Você já foi ao Beco do Batman?
Apesar do Beco do Batman ser considerado um passeio super clichê aqui em São Paulo, achamos importante ter um post dele aqui no nosso site para os nossos seguidores que ainda não foram lá e para aqueles que não moram em SP. Além disso, 2021 foi um marco para o Beco, ele recebeu novos desenhos extremamente coloridos após alguns meses de protesto.
O Beco do Batman é um museu a céu aberto em SP e é parada obrigatória para os amantes de grafites. Teve uma época, creio que em 2012/2013, que a moda era tirar foto com grafite (quem lembra?), então era um local super procurado para aqueles que queriam aderir à moda e atualizar suas fotos de redes sociais. Ainda assim, o Beco do Batman é um paraíso para amantes de arte urbana na Vila Madalena, com artistas super incríveis.
Por volta de 1975, o Beco era conhecido como larguinho do futebol, onde as crianças iam jogar bola durante o dia.
Alguns boatos dizem que o Beco do Batman mesmo, começou a ser pintado em 1980, quando um Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do Beco. Desde então, as paredes passaram a ser preenchidas por diversos artistas e o Beco, antes abandonado, passou por reformas e revitalização até chegar ao que conhecemos hoje.
O Beco já chegou a ser pintado todo de preto em 2020 em protesto e luto à morte de Nego Vila (Wellington Copido Berrari), artista e produtor cultural que foi morto com um tiro no tórax efetuado por um policial que estava de folga.
O Beco já contou com artes de: Alex Vallauri, Grupo Tupinãoda, Binho Ribeiro entre outros. Hoje em dia, um grupo de artistas cuida do Beco e procura mudar os grafites constantemente, para que assim, sempre que formos ao Beco, vejamos novos artistas e novos desenhos.
Segurança: O Beco já foi um lugar muito perigoso em São Paulo e ponto de venda de drogas. Mas após as revitalizações, isso mudou. A única coisa é que, assim como todo lugar em São Paulo, é necessário prestar bastante atenção lá e evitar usar objetos de muito valor. Para tirar as fotos, tiramos o telefone rapidinho da bolsa e depois já guardamos.
Estacionamento: não há estacionamento no Beco e a entrada de carros é proibida. Sugerimos que parem na própria Rua Medeiros de Albuquerque, antes da entrada no Beco.
Vale super a pena a visita e sempre adoramos ir lá!
Tem diversas opções de restaurantes e passeios para fazer no beco. Uma das nossas sugestões é conhecer a Avoca Toast, primeira casa de São Paulo dedicada à Avocado.
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154, Vila Madalena.
Aberto 24 horas
Comments