacon e maionese de raíz forte) e Mini Xissa (brioche de mandioquinha, burger de 90g, cheddar brasileiro, alface fininho, tomates fininho e maionese verde Meats)

Chef Brenno Yoller: Gelato San Lorenzo ou Yogurt e Amarena Fabbri


3. NP Art Beneficente - Arte e Gastronomia 2022


O bairro de Pinheiros terá feira beneficente de comida e arte japonesa até o final do ano. A iniciativa pretende promover a arte e a cultura oriental.


A feira conta com 12 barracas de comidas e alimentos de diversas instituições, além de exposição com obras de artistas nipo-brasileiros e brasileiros como: Yugo Mabe, Roberto Okinaka, Yugo Mabe Filho, Flavia Sakai e Anderson Couto, Manabu Mabe, Tomie Othake, Wakabayashi, Fukushima, Kimi Nii e Tanessa Kuguimiya.


Quando: até 18 de dezembro

Horários: sábados e domingos, das 13h às 20h

Onde: Sede Social do NEB Piratininga – Rua Valério de Carvalho, 63

Ingresso: gratuito


EVENTOS GERAIS


  1. Cine na Praça


Cinema ao ar livre


Quando: todas as quintas do mês, às 19h

Onde: Parque do Povo - Av. Henrique Chamma, 420

Ingresso: gratuito


2. Festival de Cinema Italiano


O Festival de Cinema Italiano traz para o Brasil 17 filmes inéditos, produzidos em 2021 e 2022, com diversas temáticas contadas através da comédia, romance e drama. Filmes baseados em histórias reais, filmes baseados em livros, dirigidos por diretores italianos muito famosos, como Mario Martone, Sergio Rubini, Gabriele Salvatores, Roberto Faenza, Paolo Virzì e Francesca Archibugi. No elenco desses novíssimos filmes italianos, há muitos atores italianos amados pelo público, como por exemplo, Pierfrancesco Favino, Stefania Sandrelli, Riccardo Scamarcio e Silvio Orlando.


Quando: de 4 de novembro a 4 de dezembro

Onde: Em diversas salas de cinema de SP, checar a programação.


3. Satyricine Bijou


Festival apresenta mostra competitiva com 25 filmes entre longas e curtas-metragens nacionais e mostra de filmes vencedores de importantes festivais como Gramado, Mostra Internacional de São Paulo, Festival do Rio, Festival de Brasilia, Mix Brasil, Festival de Vitória.


Haverá ainda a mostra Ney Matogrosso, que homenageia o artista com a exibição de três filmes em que ele atuou. A cerimônia de premiação, no dia 10 de dezembro, contará com a presença de Ney.


Quando: de 1º a 11 de dezembro

Onde: Cine Satyros Bijou, Praça Roosevelt

Ingresso: programação totalmente gratuita



FEIRAS E FESTIVAIS CULTURAIS


  1. Feira Jardim Secreto


1a edição de dezembro:

Quando: 10 e 11 de dezembro

Horário: 10h às 19h

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207


2a edição de dezembro:

Quando: 17 de dezembro

Horário: À confirmar

Onde: À confirmar


2. Feira do Bem


Quando: 3 e 4 de dezembro

Horário: 10h às 19h

Onde: Praça Cidade de Milão - Avenida República do Líbano x Diogo Jacome - Próximo ao Portão 7 da entrada do Parque Ibirapuera.


3. Feira Mixtura Criativa


Quando: 11 de dezembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Rua Áurea, 250, Vila Mariana



4. Fair & Sale


Quando: 10 e 11 de dezembro

Horário: 10h às 18h

Onde: Praça Cidade de Milão - Avenida República do Líbano x Diogo Jacome - Próximo ao Portão 7 da entrada do Parque Ibirapuera.



NATAL


  1. A Christmas Carol - Musical


O musical natalino A Christmas Carol, inspirado no clássico do escritor inglês Charles Dickens (1812-1870), estreia no dia 10 de dezembro, no Teatro Santander. A versão brasileira tem texto de Daniela Cury, direção de Fernanda Chamma e direção musical de Catarina Marcato e Vinícius Loyola.

A trama acompanha Ebenezer Scrooge, um homem avarento e amargurado que abomina o Natal. Ele trabalha em um escritório em Londres com Bob Cratchit, um pobre - mas feliz - empregado, pai de quatro filhos – incluindo seu frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.

Na véspera do Natal, Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio, Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz já que não foi bom nem generoso em vida, mas que o amigo ainda tem uma chance de se salvar. Para isso, ele receberá a visita de três espíritos naquela noite.


Quando: 10, 11, 16, 17 e 18 /12/2022

Horários: Sextas-feiras, às 19h; Sábados e Domingos, às 18h.

Onde: Teatro Santander – Complexo JK Iguatemi - Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi

2. Árvore de Natal de SP


A árvore de 52 metros de altura era montada no Ibirapuera desde 2002 e já chegou a alcançar 70 metros em 2008 e 2009.


Nesse natal, a árvore de 52m foi instalada no Parque Villa Lobos e as visitas são feitas aos finais de semena, até o dia 18/12.


Onde: Parque Villa Lobos - Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros.

Horários: Sábado e domindo, das 15h às 21h.

Quando: Até 18/12

Ingresso: Grátis



Decoração de Natal feita artesanalmente em papel pelo artista Tico Volpato. Foram usados 500kg de papel que serão reciclados posteriormente.


Há também um tobogã de 10m de altura e oficinas no Parque de Natal.


Onde: Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista



Natal Iluminado com cenários instagramáveis e a presença do Papai Noel .


A Árvore Solidária arrecadará brinquedos para as crianças do Instituto Cruz de Malta no piso Moema, até dia 11 de dezembro, das 12h às 20h.


Onde: Av. Ibirapuera, 3103, Indianópolis



O shopping contará com decorações com luzes até 8 de janeiro e promoverá um piquenique de natal dia 3/12, 14h às 18h.


6. Ártico Pocket Natal SP 2022


São 200 m² de neve em uma temperatura de menos de 20 graus abaixo de zero em que as crianças poderão brincar em escorregas, iglus e bonecos de neve.


Onde: Parque Ibirapuera. - Av. Pedro Álvares Cabral. Próximo ao Pavilhão das Culturas Brasileiras

Quando: de 10 de dezembro a 5 de fevereiro

Horários: Segunda à Sexta das 14h às 21h

Sábado e Domingo das 9h às 21h

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page